terça-feira, 8 de novembro de 2016

Água no feijão, que estou voltando!

Depois de alguns anos sem escrever, estarei de volta a este espaço de idéias. 
Diferente do que já fiz, quando compartilhava textos e notícias, desta vez preferi escrever comentários, sobre diversos assuntos e filosofar sobre outros tantos. 
Ainda não defini qual será o meu ritmo e quantas postagens farei por dia ou por semana, mas vou, devagar, devagarinho, em doses homeopáticas, retomando meu espaço.
Espero que curtam essa nova fase.
Abraços!

terça-feira, 14 de julho de 2015

O gado do vento, um capítulo marcante na história de Campos dos Goytacazes-RJ


Campos dos Goytacazes localizada ao norte do estado do Rio de Janeiro é um dos maiores municípios do estado. Atualmente historiadores e pesquisadores e historiadores, debatem sobre a verdadeira idade desta cidade. Enquanto alguns firmam sua data quando a cidade tomou ares de Vila em 1828, outros preferem ir mais além e dizer que a cidade nasceu junto com a criação ou posse da capitania hereditária de São Tomé ocorrida poucos anos depois da descoberta do Brasil em 1500. Rica culturalmente pela importância que teve para a economia nacional em face da indústria canavieira que perdura até hoje, Campos é uma cidade marcada por lutas, heróis e heroínas.
De acordo com o escritor Júlio Feydit, em sua obra “Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes”, houve um período na história, em que os agricultores e pecuaristas travaram uma batalha com os Assecas que tentaram esbulhar a cidade impondo impostos sobre diversos aspectos da cultura local.
Os Assecas eram descendentes de Salvador Corrêa de Sá e Benevides, Governador Geral do Estado do Rio de Janeiro, e um dos Sete Capitães, que colonizaram esta planície. Os Sete Capitães tomaram da conta da planície após a desistência do donatário Pero de Góis, que deveria colonizar a capitania herdada do Rei de Portugal, D. Manuel.
Ao conhecer João Ribeiro de Almeida, natural de Água Preta, São João da Barra, este em seu relato além de mostrar sua arte de fazer relatos da vida através de versos, também revela que até seu tempo de juventude o gado na planície vivia ao vento, tendo a sua disposição, pastos verdejantes e a liberdade de caminhar por tantas terras sem que houvesse cercas de arame farpado que delimitam os sítios e fazendas atualmente.
“(...) porque nessa época era tudo aberto não tinha cerca não, botava os animais para lá e largavam. Se parasse ali bem, se não parasse, saía andando, ia embora toda vida. Porque não tinha cerca. Depois que fizeram cerca, taparam tudo, mas antes era tudo aberto (...)”.
Dessa história, o campista como ninguém sabe que Benta Pereira, fazendeira e que possuía inúmeras cabeças de gado tomou as dores do povo e dos fazendeiros em ato de bravura prendeu os vereadores da Câmara Municipal que votaram a favor da aplicação dos impostos do gado do vento.

A bravura de Benta Pereira está eternizada nesta planície, pois no brasão da cidade criado quando da elevação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes em cidade, estampou-se a seguinte frase: “aqui até as mulheres, lutam por seus direitos”. 

Entidades querem mudar conteúdo de PL que homenageava ex-governador paulista

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos – Acic, Amaro Ribeiro Gomes, recebeu na manhã desta quarta-feira (08) o governador distrital do Rotary Club – Distrito 4750, Américo Xavier Maia Neto. Na pauta da reunião, o governador apresentou um projeto que prestigia o campista e ex-presidente da República e do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Procópio Peçanha, como nome para batizar a Rodovia BR-101 que corta a cidade de Campos dos Goytacazes. Este projeto criado pelo Rotary Clube – Distrito 4750 contraria disposição do PL 4194/2001, que sugere batizar a BR-101 com o nome do ex-governador de São Paulo, Mário Covas.
“Não vejo motivo para que a Rodovia BR-101 tenha o nome de Mário Covas. Ele foi governador de São Paulo, que façam homenagem para ele, lá em São Paulo. Porque a idéia de homenagear Nilo Peçanha, a Acic abraça de corpo e alma” esclarece Gomes.
O Governador do Rotary Clube – Distrito 4750, Américo Maia, é enfático ao afirmar que Campos dos Goytacazes e o Estado do Rio de Janeiro, devem muito ao ex-presidente, pelos relevantes serviços prestados por Nilo Peçanha à terra goitacá e fluminense.
“Eu considero Mário Covas um excelente governador em São Paulo, é um nome de expressão nacional, como senador brasileiro, mas nós temos de prestigiar a prata da casa, e Nilo Peçanha é campista e fluminense. Vamos substituir sim, porque nada mais justo do que prestigiarmos Nilo Peçanha que sempre ajudou o interior do Estado do Rio de Janeiro” acrescenta o governador.

Nilo Peçanha – Foi o primeiro campista presidente da República e foi ainda o primeiro campista a ocupar a presidência do antigo Estado do Rio de Janeiro, numa posição que atualmente é ocupada pelo Governador do Estado. Formado em Direito pelas faculdades de Direito de São Paulo e do Recife, Nilo Procópio Peçanha, participou das campanhas abolicionistas e republicanas. Foi eleito para a Assembléia Constituinte em 1890. Em 1903, foi eleito senador e presidente do Estado do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo até 1906, quando foi eleito vice-presidente. Com a morte do presidente da República Afonso Pena, em 1909, assumiu a presidência da República. Seu governo foi marcado por agitação política em razão de divergências com Pinheiro Machado, líder do Partido Republicano Conservador. Entre as inúmeras que marcaram seu governo, Nilo Peçanha criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, o Serviço de Proteção aos Índios, e inaugurou o ensino técnico no Brasil.

