segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Baianas servem participantes do Feijoada Nota 10 na Imperatriz Leopoldinense


Quem foi à quadra da Imperatriz Leopoldinense, em Ramos, provar a feijoada da escola foi recebido pela ala das baianas neste domingo. Coube às integrantes mais antigas da escola, junto com alguns representantes da diretoria, a missão de preparar a comida e servi-la ao público e aos jurados do concurso Feijoada Nota Dez, que irá eleger a melhor das tradicionais feijoadas das quadras de escola de samba do Rio. A escola da Zona da Leopoldina foi a segunda candidata do final de semana a apresentar seu tempero ao júri, que nesta tarde contou com a presença do chef Nao Hara, dono de três restaurantes de cozinha oriental e contemporânea, do casal Nick e Janjão, proprietários do Lorenzo Bistrô, além da cantora Teresa Cristina e de Douglas Bartholomeu, Douglas Bartholomeu, representante e diretor de Marketing dos Azeites La Rambla no Brasil, um dos curadores do evento Rio Gastronomia. No sábado, a feijoada da Renascer de Jacarepaguá foi avaliada pelos jurados do evento. A festa deste domingo também teve direito a "canja" da cantora Teresa Cristina, que não resistiu ao ritmo da bateria de Mestre Marcone e subiu ao palco, cantando dois sambas.
Segundo o diretor de Carnaval da Imperatriz, Wagner Araújo, o concurso, que faz parte do evento Rio Gastronomia, está sendo uma ótima oportunidade de a escola retomar a tradição da feijoada, que havia sido suspensa há pouco mais de um ano:
- Sem contar que é a chance de atrairmos para cá o carioca que não tem o hábito de frequentar nossa quadra. Como é um evento diurno, muita gente da Zona Sul que nunca veio a Ramos certamente tomou coragem. Se der certo, queremos voltar a fazer a feijoada - contou Wagner, acrescentando que a feijoada deste domingo foi feita especialmente para o concurso e coincidiu com uma data importante para a escola - Todos dos anos, uma semana antes do início do concurso para escolha de samba, promovemos na quadra uma dia de gravação de todos os sambas concorrentes. Neste dia, sempre servimos um prato para os compositores e para a comunidade e este ano optamos pela feijoada - esclareceu Wagner.
Este é o primeiro final de semana do concurso Feijoada Nota 10 em que jurados vão escolher a melhor feijoada entre as de oito escolas de samba do Grupo Especial, em eventos abertos ao público, com muita música. Além do sabor do prato, os jurados vão avaliar o serviço e o clima do evento, incluindo a música e a animação do público. O vencedor será conhecido numa festa no Circo Voador, marcada para 27 de agosto.
Fonte: Jornal O Globo
Comentário: Apesar da notícia ser estritamente municipal (Rio de Janeiro), ela foi postada de propósito, para mostrar aos carnavalescos de Campos, que eles possuem “n” possibilidades de arrecadarem fundos para os desfiles carnavalescos, como esse da feijoada, da Imperatriz e do Salgueiro (que já publiquei em meu blog e no Orkut). Resta agora eles terem vontade e espírito de união para criar mecanismos e opções para atrair o público para suas quadras ou festas preparatórias para o carnaval. Feijoada dá certo, dá dinheiro, traz retorno, e é disso que os carnavalescos precisam, buscar alternativas de rendimentos financeiros para suas agremiações, e esquecer um pouco as verbas da prefeitura.