terça-feira, 22 de março de 2011

Seu computador está lento? Resolva agora esse problema!

A primeira coisa que a gente aprende ao comprar um computador é que não importa o quanto você investe no equipamento: em pouco mais de 2 anos, ele estará defasado ou pelo menos, um pouco mais lento do que você gostaria. E, por outro lado, a gente está sempre procurando maneiras de aumentar a velocidade e tirar o máximo proveito do que temos em mãos, não é mesmo?
Uma das primeiras coisas a se fazer para manter seu PC em ordem é desinstalar programas que você não utiliza mais. Para isso, clique em iniciar – Painel de Controle – Programas e Recursos. Lá, o computador lista tudo o que está instalado em seu computador. Ao encontrar algum software que você não utiliza mais, clique nele e, logo em seguida, na opção “Desinstalar”. A partir daí, é só seguir as mensagens do sistema.
Quando um programa é instalado em seu computador, algumas linhas de comando são incluídas, automaticamente, em uma espécie de arquivo chamado "registro" do Windows. Só que, ao ser desinstalado, nem sempre essas linhas são retiradas. O resultado é que vários comandos inválidos continuam escritos por lá, fazendo com que o Windows encontre dificuldades ou mesmo tenha seu desempenho prejudicado por conta disso na hora da inicialização. É para limpar o registro do seu Windows e eliminar essas linhas que não fazem mais sentido que existe o programa Ccleaner. Basta fazer uma varredura para que o seu PC fique ainda mais limpo.
Agora, se ainda assim o seu computador demora ao inicializar, preste atenção nesta outra dica. O aplicativo, chamado Soluto, tem um papel muito simples: desativar os programas que fazem a sua máquina ficar mais lenta na hora de ligar. O software não desliga tudo o que está instalado. Antes, ele te mostra três opções a partir de uma classificação por cores. A verde indica que aqueles programas podem ser desativados na inicialização sem comprometer o funcionamento do computador. A cor laranja, por sua vez, se refere aos aplicativos que podem ser desativados caso não estejam sendo usados. Nem ouse mexer nos programas com a cor cinza, pois eles são considerados essenciais para o que o Windows funcione corretamente. Ainda tem a cor azul, que indica os softwares que podem ser reativados.

FENAJ reforça convocação para Caravana a Brasília e reunião do Conselho de Representantes

Em novo comunicado aos Sindicatos de Jornalistas e membros da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma, a FENAJ reforçou a convocação para a Caravana a Brasília que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de março, para contatos com parlamentares e entidades pela aprovação das PECs que restabelecem a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão. Com este objetivo a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma tem reunião agendada para as 14h desta quarta-feira (23). A movimentação completa-se no dia 26 com reunião do Conselho de Representantes dos sindicatos junto à Federação.
Na agenda de ações imediatas da campanha em defesa do diploma e pela aprovação das PECs estão previstos contatos com deputados e senadores. Audiência com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), está agendada para as 11h30 desta quarta-feira (23). A deputada Rebecca Garcia (PP/AM) convocou reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para o mesmo dia, às 14h. Entre os convidados estão os deputados Paulo Pimenta (PT/RS), Hugo Leal (PSC-RJ), Maurício Rands (PT/PE) e os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) e Inácio Arruda (PCdoB/CE). Há articulações, também, para uma audiência com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS).
A Federação pede que os Sindicatos confirmem a presença de seus representantes pelo e-mail fenaj@fenaj.org.br ou fone (61) 32440650. Já nos dias 24 e 25 serão priorizados contatos com entidades e personalidades em Brasília, visando ampliar e consolidar a base de apoio ao movimento.
A Executiva e o GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma também reforçam a orientação para que em todos os estados e regiões se dê continuidade à busca e confirmação do apoio e voto dos senadores e deputados, informando a Federação para atualização do placar que consta no site da entidade. E pedem que seja ampliada a movimentação para buscar apoio junto a universidades, professores, estudantes e outros segmentos, entidades e instituições, na perspectiva de uma grande movimentação nacional já marcada para 7 de abril, Dia do Jornalista.
Sindicato gaúcho retoma agenda de debates
Sob o título de 'Para que serve o teu diploma?', o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promoveu um debate sobre a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. O encontro ocorreu sexta-feira, dia 18, na PUC, em Porto Alegre. Participaram José Maria Rodrigues Nunes, presidente do Sindicato, Valci Zuculoto, diretora FENAJ, Alan Camargo, membro da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Abraço, e Guilherme de Oliveira, representante do Núcleo dos Estudantes do Sindicato. Nunes falou da importância da formação do jornalista para que a sociedade tenha bons profissionais, e afirmou que o Sindicato não quer apenas uma categoria forte, mas qualificada. "Devemos reforçar o sentimento de categoria entre os jornalistas e acrescentar mais cadeiras teóricas nos cursos para que não tenhamos somente operadores, mas verdadeiros jornalistas", apontou.
Valci Zuculoto enfatizou que a exigência da formação específica em jornalismo para o exercício da profissão é uma conquista histórica que foi tirada porque não interessa aos donos da mídia ter uma categoria forte e lutadora. “E só seremos uma categoria com identidade, com força para batalhar pela democracia da comunicação se tivermos organização, regulamentação”, defendeu. Ela destacou, também que “a gente ao mesmo tempo em que luta pelo diploma, batalha pela qualidade da formação, pela universalização do acesso à universidade e contra a mercantilização do ensino”.
Conselho de Representantes
Além de apreciar o balanço financeiro e das atividades da FENAJ no exercício de 2010, no dia 26 de março o Conselho de Representantes dos Sindicatos filiados debaterá temas como a ampliação da campanha em defesa do diploma, o relatório elaborado por uma comissão com a posição dos Sindicatos acerca do registro profissional, emissão de carteira da FENAJ e sindicalização de não diplomados, além de ampliação da campanha contra a precarização do trabalho dos jornalistas.