Retornou ao Senado em 1912, e dois anos depois foi novamente eleito presidente do Estado do Rio de Janeiro. Em 1917, assumiu o Ministério das Relações Exteriores e em 1918, foi eleito senador federal. Veio a falecer em 1924, quando já estava afastado da vida política. 

Cruzeiro do Pontal conta histórias fantásticas às margens da Lagoa Feia

Ao percorrer a Baixada Campista em direção à Ponta Grossa dos Fidalgos, antiga colônia de pesca situada no estuário da Lagoa Feia, o turista fica surpreso e curioso de ver àquela cruz tosca, feita de madeira de lei, à margem da estrada – marcando a história da região.
Tudo por ali tem ares misteriosos como se antigos fantasmas procurassem chamar a atenção dos viajantes pela necessidade de contar os casos e se redimir dos crimes praticados contra a negritude, numa época em que os barões praticavam injustiças com o respaldo do poder.
Ninguém no lugarejo sabe precisar, ao certo, quando aquela cruz foi erguida e por que motivo. A cruz deu nome à fazenda Cruzeiro do Pontal. O campeiro, Paulo Jorge de Souza Fernandes, 54 anos, nascido e criado naquela região no complexo da Lagoa Feia, diz: “ouvi muitas histórias de meu pai, que as tinha ouvido de meu avô. Tudo teria começado no tempo da escravidão”.
Esses fatos podem ter ocorrido há pelo menos 160 anos. O lugar teria sido um cemitério de escravos, uma vez que muitos chegavam mortos à região, de forma clandestina, fugindo do fisco, através da Barra do Furado, entrando pelo Canal das Flechas.
“Ouvi dizer também, que a cruz foi erguida pelos fiéis como lembrança da morte de um tropeiro jogado ao chão numa poça de sangue, após ter sido chifrado por um boi, em estado furioso”, relata o campeiro.
Fernandes informa que o antigo dono da fazenda foi Luiz Alberto de Miranda Barros, que faleceu aos 80 anos, e contava estas histórias. O herdeiro da fazenda, Carlos Eduardo Barros Braga Neto, chegou a dizer que já assistiu muitas missas por ocasião cíclica das moagens e que os casos existem desde a época do Barão de São José seu parente mais famoso.
Além de misterioso, o Cruzeiro do Pontal enfeita uma paisagem próxima de uma estrada de servidão que entra pelos alagados em busca da Lagoa nas confluências de Carães. Por ali há plantas exóticas, piaçocas, jaçanãs e cânticos de papa-capins, pica-paus e quero-queros.
Finda a visita mesmo depois da curva do asfalto, a cruz do pontal ainda estava na paisagem. Para ouvidos mais sensíveis, o sibilar do vento nordeste nos galhos das árvores e os ruídos normais da fauna das paragens, à distância pareciam entoar uma música, misto de lamentos e tambores africanos, em sinal de gratidão.
O Barão de São José - Apesar de falecido em 1878, a figura do barão ainda é lembrada por famílias mais antigas, mostrando que a memória histórica ainda está viva por ali passando de geração para geração, desafiando quem possa, e tenha disposição de transformar a oralidade em nítido letramento, legando ao porvir “causos” realmente importantes para integrar, mais fortemente, a Baixada na História do Brasil.

Em meio ao silêncio dos aceiros, sempre apinhados de pássaros cantores, aquele ruído de vento na copa das castanheiras, parece mostrar o barão ali, no ambiente da Baixada, suplicando às divindades por (mais) um avir de permanência.  

