quarta-feira, 9 de março de 2011

Windows 8: veja imagens do novo sistema operacional da Microsoft

Rumores sugerem que novidade só será apresentada
em meados deste ano e o lançamento oficial
está previsto para 2012
O site Mashable acaba de divulgar algumas imagens vazadas na internet - do site chinês win7china - do que seria a próxima versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. Segundo informações, o programa promete uma instalação bastante rápida, em apenas oito minutos - 2,5 vezes mais rápido do que o Windows 7.

As pessoas que tiveram acesso à versão contam que ela tem uma melhor capacidade de restauração, graças a um recurso chamado de "Factory Restore" e que permite voltar à versão original do sistema em cerca de dois minutos.
O Windows 8 também permite que o usuário insira uma imagem para seu perfil, a qual servirá como avatar tanto para a conta local como para o Windows Live ID. Este último também compartilhará o mesmo login e senha do sistema operacional.
Ainda não há previsão de data de lançamento, mas, segundo boatos, é possível que uma versão Beta do Windows 8 seja divulgada entre junho e julho de 2011, com um possível lançamento oficial em 2012.





Crescimento no setor da prestação de serviços na região Norte Fluminense

Empresários de Campos que, capitaneados pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campos), estiveram em visita aos canteiros de obras do Porto do Açu, retornaram com outra visão do que é o empreendimento e já vislumbram as oportunidades de negócios. Um dos setores que já oferece oportunidades agora, antes mesmo do início da operação do superporto, é o da prestação de serviços. Transportes de pessoas, de cargas pesadas, de materiais, e o fornecimento de alimentos estão entre as oportunidades de negócios que está em expansão e não se sabe o limite para parar de crescer.

O fenômeno pode se repetir

Fenômeno atingiu os seis municípios
na Região da Serra Fluminense,
deixando um rastro de destruição
e mais de 900 mortos

A chuva que castigou a Região Serrana Fluminense, há pouco mais de um mês, e causou a morte de mais de 990 pessoas foi tão rara que pode levar cerca de 500 anos para ocorrer novamente. A conclusão faz parte de um estudo da Coordenação de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). O documento já foi encaminhado à Presidência da República e esta semana será entregue ao Governo do Rio de Janeiro.
De acordo com o professor Paulo Canedo, especialista em hidrologia da Coppe e responsável pelo levantamento, os estragos observados na região foram consequência de uma combinação de fatores. Ele explicou que primeiro houve uma chuva não muito forte, mas de longa duração, que deixou o solo encharcado e instável. Em seguida, uma chuva frontal, decorrente de uma frente fria, incidiu sobre o Sudeste e particularmente sobre a serra, causando uma série de desastres. Ao mesmo tempo, uma chuva fortíssima atingia alguns pontos localizados, proveniente de uma formação de nuvens chamadas cúmulos-nimbos, que são de grande intensidade. “É a famosa chuva de verão, quando ocorre aquela pancada. O problema é que ela dura no máximo 10, 15 minutos. Na serra, durou quatro horas e meia, o que é absolutamente singular. Ela se formou de maneira estupidamente forte, com nuvens de 14 quilômetros de altura. Conforme ela desabava, ia se formando outra. Foi como se tivessem caído 18 tempestades de verão seguidamente, com um enorme poder de destruição”, informou.
Tragédia poderia ser amenizada – Segundo o especialista da Coppe/UFRJ, o fenômeno teve uma agravante: a formação de barragens naturais nos rios com o material – imenso volume de terra, enormes pedras, árvores, entre outros – que deslizou das encostas e foi arrastado pela tromba d’água. Segundo ele, essa barragem não aguentou o acúmulo da água proveniente da chuva “astronomicamente grande” e se rompeu. “Quando isso acontece, cria-se uma enorme onda de choque com uma força avassaladora. Para se ter ideia, na 2ª Guerra Mundial os países procuravam criar uma onda de choque desse tipo para destruir os inimigos. Eles dinamitavam barragens de concreto armado porque, com isso, a força da água destruía tudo o que estivesse pela frente”, acrescentou.
Paulo Canedo destacou que, diante desse cenário, não seria possível evitar uma tragédia na região. Ele defende, no entanto, que algumas medidas preventivas poderiam ter reduzido o número de vítimas. “Contra um ataque cardíaco fulminante não se tem o que fazer, mas isso não quer dizer que não devamos ter uma vida saudável, porque serve para proteger contra pequenos desvios do coração. Na serra, era necessário haver uma política de ocupação adequada, projetos para amenizar os efeitos de cheias, por exemplo. Não evitaria a catástrofe, mas, em vez de morrerem mil, morreria a metade talvez”, enfatizou.