Número de cheques devolvidos em fevereiro registra avanço de 1,83%

Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos divulgado ontem aponta que, do total de cheques usado para pagamentos em fevereiro, 1,83% foram devolvidos por falta de fundos, de acordo com No mês anterior esse percentual foi de 1,70%.
Roraima foi o estado com maior percentual de cheques devolvidos (10,06%). São Paulo foi o estado com menor percentual (1,37%). Entre as regiões, a Norte foi a que teve a maior taxa de cheques devolvidos com 3,79% enquanto a Sudeste teve 1,46%.
A devolução dos cheques aumentou em fevereiro porque houve maior comprometimento de renda do consumidor com as dívidas, já que as compras parceladas de Natal, os gastos com férias e as despesas de início de ano costumam pressionar o orçamento doméstico e propiciam os cheques sem fundos.
De acordo com a Serasa, “além disso, a política monetária voltada para o controle da inflação tem impactado as finanças daqueles consumidores mais endividados, que se financiam com dívidas mais caras”.

ProUni começa a convocar alunos da lista de espera

A partir a lista de espera gerada pelo sistema, desde ontem, as instituições de ensino que ainda tiverem bolsas disponíveis poderão convocar os estudantes classificados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o dia 25. Trata-se de candidatos que não foram pré-selecionados na segunda etapa de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni).
De acordo com as instruções, cabe às instituições de ensino convocar os classificados, conforme o cronograma. Os pré-selecionados deverão comparecer às faculdades nesse período para comprovar as informações declaradas na inscrição e emissão do termo de concessão de bolsa.
A lista dos documentos que devem ser apresentados está disponível na página do programa (http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.html) na internet. A relação é formada pela ordem de classificação em cada curso e turno. Há apenas uma lista para cada curso, independentemente da opção original do candidato por vaga destinada a políticas afirmativas ou a ampla concorrência. A classificação do candidato será feita de acordo com a primeira opção de inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma na primeira opção, a classificação será na opção seguinte, até a terceira.

Piso regional terá emendas. Reajuste pode ficar maior

Com a publicação da mensagem do Executivo, hoje no Diário Oficial da Assembleia Legislativa (Alerj), estabelecendo o piso  regional para 2011, começa para valer a discussão sobre o índice de correção das nove faixas salariais. Deputados governistas e da oposição apontam que há espaço para um percentual maior dos que os 6,86% propostos pelo governo.
Presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, deputado Ricardo Abrão (PDT) quer reunir, ainda hoje ou no máximo amanhã, todos os envolvidos na questão para tentar obter um índice consensual. “Além dos 6,86%, os trabalhadores querem mais 4,5% para repor as perdas salariais. Porém, para construir uma mensagem substitutiva é importante haver uma acordo entre as partes: trabalhadores, empregadores e deputados”, afirmou Abrão, que conta com a presença do presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), no encontro.
Melo disse ontem que a votação final do projeto, devido às emendas, só ocorrerá na próxima semana.