A histórica decisão do Campeonato Fluminense de 75


Há 40 anos mais precisamente em maio de 1975, o Americano FC e o EC Sapucaia, protagonizaram um dos capítulos mais importantes da história do futebol de Campos dos Goytacazes-RJ. Ambas equipes disputaram o título de Campeão Fluminense pelo antigo Estado do Rio de Janeiro. O jogo foi disputado no Estádio Ary de Oliveira e Sousa - de propriedade do Goytacaz FC.
O árbitro dessa partida foi Arnaldo César Coelho que ajudou a escrever um capítulo inédito na disputa deste esporte bretão, pois ele encerrou o 1º tempo da partida aos 38 minutos. Sendo alertado primeiro pelas equipes de rádio e posteriormente pelos dirigentes dos dois clubes que foram buscá-lo no vestiário para completar os 7 minutos restantes e regulares de um tempo do futebol.
O jogo foi empolgante do início ao fim, uma vez que o EC Sapucaia barbarizou fazendo o primeiro gol aos 9 min através de Valmir, ao escorar de cabeça um cruzamento sob medida feito por Albérico. Aos 25 min o Sapucaia chegava ao segundo gol, com uma trama bem armada pelo ataque rubro-negro, Betinho autor do gol, entrou rápido pela extrema e tocou no canto direito do goleiro Bodoque. Aos 34 min, o mesmo Valmir marcava um golaço de placa, após fintar o zagueiro Zé Henrique espetacularmente. Ou seja, em menos de 30 minutos, o Sapucaia mostrava que não estava para brincadeira. O reflexo disso tudo se via com nitidez à luz fria do placar do Arizão, que mostrava 3x0 a favor do Sapucaia.
No segundo tempo, o Americano acordou e voltou decidido a mostrar porque ele era o Campeão Campista. Aproveitando-se de duas indecisões da zaga rubro-negra, o Americano marcou duas vezes, aos 4 e aos 5 minutos, através de Messias e Chico, respectivamente.
Mas o Sapucaia é o Sapuca e Joaquinzinho com uma pedrada de fora da área, marcou aos 27 min, após trocar passes com Toninho, Alcir e Betinho, colocando a criança para dormir pela quarta vez no fundo das redes de Bodoque, liquidando de vez com o Americano.
Este jogo que contou com a arbitragem de Arnaldo César Coelho, rendeu aos dois clubes a importância de Cr$ 49.420,00.
O Sapucaia conquistou o título do Campeonato Fluminense de 1975 jogando com Roque; Charuto, Admilson, Folha e Albérico; Amaritinho, Joaquinzinho e Alcir; Betinho, Valmir e Toninho Guerreiro. O Americano entrou em campo com Bodoque; Guaraci, Zé Henrique, Luisinho e Capetinha; Adalberto, Ico e Paulo Roberto; Messias, Tatalo e Chico. Desse jogo também participaram Osvaldo Guariba e Joélio pelo Sapucaia, e Jamil Abud e João Francisco pelo clube do Parque Tamandaré.

O Esporte Clube Sapucaia, cujas cores são o preto e o vermelho, já existia desde 18 de dezembro de 1934. Ostenta os títulos de Campeão do antigo Estado do Rio de Janeiro, a VII Taça Cidade de Campos da Série Industrial em 1968, do Torneio Experimental de Profissionais de 1972. Possui inúmeros troféus tais como: José Carlos Vieira Barbosa (ex-prefeito de Campos); e outros com nomes de personalidades esportivas: Carino Quitete, Mário Seixas, e Edmundo Vaz de Araujo. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A seca em São Paulo


O baixíssimo nível de água do Sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo é um reflexo da ausência de consciência ambiental por parte dos paulistas e do povo de um modo geral

Esta é a primeira vez em meus pouco mais de cinqüenta anos que ouço falar em seca no abastecimento de água da maior cidade brasileira, São Paulo. O baixíssimo nível de água no sistema Cantareira que abastece a cidade de São Paulo apresenta alguns fatores, o primeiro deles que aponto é justamente a falta de consciência ambiental por parte da população, que vira e mexe usa e abusa do direito de desperdiçar água.
Todos os dias, milhares de donas de casa, desperdiçam água, lavando calçadas com água limpa, assim como proprietários de automóveis que também fazem o mesmo para limpar seus veículos, fora outros detalhes de desperdício de água em volumes gigantescos.
Mesmo com aulas sobre cuidados ambientais nas escolas ainda assim crianças e até mesmo seus pais, desperdiçam água em banhos excessivamente demorados, ou até mesmo na hora de lavar o rosto ao acordar. Todas essas atitudes em um mês ocasionam um volume de desperdício de água que poderia ser aproveitado da melhor forma.
Outro ponto a ser apontado e que demonstra a falta de cuidados e zelo por parte da população em relação ao desperdício de água é quando uma bomba que transporta água para o abastecimento estoura no meio do caminho e ninguém, mas nenhum cidadão é capaz de ligar para a empresa fornecedora de água para divulgar e informar sobre o vazamento de água. Essa situação por si só já demonstra a falta de cidadania dos brasileiros que passam por cima dos problemas logísticos de uma cidade e não tomam providências para ajudar a solucionar esta situação.
Apesar dos noticiários televisivos e radiofônicos alertarem a população sobre os cuidados e o compromisso que cada cidadão deve ter para economizar água, ainda assim a população se compraz em desperdiçar esse líquido tão precioso.
Por outro lado há agricultores que valorizam a água que recebem em seus canos e os reutilizam ou reaproveitam da melhor forma para dar de beber para os animais e regar as verduras e hortaliças todas às manhãs.
Em São Paulo há hospitais que também utilizam métodos inteligentes de captação e distribuição de água dentro do próprio hospital – isso foi publicado há mais de 30 anos em uma reportagem de um jornal de âmbito nacional.
Já os agricultores são os únicos que vem utilizando de forma consciente a água que recebem para dar de beber aos animais e reaproveitar essa mesma água que sobra para irrigar as verduras e hortaliças.
O nordeste brasileiro vive há mais de meio século com escassez de água para irrigar a lavoura e sustentar as famílias que vivem no sertão nordestino, mas mesmo assim, ninguém morreu ou morre por isso. O único inconveniente da seca no nordeste do País é o fato de que o Nordeste não contribuiu de forma igualitária com outras regiões na economia do país.
Seja como for o brasileiro ainda levará muitos anos para aprender a utilizar a água de forma consciente e contribuir para o abastecimento e economia de água.
Ironicamente, parece que os deuses estão castigando a cidade de São Paulo, depois de verem tantas demonstrações preconceituosas contra os nordestinos, nas redes sociais e após o resultado das eleições presidenciais no Brasil.

Resta um alento para o povo de São Paulo, o fato de que pela posição geográfica e pelo excesso de edifícios na maior metrópole brasileira, o calor fará com que as chuvas caiam torrencialmente e voltem a cair sobre os rios e estes encham o reservatório de água da maior cidade brasileira.

