sexta-feira, 3 de agosto de 2012

São João da Barra é uma festa!




Certamente que o período eleitoral em qualquer parte do país é algo sui generis, exatamente pelo fato de que os principais candidatos utilizam como marketing, nomes completamente esdruxúlos. Tudo bem que o palhaço Tiririca ganhou notoriedade e hoje é Deputado Federal, em Brasília, mas ele só ganhou exatamente por ser palhaço e por ter utilizado do bom humor para perguntar aos eleitores, o que um deputado federal faz na capital brasileira.
Entretanto, em São João da Barra, terra de Narcisa Amália, a política local é tida como a terra de abelhas e marimbondos.
E é nesse cenário que podemos dizer que o sanjoanense é um felizardo, pois terá de escolher para ocupar algumas das nove cadeiras nada mais, nada menos do que diversos candidatos cujos nomes lembram as localidades envolvidas nesta eleição, como: Alan, Dedé e Rose, todos de  Grussaí; Flavinho e Jonas de Barcelos; Rosângela do Açu; Tião do Porto; Chico da Sincera; Paulinho “coitado” Sem-Terra; e ainda tem gente de fora, como Ditinho Campista; Ceceu Baianinho e Simone França.
Outra característica tanto de Campos dos Goytacazes, como de São João da Barra, é vincular o nome de uma pessoa ao seu parente, como: Hortência filha de Gersinho; Jorginho da Ludi; Margareth da Dalvinha; Marta de Acácio da Federal; Sandra do Guti; Marcos Paulo filho de Buscarré; e ainda têm: Gilmar Pedrinho; Samuel do PV (Partido Verde) e o curioso, “Kaká esse é o nosso irmão”, mas irmão de quem?
Há figuras cujo segundo nome lembram peixes, como: Zezinho Camarão e Davi Peruá.
Há ainda uma curiosa disputa para saber quem é o preferido dos homens e das mulheres como: Guilherme Careca e Maurício Cabeludo.
Tem gente, cujo nome faz referência a situações diferentes como: Chambinho Show, Luan Guerreiro e Azevedo Mania.
Há aqueles que vinculam o local de trabalho ao seu nome como por exemplo: Denissia da Promoção; Gilson Big Bar, Ivana da Guarda, Marília do Pronto Socorro, Neuza das Casinhas Populares, Ricardo Aero-Bar, Prisca e Ronaldo da Saúde e Silvinho do SESC.
Só que o motivo deste texto todo é para divulgar os nomes de candidatos que vinculam o seu trabalho ou o seu comércio ao nome, e é nesse ponto que chamamos a atenção, pois o sanjoanense poderá escolher como vereador, no dia 7 de outubro, candidatos como: Sandro Mota Locutor, Lilico da Verdura, Ana Beatriz Professora, Gugu Eletricista, Meireles Segurança, Elisio Motos, Evaristo “esse é Bom...beiro”, Gersen e Jorginho do Gás, Leleu do Churrasquinho, Luiz do Porco, Marquinho da Farmácia, Silvia Enfermeira, Omero Dentista, Pedrinho da Quitanda, Jânia da Kombi, Vilma do Bar, Cizinho do Cavaco, Aluizio Qualhada, e ainda tem o Luizinho Marreta, já pensou?
E para concluir ainda tem outros candidatos com apelidos bem estranhos como por exemplo: Tino Ticalú, Pioca, Bideu, Merrinho e Maick Lalanga.
Portanto, a sorte está lançada! E de repente o sanjoanense pode colocar na Câmara de Vereadores um time de profissionais ou de comerciantes como os citados acima.
É ver para crer!