Transpetro abre 869 vagas

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, acaba de abrir nova seleção com oferta de 869 chances para profissionais com Nível Médio Técnico de formação — são 386 vagas para início imediato e 483 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 2.629,87 a R$ 4.688,84.
Há oferta para mecânico, com curso técnico em Mecânica (45 vagas imediatas mais 56 para cadastro de reserva), eletricista com curso técnico em Elétrica ou Eletrônica (51 + 64 CR), auxiliar de Saúde com formação técnica em Enfermagem (33 + 41 CR), moço de convés (104 +130 CR), moço de máquinas (107 + 134 CR), cozinheiro (26 + 33 CR) e taifeiro (20 + 25). Além da especialização exigida, os candidatos devem ter curso de combate a incêndio e contar com registro profissional.
Os aprovados no concurso contarão com a seguinte jornada: 60 dias embarcado por 30 dias de folga ou 90 dias embarcado por 45 de folga. Os profissionais escalados para atuar em Tangará (SC), Avaré (SP) e Londrina (Paraná) contarão com jornada diferenciada, de 35 dias de trabalho por 35 dias de folga.
As inscrições na seleção são gratuitas e começam na segunda-feira, 21 de março, e terminam em 6 de junho. Os interessados devem consultar o portal da empresa (www.transpetro.com.br) para terem acesso ao edital e a ficha de cadastro na seleção, que deverá ser enviada via Correios para a Transpetro.
A seleção contará com prova de títulos e comprovação de experiência, provas, e qualificação biopsicossocial, de caráter eliminatório.
1.500 OPORTUNIDADES
Atraída por incentivos fiscais do estado e da Prefeitura de Queimados, a empresa austríaca RHI vai instalar uma fábrica de refratários no Distrito Industrial da cidade, que contratará 1.500 funcionários. A iniciativa vai gerar 900 vagas de empregos diretos, na fase de construção.
600 FUNCIONÁRIOS
O empreendimento, que fornecerá equipamentos para alto-fornos, é resultado de investimentos de R$ 300 milhões no País. Quando estiver em plena operação, contratará mais 600 funcionários para trabalhar diretamente na nova empresa, a RHI Refratários do Brasil.

Censo para 28 milhões de aposentados e pensionistas

Banco poderá fazer chamado para a prova de vida no ato do saque do benefício do INSS
Os 28 milhões de aposentados e pensionistas do INSS deverão participar de um novo censo para depurar o cadastro de pagamento dos benefícios previdenciários. A prova de vida, que combate fraudes e inconsistências, é obrigatória por lei e será executada pelos bancos que pagam aposentadorias e pensões. Agora, o modelo valerá para todos os que recebem em conta-corrente e conta-poupança. Até então, a regra só valia para os que recebiam por cartão magnético.
O novo método é bem diferente do caos vivido pelos segurados do INSS em 2003, quando tiveram os pagamentos suspensos sem aviso e só voltariam a receber sob a condição de fazer o recadastramento nas agências do INSS. Agora, o censo segue regras semelhantes às adotadas em 2005 e 2006. Na ocasião, os próprios bancos pagadores receberam os formulários com os dados completos e analisaram a documentação.
CONVOCAÇÃO
De acordo com a Previdência, as instituições financeiras farão a renovação anual da senha do usuário e a atualização do endereço. Os dados conferidos dos segurados serão repassados, automaticamente, à Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social).
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que coordenou o censo de 2005 e 2006, adianta que o segurado poderá ser convocado ao sacar o benefício sem qualquer susto e com muita organização. Segurados devem ficar atentos, porque o chamado para a prova de vida poderá ser feito pelos próprios terminais de autoatendimento.
Algumas agências vão adotar biometria
O INSS estuda, com os bancos, adotar o modelo biométrico — que faz a prova de vida a partir de características físicas do segurado — nos próximos recadastramentos. Algumas instituições financeiras já dispõem de equipamentos para fazer a análise.
Tanto a comprovação de vida como a renovação de senha (para quem tem cartão magnético) serão feitas por funcionário do banco. A atualização dos dados poderá ser feita diretamente nos caixas de autoatendimento que contam com o sistema biométrico. Além da divulgação da senha, a ferramenta tecnológica identifica o segurado pelos vasos sanguíneos da palma da mão.
Servidores irão às casas de quem não puder comparecer
Aposentados e pensionistas que recebem os benefícios por intermédio de procuração também terão que fazer a prova de vida. Eles ou seus procuradores legalmente constituídos terão de comparecer à agência bancária para informar a situação especial ao INSS (se a pessoa tem problema de locomoção ou de saúde que impeça sair de casa). O instituto enviará um servidor à residência do segurado.
Para os casos de mudança da senha do cartão magnético, um representante legal ou procurador do beneficiário, que deverá ser legalmente cadastrado no INSS, poderá fazer a renovação. Ele deverá digitar o novo código no lugar do segurado.