A virada do Atlético Mineiro vira mais uma vez e conquista vaga na final

Galo vingador ataca mosqueteiro e urubu e conquista vaga para final da Copa do Brasil



A noite de quarta-feira, 5 de novembro de 2014, certamente será inesquecível para os torcedores do Clube Atlético Mineiro, em Minas Gerais, tudo porque depois de tanto tempo conseguiram a proeza de derrotar o Clube de Regatas Flamengo em uma semifinal emocionante no Mineirão.
Na semana anterior o Flamengo havia conquistado uma importante vitória por 2x0 no Maracanã, Rio de Janeiro, e foi para Minas Gerais com praticamente um pé na final da Copa do Brasil, mas não contava com um fato, o de que o galo mineiro iria repetir a dose de uma atuação fantástica contra o Sport Club Corinthians Paulista quando também havia conseguido virar o placar da partida e seguir em frente na Copa do Brasil.
Ontem, contra o Flamengo, o galo não se intimidou, mesmo vencendo no primeiro tempo por 2x1, retornou para o segundo tempo, consciente de que a vitória só dependia dele, e não deu outra, enquanto o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo tentava administrar a vantagem que possuía até aquele momento, o Atlético Mineiro partiu para cima e em pouco mais de 4 ou 5 minutos quase ao final da partida conseguiu fazer dois gols que liquidaram as chances do Flamengo.
No outro jogo da noite, válido também pela Copa do Brasil, o Cruzeiro conquistou um empate heróico diante do Santos e conseguiu a vaga para a final do mesmo campeonato. Na primeira partida o Cruzeiro venceu o Santos por 1x0 em Minas.
A disputa caseira entre Atlético Mineiro e Cruzeiro certamente acirrará os ânimos dos exaltados torcedores mineiros. De um lado o Cruzeiro, líder disparado do Campeonato Brasileiro e prestes a conquistar seu quarto título na Copa do Brasil e conquistar ainda tríplice coroa, por ter conquistado o campeonato mineiro e do outro lado um Atlético Mineiro com sede de vingança e louco para conquistar um feito em cima do seu maior adversário, o Cruzeiro.
Será que o Galo Vingador conseguirá fazer mais uma vitima na Copa do Brasil? Se conseguir esse feito, realmente ele terá conquistado a tríplice coroa de vencer seus três últimos adversários de virada. É esperar para ver.

P.S. - Este texto seria publicado no site Blasting News, mas como eles censuraram o texto e outros artigos que escrevi aproveito, um pouco tardiamente para publicar essa história aqui.

Mudanças


Sou meio cigano, vivo mudando daqui para ali, de lá para cá, e face há alguns contratos sou obrigado a retornar a locais por onde já andei e morei.
O tempo também colabora para que novas idéias surjam e novos desafios venham a acontecer.
Durante um bom tempo, publiquei aqui neste blog notícias sobre a cidade de Campos dos Goytacazes, no entanto, a única coisa que me dá orgulho é o fato de que muitos leitores e até mesmo colegas jornalistas viam neste blog uma fonte de informação.
Mas o que me valeu tudo isso? Nada, uma vez que não era compreendido por alguns que me criticavam pelas costas, mas utilizavam as informações postadas neste blog para servirem de pauta por onde trabalhavam.
Coisas da vida. Parasitas sem cérebro.
Hoje a situação é completamente diferente.
Estou em outro lugar, onde vivo e respiro melhor, sem ranços, sem medo, mas com coragem para enfrentar a vida e viver com dignidade.
Este blog estava parado, sem publicações, e face a alguns desapontamentos resolvi reativá-lo com o intuito de publicar aqui meus comentários sobre a situação no Brasil, no mundo, e, principalmente no estado do Espírito Santo.
Além desse blog estou viabilizando outro, onde farei sinopses, críticas e comentários sobre cinema, livros e vídeos de fatos que vi ao longo desse tempo.
Espero que curtam essa nova fase!

Abraços....

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Prefeitura revitaliza centro histórico com “monstrengo” no Cha Cha Cha




Ao querer revitalizar o centro histórico de Campos dos Goytacazes, a PMCG, recebeu os devidos aplausos dos historiadores e também da classe empresarial, aficcionados pela preservação histórica do município.
Entretanto, passados alguns meses do início das obras no famoso “Cha Cha Cha”, localizado na antiga Praça Prudente de Morais, a PMCG resolveu criar um “monstrengo” que jamais existiu no local e dessa forma, desvirtuou o projeto original que seria tão somente o de recriar a antiga praça, mas também o de preservar o antigo prédio existente até hoje, e que até a bem pouco tempo, era utilizado como bar. 






quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Monumentos campistas é tema de palestra no Rotary Clube Campos Goitacazes



Noite de quarta-feira, 29 de agosto, e meu amigo Vilmar Rangel, palestrando para os companheiros do Rotary Clube Campos Goitacazes. Vilmar falou sobre a importância histórica e de preservação dos monumentos campistas como uma referência da cultura campista. Ele abrilhantou a noite mostrando também a mudança que o Lions Clube de Campos, conquistou ao mudar o endereço do busto de Benedito Pereira Nunes, de uma praça localizada na Avenida 28 de Março, para a sede da Faculdade da Medicina de Campos.

