sábado, 25 de agosto de 2012

Como evitar “spams” e mensagens indesejadas


Cansado de receber “spams” em meu endereço eletrônico resolvi entrar em contato com o provedor solicitando e oferecendo algumas sugestões para coibir o recebimento de tanto lixo.
Não obstante, uma empresa de aviação muito conhecida, já estava me enchendo a paciência, oferecendo descontos e milhas de viagem. Para ela, resolvi fazer melhor, enviei uma carta ao presidente da empresa, dizendo que a empresa dele era por demais conhecida e não precisava utilizar esse artifício de contratar um servidor que dispara e-mails a torto e à direito. Disse mais, que o excesso de e-mails ao invés de beneficiar e fortalecer a imagem da empresa, só estava destruindo, uma vez que, e-mails demais, também, enche a paciência. Resultado: parece que atenderam minha solicitação e perceberam a grande mancada que estavam cometendo.
Para minha surpresa, hoje, sábado, 25 de agosto, recebi uma resposta do meu provedor, com algumas dicas valiosas sobre como evitar “spams”.
São essas dicas que repasso a todos. Como a mensagem era pessoal, dou-me o direito de ocultar determinados detalhes da mensagem.

Olá Paulo,
Muito obrigado por entrar em contato com o (...).
Se você estiver tendo dificuldades para bloquear um determinado endereço ao usar o link "Bloquear endereço", provavelmente isso ocorre porque o endereço que você está tentando bloquear é forjado.
Às vezes, as pessoas usavam endereços forjados para que uma mensagem pareça vir de uma outra conta que não a verdadeira. Isto é particularmente comum em mensagens recebidas de fontes desconhecidas e indesejadas.
Infelizmente, não é possível bloquear endereços forjados. Entretanto, você ainda pode usar o recurso "Filtros" para enviar mensagens desses endereços diretamente para sua pasta "Lixeira."
Note que o uso de filtros para evitar mensagens não desejadas não evita realmente que elas sejam recebidas. O correio chegará em sua conta e aparecerá como mensagem não lida em sua pasta "Lixeira" e será excluído na próxima vez em que sua pasta "Lixeira" for esvaziada.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA EVITAR SPAM:

- Recomendamos ainda que você *jamais* responda a uma mensagem não solicitada ou spam. Para as pessoas que enviam spam, um "acerto" entre milhares de mensagens enviadas é suficiente para justificar a prática.
- Nunca responda às instruções de mensagens de spam que pedem para responder com a palavra "remover". Este é um meio de obter sua reação à mensagem - ele alerta o remetente de que alguém está em seu endereço, o que aumenta muito seu valor. Se você responder, seu endereço poderá ser colocado em mais listas, resultando em mais spams.
- Nunca se inscreva em sites que prometem remover seu nome das listas de spam. Embora alguns destes sites sejam verdadeiros, na maioria das vezes são coletores de endereços. O primeiro tipo de site é ignorado (ou utilizado) pelos criadores de spam, o segundo pertence a eles - em ambos os casos seu endereço é registrado e altamente valorizado, pois você acabou de identificá-lo como ativo.
- Se precisar fornecer seu endereço de email em algum formulário da Web, faça isso por extenso. Por exemplo, em vez de escrever "seunome@seuprovedor.com.br" escreva: "seunome arroba seuprovedor ponto com ponto br". Isso "engana" os mecanismos de captação de endereços de email que os spammers costumam utilizar.