Inscrições para o TRT do Rio terminam nesta terça-feira

O Tribunal Regional do Trabalho (RJ)- O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro) recebe até esta terça-feira, dia 15, as inscrições para o concurso que vai preencher 63 vagas em cargos de nível médio e superior. São 22 vagas para técnico judiciário, com salário de R$ 4.984,68, e 41 para analista judiciário, cuja remuneração é de R$ 6.611,39.
Os interessados podem se inscrever no site da Fundação Carlos Chagas . As taxas são de R$ 110 para analista judiciário e de R$ 70 para técnico judiciário.
Os cargos de nível superior são de analista judiciário, para área de apoio especializado em arquivologia, estatística, medicina (cardiologia e medicina do trabalho), psicologia, serviço social e tecnologia da informação. Para técnico judiciário, de nível médio, todas as vagas são para a área de segurança.
A previsão é que a prova seja realizada no dia 17 de abril, no Rio de Janeiro, dividida entre questões objetivas e discursiva (redação).

Com renda em alta, brasileiro já viaja mais de avião que de ônibus

Em 2011, o número de passageiros de avião superou o de viajantes de ônibus interestaduais pela primeira vez no país, informa a reportagem de Dimmi Amora e Andreza Matais publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
No ano passado, o Brasil registrou 66 milhões de passageiros de avião em ligações entre Estados. No primeiro bimestre de 2011, já houve crescimento de 10%.
Pesquisa inédita à qual a Folha teve acesso mostra que o total de viajantes de ônibus ficou perto de 67 milhões em 2010, nível que está em queda desde 2003 e que já não deve se repetir este ano.
De 2002 a 2010, o número de passageiros de avião cresceu 115%, e o de passageiros de ônibus informado pelas empresas caiu 31%.
Melhoria da renda da população, sobretudo a partir de 2007, e condições favoráveis para a aviação são apontadas como os motivos para a mudança.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2011.


JORNAL O DIÁRIO
- Campos recebe R$ 45 milhões em royalties do petróleo
- Cheques ‘frios’ sofrem alta de 1,83 por cento
- ProUni chama candidatos da lista de espera
- Receita divulga instrução sobre serviço médico
- HGG vai virar referência no tratamento de fígado
- R$ 4,5 bi contra câncer de mama e de colo no país
- Campos monta tenda par aos casos de dengue

JORNAL FOLHA DA MANHÃ
- Começam as desapropriações para distrito industrial no Açu
- Campos leva R$ 45 milhões de royalties
- Desobstrução do rio Ururaí e mais 86 casas
- Hidratação na escalada da dengue

JORNAL O GLOBO
- Desarticulação de aliados ameaça operação na Líbia

JORNAL EXTRA
- Dengue explode no Rio
- Rio abre 2.200 vagas em cursos profissionalizantes
- Depois do bonde, Ronaldinho cria a festa sem freio

JORNAL O DIA
- Aposentados: 28 milhões vão ter que provar que estão vivos
- Chefão foge da cadeia e leva medo ao subúrbio
- Aposentado morre de dengue depois de ter diagnóstico errado em UPA da Zona Norte
- Após ser anunciado pelo Flu, treinador da Ponte Preta afirma que continua em São Paulo

FOLHA DE SÃO PAULO
- Brasil pede cessar fogo na Líbia
- Viagens de avião superam as de ônibus
- Para 83%, inflação irá permanecer em alta