sábado, 25 de agosto de 2012

Como evitar “spams” e mensagens indesejadas


Cansado de receber “spams” em meu endereço eletrônico resolvi entrar em contato com o provedor solicitando e oferecendo algumas sugestões para coibir o recebimento de tanto lixo.
Não obstante, uma empresa de aviação muito conhecida, já estava me enchendo a paciência, oferecendo descontos e milhas de viagem. Para ela, resolvi fazer melhor, enviei uma carta ao presidente da empresa, dizendo que a empresa dele era por demais conhecida e não precisava utilizar esse artifício de contratar um servidor que dispara e-mails a torto e à direito. Disse mais, que o excesso de e-mails ao invés de beneficiar e fortalecer a imagem da empresa, só estava destruindo, uma vez que, e-mails demais, também, enche a paciência. Resultado: parece que atenderam minha solicitação e perceberam a grande mancada que estavam cometendo.
Para minha surpresa, hoje, sábado, 25 de agosto, recebi uma resposta do meu provedor, com algumas dicas valiosas sobre como evitar “spams”.
São essas dicas que repasso a todos. Como a mensagem era pessoal, dou-me o direito de ocultar determinados detalhes da mensagem.

Olá Paulo,
Muito obrigado por entrar em contato com o (...).
Se você estiver tendo dificuldades para bloquear um determinado endereço ao usar o link "Bloquear endereço", provavelmente isso ocorre porque o endereço que você está tentando bloquear é forjado.
Às vezes, as pessoas usavam endereços forjados para que uma mensagem pareça vir de uma outra conta que não a verdadeira. Isto é particularmente comum em mensagens recebidas de fontes desconhecidas e indesejadas.
Infelizmente, não é possível bloquear endereços forjados. Entretanto, você ainda pode usar o recurso "Filtros" para enviar mensagens desses endereços diretamente para sua pasta "Lixeira."
Note que o uso de filtros para evitar mensagens não desejadas não evita realmente que elas sejam recebidas. O correio chegará em sua conta e aparecerá como mensagem não lida em sua pasta "Lixeira" e será excluído na próxima vez em que sua pasta "Lixeira" for esvaziada.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA EVITAR SPAM:

- Recomendamos ainda que você *jamais* responda a uma mensagem não solicitada ou spam. Para as pessoas que enviam spam, um "acerto" entre milhares de mensagens enviadas é suficiente para justificar a prática.
- Nunca responda às instruções de mensagens de spam que pedem para responder com a palavra "remover". Este é um meio de obter sua reação à mensagem - ele alerta o remetente de que alguém está em seu endereço, o que aumenta muito seu valor. Se você responder, seu endereço poderá ser colocado em mais listas, resultando em mais spams.
- Nunca se inscreva em sites que prometem remover seu nome das listas de spam. Embora alguns destes sites sejam verdadeiros, na maioria das vezes são coletores de endereços. O primeiro tipo de site é ignorado (ou utilizado) pelos criadores de spam, o segundo pertence a eles - em ambos os casos seu endereço é registrado e altamente valorizado, pois você acabou de identificá-lo como ativo.
- Se precisar fornecer seu endereço de email em algum formulário da Web, faça isso por extenso. Por exemplo, em vez de escrever "seunome@seuprovedor.com.br" escreva: "seunome arroba seuprovedor ponto com ponto br". Isso "engana" os mecanismos de captação de endereços de email que os spammers costumam utilizar.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hoje eu vi o Cristo Crucificado



Há muito tempo atrás, quando passava pela Avenida Alberto Torres, deparei-me com um resto de árvore em frente a uma casa próxima a um grande supermercado e ao SESC. A primeira impressão que tive foi de ver uma mulher espreguiçando-se, ou podemos dizer também de uma ginasta ou nadadora olímpica fazendo um alongamento e preparando-se para mergulhar em uma piscina.


Mas hoje, quinta-feira, 16 de agosto de 2012, ao ir até as proximidades dessa residência, não pude furtar-me a resolver fotografar essa mesma árvore. Como não havia tido tempo para atravessar a avenida para o outro lado da calçada para fotografar a árvore, continuei minha caminhada pelo mesmo lado do calçada, e para minha surpresa constatei que a imagem vista pelo mesmo lado da calçada remetia-me a imagem do Cristo Crucificado.
Só posso terminar esse texto, dizendo apenas: “coisas da natureza”.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dia dos Pais é comemorado em reunião festiva




Dois dias após o segundo domingo de agosto, quando o Brasil inteiro comemorou o Dia dos Pais, a reunião desta terça-feira, 14 de agosto de 2012, foi marcada pela descontração, emoção e acima de tudo pelo companheirismo, que é a marca do Rotary.
O casal-presidente do Rotary Clube Campos São Salvador, Claudinier Neves e Maria Cândida, com a cumplicidade de Verônica, homenagearam o companheiro Gerardo Ferreira, que emocionado, além de comemorar o Dia dos Pais, ainda brindou os presentes com uma boa notícia de âmbito profissional.
O salão do clube não cabia de tanta alegria e felicidade por uma data festiva, pois além dos casais rotários alguns filhos e netos e netas de rotarianos também participaram dessa reunião festiva. Ao final, o presidente do clube, Claudinier Neves, ainda homenageou o presidente da gestão anterior, Ricardo Cruz, por ter completado mais uma data natalícia no dia 11 de agosto. 