Acesso à internet pode se tornar direito social garantido pela Constituição

Tramita no Senado uma proposta de emenda à Constituição (PEC 6/11) que quer tornar o acesso à internet um direito social do cidadão brasileiro. O senador Rodrigo Rollemberg, autor da proposição, pretende popularizar o acesso à rede, garantindo que o Estado seja provedor deste direito.
Na justificativa de apresentação da PEC, protocolada nesta quarta (2/03), o senador argumenta que a internet se tornou uma ferramenta importante para a formação pessoal, intelectual e profissional de todos os cidadãos. “A nossa motivação, ao apresentar a PEC, não se cinge a uma mera admiração ingênua relacionada às novas tecnologias de informação e comunicação, mas à óbvia constatação que o acesso a tais tecnologias se torna cada vez mais importante para a formação pessoal, intelectual e profissional de todos os cidadãos”, esclarece.
Para o senador, a iniciativa se faz necessária em função da precariedade do acesso à web para estudantes pobres e moradores de regiões menos desenvolvidas do país. De acordo com o estudo "Lápis, Borracha e Teclado", realizado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz e apresentado por Rollemberg como argumento em favor de sua proposta, há uma grande diferença no que diz respeito ao acesso à internet entre escolas públicas e privadas no país.
Segundo o estudo, no ensino fundamental, 17,2% dos alunos das escolas públicas usam a internet, enquanto que nas escolas particulares o número é de 74,3%. No ensino médio, o percentual de estudantes das escolas públicas com acesso à internet é de 37,3%, contra 83,6% nas escolas privadas.
O levantamento ainda aponta que entre os 10% mais pobres do Brasil na época, apenas 0,6% tinham acesso a computador com acesso à internet, índice que alcançava 56,3% entre os 10% mais ricos.
Na análise por raça constatou-se que apenas 13,3% dos negros tinham acesso à web, realidade presente entre 28,3% dos brasileiros brancos. As disparidades regionais também se reproduzem nessa área. Enquanto o índice de acesso à rede mundial de computadores chegava a 26,6% no Sul,limitava-se a 11,9% no Nordeste.
Rollemberg também destacou que o Brasil ocupa o 69º lugar entre 193 países, em matéria de acesso à Internet, de acordo com dados de 2008 da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Apenas 17,2% de sua população brasileira, na época, estava inserida no mundo virtual, abaixo dos vizinhos Argentina (17,8%), Uruguai (20,6%) e Chile (28,9%).
 “Tal situação, que compromete nosso futuro como nação e reduz drasticamente as oportunidades educacionais, sociais e profissionais dos cidadãos que não têm acesso ao mundo virtual, não pode continuar”, afirma Rollemberg, na apresentação da PEC. “Nosso ainda grave apartheid social não será efetivamente superado se não abolirmos o apartheid digital”, conclui.

Receita alerta contribuintes sobre fraudes pelos Correios e internet

A Receita Federal está preocupada com os falsários que enviam mensagens pelos Correios solicitando ou intimando os contribuintes a regularizarem os dados cadastrais. Os crimes vêm ocorrendo há anos e acontecem sempre no período que antecede a entrega da declaração do Imposto de Renda.
Os falsários que enviam as cartas, segundo a Receita, se passam por servidores da Receita Federal, mas na verdade querem dados do contribuinte, como o número e a senha da conta bancária e de outros documentos.
A Receita alerta que os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site da Receita Federal, por meio do portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita.
Caso não consiga resolver o problema por meio do e-CAC, o contribuinte deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal.
Os contribuines também devem ficar atento às mensagens de correio eletrônico. A Receita Federal informou que não envia e-mail com informações para os contribuintes.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2011.


JORNAL O DIÁRIO
- Chuva não desanima foliões na praia do Farol de São Tomé
- Petroleiro acidentado diz que INSS “agrava seu sofrimento”
- Beija-Flor sacode avenida com o “rei Roberto Carlos”
- Sentença definitiva para Arnaldo Vianna e Campista
- Fenômeno que castigou a serra pode se repetir

JORNAL O GLOBO
- Fora da disputa oficial, Ilha leva o Estandarte de Ouro

JORNAL EXTRA
- O Rei supera o rei
- União da Ilha lamenta não ser avaliada pelos jurados
- Portela e Mangueira mergulham em crise
- Torcida faz pressão para Adriano retornar ao Fla

JORNAL O DIA
- Beija-Flor emociona e leva o Tamborim de Ouro
- Mangueira fica com dois tamborins: o Batuque do Povo e o Casal Nota 10
- Beija-Flor: diretor manda embora carnavalesco em pleno desfile
- Campeã vai ser conhecida à tarde.

FOLHA DE SÃO PAULO
- Promessas de Kassab patinam após 2 anos
- Sobe gasto com benefícios para desempregados
- Total de mortes cresce em estradas federais no feriado