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Marco da Avenida Alberto Lamego é destruído por empreiteira

Restos do marco que existia aqui (foto em 07/08/2012, às 6h)


A grande obra da atual prefeita do município e candidata a um novo pleito, Rosinha Garotinho, é sem sombra de dúvidas destruir todo e qualquer marco de obra efetuado por governantes anteriores à ela.
O fato foi constatado essa manhã, (7/08/2012) por volta das 6h, quando ao fazer fotos das obras da citada rua, deparei-me com a ausência de um marco no início da Avenida Alberto Lamego.
O marco por sinal não possuía (como podem ver), nome do ex-prefeito, mas ressaltava o fato de que a mesma havia sido feito em convênio com um órgão estadual.
É bem verdade que a mesma estava pixada por vândalos, mas acredito que isso poderia ter sido resolvido de outra forma. Mas destruir um marco?
Curiosamente esse mesmo marco havia sido fotografado por este jornalista no dia 25/07/2011, ou seja, pouco mais de um ano atrás.
Convenhamos que não é uma atitude inteligente dos empregados de uma empresa que está fazendo obras no local, muito menos da gestora pública que por enquanto ainda administra a cidade.
Resta saber se o povo, ainda quer votar em quem usa da “vingança” como forma de administrar uma cidade.
É esperar para ver!
Paulo de A. Ourives
Jornalista

Foto do marco em 25/07/2011.
Foto do mesmo marco, por detrás e tendo ao fundo a Avenida Alberto Lamego.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

São João da Barra é uma festa!




Certamente que o período eleitoral em qualquer parte do país é algo sui generis, exatamente pelo fato de que os principais candidatos utilizam como marketing, nomes completamente esdruxúlos. Tudo bem que o palhaço Tiririca ganhou notoriedade e hoje é Deputado Federal, em Brasília, mas ele só ganhou exatamente por ser palhaço e por ter utilizado do bom humor para perguntar aos eleitores, o que um deputado federal faz na capital brasileira.
Entretanto, em São João da Barra, terra de Narcisa Amália, a política local é tida como a terra de abelhas e marimbondos.
E é nesse cenário que podemos dizer que o sanjoanense é um felizardo, pois terá de escolher para ocupar algumas das nove cadeiras nada mais, nada menos do que diversos candidatos cujos nomes lembram as localidades envolvidas nesta eleição, como: Alan, Dedé e Rose, todos de  Grussaí; Flavinho e Jonas de Barcelos; Rosângela do Açu; Tião do Porto; Chico da Sincera; Paulinho “coitado” Sem-Terra; e ainda tem gente de fora, como Ditinho Campista; Ceceu Baianinho e Simone França.
Outra característica tanto de Campos dos Goytacazes, como de São João da Barra, é vincular o nome de uma pessoa ao seu parente, como: Hortência filha de Gersinho; Jorginho da Ludi; Margareth da Dalvinha; Marta de Acácio da Federal; Sandra do Guti; Marcos Paulo filho de Buscarré; e ainda têm: Gilmar Pedrinho; Samuel do PV (Partido Verde) e o curioso, “Kaká esse é o nosso irmão”, mas irmão de quem?
Há figuras cujo segundo nome lembram peixes, como: Zezinho Camarão e Davi Peruá.
Há ainda uma curiosa disputa para saber quem é o preferido dos homens e das mulheres como: Guilherme Careca e Maurício Cabeludo.
Tem gente, cujo nome faz referência a situações diferentes como: Chambinho Show, Luan Guerreiro e Azevedo Mania.
Há aqueles que vinculam o local de trabalho ao seu nome como por exemplo: Denissia da Promoção; Gilson Big Bar, Ivana da Guarda, Marília do Pronto Socorro, Neuza das Casinhas Populares, Ricardo Aero-Bar, Prisca e Ronaldo da Saúde e Silvinho do SESC.
Só que o motivo deste texto todo é para divulgar os nomes de candidatos que vinculam o seu trabalho ou o seu comércio ao nome, e é nesse ponto que chamamos a atenção, pois o sanjoanense poderá escolher como vereador, no dia 7 de outubro, candidatos como: Sandro Mota Locutor, Lilico da Verdura, Ana Beatriz Professora, Gugu Eletricista, Meireles Segurança, Elisio Motos, Evaristo “esse é Bom...beiro”, Gersen e Jorginho do Gás, Leleu do Churrasquinho, Luiz do Porco, Marquinho da Farmácia, Silvia Enfermeira, Omero Dentista, Pedrinho da Quitanda, Jânia da Kombi, Vilma do Bar, Cizinho do Cavaco, Aluizio Qualhada, e ainda tem o Luizinho Marreta, já pensou?
E para concluir ainda tem outros candidatos com apelidos bem estranhos como por exemplo: Tino Ticalú, Pioca, Bideu, Merrinho e Maick Lalanga.
Portanto, a sorte está lançada! E de repente o sanjoanense pode colocar na Câmara de Vereadores um time de profissionais ou de comerciantes como os citados acima.
É ver para crer!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Falta de postura na cidade




No início do mês passado, ao iniciar minha caminhada rumo ao centro da cidade, para mais um dia de trabalho, uma placa com nome de logradouro chamou-me a atenção. No cruzamento das ruas Felipe Uébe e Tenente-Coronel Cardoso (rua Formosa), mas pelo lado da primeira, havia uma bela placa na cor verde. Ao chegar mais perto, constatei que na verdade a placa tinha o nome do logradouro errado. O fato é que o logradouro onde a placa estava estampada é a Rua Felipe Uébe, e não Rua Abbot Escobar.
Resolvi então levar minha máquina fotográfica para fazer as fotos do local, e no mesmo dia, 18 de julho, ainda liguei para a Divisão de Posturas do município, para indagar se aquele problema visto e constatado era realmente daquela divisão da PMCG. Como a resposta foi positiva, resolvi então explicar para a funcionária, o que estava acontecendo.
Hoje, passados mais de 15 dias, noto que a placa continua no mesmo lugar, sem que houvesse uma intervenção da Divisão de Posturas para retirá-la, uma vez que ela está no local errado.
A ausência de uma ação da Divisão de Posturas enseja uma série de divagações de problemas que podem ocorrer por causa de uma placa com o nome do logradouro errado. Pois correspondências podem estar sendo entregues de forma equivocada. Visitantes da cidade podem estar confusos (aliás nessa mesma época, tive que ajudar uma pessoa a encontrar o rumo certo).
Mas isso também me fez lembrar de um caso ocorrido em uma cidadezinha americana há mais ou menos 30 anos atrás. Naquela oportunidade um grupo de adolescentes resolveram retirar uma placa de sinalização de um cruzamento, apenas por farra e diversão. O resultado desta ação foi que dias depois um outro grupo de adolescentes morreu tragicamente naquele mesmo cruzamento, pois eles haviam acreditado que estavam seguros e o carro em que estavam foi esmagado por um caminhão de carga, morrendo os três na hora. A polícia ao ser acionada, resolveu não só fazer a ocorrência mas também investigar os fatos, e constatou a ausência de uma placa de sinalização. Investigações daqui e dali, e a polícia então descobriu quem foram os autores da retirada da placa de sinalização que vitimou três adolescentes.
Dias ou semanas depois, os autores da brincadeira, foram julgados. O juiz impiedoso decretou a sentença de ambos em um mínimo de 35 anos, como ambos tinham praticamente idades entre 17 e 20 anos, a pena foi proporcional a idade deles, mas desde que todos eles só deixassem a cadeia com a mesma idade, ou seja, aos 55 anos de idade. A mãe do mais jovem, chorou, esperneou, e pediu clemência ao juiz, pelo fato do seu filho passar toda a juventude preso em uma cadeia. O juiz, diligentemente, perguntou a ela, e quanto as mães dos três jovens, que jamais teriam os filhos para curtir a sua juventude, ela se preocupava? A mãe do autor, então não pode responder, e o juiz implacavelmente bateu o martelo e aplicou mais 20 anos a pena de todos os três autores do crime.
Com isso quero demonstrar que falta aos fiscais de Posturas, postura para agir uma vez que a denúncia do caso em questão foi direta. Liguei para a Divisão e fiz a denúncia.
Certamente por falta de inteligência, justiça e cidadania, os fiscais devem ter achado que não era nada demais ter uma placa com nome de logradouro errado em uma via pública. Isso demonstra que ambos, fiscais de posturas, não tem a menor noção do seu trabalho, e do que devem fiscalizar, pois os erros e problemas de posturas na cidade são alarmantes e eles não resolvem nada, para fazer com que a cidade possa melhorar.
Preferem viver às turras contra um índio que tentava vender sua arte em pleno Boulevard Francisco de Paula Carneiro, e um ou outro querer multar um jovem que transitava carregando  e andando ao lado de sua motoneta pelo Boulevard, enquanto centenas de ciclistas trafegam pela contramão das ruas centrais da cidade e também por esse mesmo Boulevard. Isso sem falar das dezenas de bicicletas que são encontradas estacionadas em locais impróprios pelo Boulevard.
A conclusão que chego, é que não há nos fiscais de posturas, a menor noção de justiça e cidadania, quanto mais da Lei Orgânica do Município.
Tentei ser gentil informando-os do fato, mas acho que eles preferem a vergonha de ver a denúncia estampada no único jornal que não reza pela cartilha da prefeita. 

Vista da Rua Tenente-Coronel Cardoso e Felipe Uébe, pela Rua Abot Escobar.

Cruzamento das ruas Felipe Uébe e Tenente-Coronel Cardoso, a citada placa está sobre a segunda porta do estabelecimento comercial em frente.

Uma visão da placa à esquerda e a Rua Felipe Uébe, tendo ao fundo a Avenida Alberto Lamego.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Proposta proíbe terceirização em concessionárias de serviços públicos


Padre João: STF já disse que a terceirização
da atividade principal é ilegal.

  
O Projeto de Lei 3433/12, do deputado Padre João (PT-MG), proíbe a contração de mão de obra terceirizada pelas concessionárias de serviços públicos. O parlamentar argumenta que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que “a transferência da atividade-fim, ou atividade principal, para uma prestadora de serviços externa é ilegal”.
Nesse caso, segundo o deputado, estabelece-se vínculo empregatício automático entre o trabalhador terceirizado e a empresa tomadora do serviço, exceto quando o trabalho for temporário. “Vale lembrar que, mesmo para desempenho de atividades-meio, a relação de trabalhadores terceirizados com a contratante dos serviços não poderá ser pessoal e nem subordinada diretamente”, acrescenta.
Insegurança
Padre João lembra que, no contexto das privatizações iniciado na década de 1990, o setor elétrico foi o que passou por processo mais intenso de terceirização. Segundo o parlamentar, em 1994, o setor tinha cerca de 183 mil trabalhadores próprios nas empresas concessionárias, e uma década mais tarde, em 2005, o contingente havia sido reduzido para pouco mais de 94 mil.
Além de tornar as relações de trabalho mais precárias, segundo o parlamentar, esse processo também aumenta a insegurança na execução das tarefas. “O estudo Terceirização e Morte no Setor Elétrico, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostra que a incidência de mortes no trabalho para terceirizados chega a ser 4,5 vezes maior que para os trabalhadores próprios”, afirma Padre João.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Arquivo/Brizza Cavalcante
Fonte: Câmara dos Deputados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Passarela é inaugurada em meio à obras do Cha Cha Cha


Vista lateral da Passarela no centro de Campos.



Aos poucos a impressão que se tem é de que o campista vai aprendendo a curtir a vida bem ao estilo carioca de viver. Tanto que em meio às obras de revitalização do Centro Histórico de Campos, a população já inaugurou a “Passarela Grimald FranThescolly”.
A passarela, está localizada em frente à uma das mais tradicionais lojas de sapatos da cidade, e próxima também da obras da futura estação do metrô.
Agora resta saber se a passarela é para transeuntes ou para jovens que queiram se destacar como modelos profissionais nas principais passarelas do mundo.



Passarela

Placa com o nome da Passarela
Início das obras do metrô de Campos...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Resposta a um jornalista "insano"




Sinceramente, acho que o humorista Carlos Alberto de Nóbrega (A Praça é Nossa, SBT) tinha razão quando disse temer pelo que os jornalistas postam na mídia. Pois muitos deles publicam notícias inverídicas sobre pessoas sem ao menos se darem conta do mal que fazem.
Jornalista de verdade, deveria primar pela ética, pelo discernimento moral e pautar-se única e exclusivamente em assuntos pertinentes à melhoria da qualidade de vida do cidadão, como apregoava Hipólito da Costa.
No entanto, um certo "pseudo-jornalista" de Campos, recalcado como ele só, postou inverdades a respeito de um homem que até hoje é considerado uma lenda na imprensa de Campos dos Goytacazes, meu pai, Paulo Ourives.
Custa-me a acreditar que um outro jornalista, blogueiro, que conheceu meu pai, tenha tido a coragem e a falta de senso de postar tal leviandade.
Paulo Ourives, jamais sairia do Rio de Janeiro e do Jornal dos Sports com sua família, para trabalhar em uma cidade estranha, para atacar um político do qual ele não conhecia.
Paulo Ourives, discípulo de Samuel Wainer, Nelson Rodrigues e Mário Filho Rodrigues (homem cujo nome está eternamente grafado na história do futebol brasileiro, pelo Maracanã), sempre soube trabalhar para construir o bem comum, seja no esporte, seja na política.
Tanto é verdade que, o citado ex-prefeito, Zezé Barbosa, de quem o missivista se reporta, concedeu ao melhor jornalista e comentarista esportivo de Campos, em 6 de agosto de 1975, o título de Cidadão Campista, pelos relevantes serviços prestados por meu pai ao desporto local.
Porque se hoje, tanto o Americano Futebol Clube, quanto o Goytacaz Futebol Clube, e o Clube Esportivo Rio Branco, são reconhecidos no Estado do Rio de Janeiro pelos seus feitos, foi porque um dia o jornalista Paulo Ourives, como correspondente do Jornal dos Sports, fez publicar os seus feitos e suas glórias.
Ao contrário do meu pai, que só conquistou amigos e admiradores, tanto em Campos dos Goytacazes, quanto no Rio de Janeiro, Cachoeiro do Itapemirim, Vitória-ES, e Manhuaçu-MG, Roberto Barbosa, é um expert em colecionar inimizades. ~
Independente do fato de que um certo deputado federal tenha me decepcionado pessoalmente, o fato é que RB nutre um ódio mortal e feroz em relação a esse mesmo   deputado.
No entanto, o tal jornalista se equivoca também, quando alega que Zezé Barbosa, jamais ousou ter ódio de seus inimigos.
Quanta ingenuidade!
Uma vez que meu pai, cansou de receber ligações ameaçadoras de morte direcionadas ao atual deputado, na época da Rádio Cidade de Campos, e na Campos Difusora.
Por essas e outras, que apesar de ser jornalista, aproveito minhas manhãs, para fazer como meu pai, e vislumbrar o horizonte. Mas conseguindo enxergar o que os olhos de certos jornalistas campistas não conseguem ver, uma vez que muitos deles estão com a cabeça baixa ou enterradas em algum buraco, como avestruzes.
Tenho dito!
Paulo de A. Ourives

"O que me dá mais medo, é que os jornalistas publicam tudo o que lhes passa na cabeça, e muitas vezes acaba atingindo a vida pessoal de nós artistas. Infelizmente, essas notícias são boatos e acabam tirando até mesmo a nossa privacidade”

NÓBREGA, Carlos Alberto. Crianças Curiosas. Programa Raul Gil. Exibido em 30/04/2011, e pesquisado e encontrado no endereço: http://www.sbt.com.br/raulgil/noticias/?c=7804&t=Carlos+Alberto+de+Nobrega+faz+revelacoes+ineditas+no+quadro+Criancas+Curiosas