segunda-feira, 28 de março de 2011

TrafficLight: previna-se contra infecção por arquivos maliciosos na internet

Software identifica vários tipos de malware, bem como tentativas de phishing nos resultados de pesquisa de vários sites de busca
TrafficLight (beta) é um novo produto de segurança da BitDefender projetado para ajudar as pessoas a se manterem bem longe de sites perigosos, impedindo a distribuição de vírus através de páginas web e sites de redes sociais. O TrafficLight inclui um filtro avançado anti-phishing, bloqueador de anúncios e propagandas indesejáveis, ferramenta anti-malware e um analisador de resultados de pesquisa.
O programa utiliza a inteligência fornecida pelos serviços da BitDefender Cloud para identificar vários tipos de malware, bem como tentativas de phishing nos resultados de pesquisa de vários sites de busca, como o Google, o Bing ou o Yahoo. TrafficLight também verifica links em plataformas de redes sociais populares e os bloqueia, caso sejam suspeitos.
TrafficLight funciona com praticamente qualquer navegador compatível com Windows e é bastante intuitivo. Ele não irá adicionar qualquer botão ou barra de ferramentas em seu navegador, e o melhor de tudo: dispensa configurações!
O programa também inclui um serviço de encurtamento de URLs seguro, desenvolvido para ajudar você a compartilhar um link de qualquer página da web, encurtando-o. Isto é muito comum em redes sociais, principalmente no Twitter, onde o número de caracteres é contado.

Receita registra a entrega de 3,5 milhões de declarações

A Receita Federal informa que até as 10h de ontem, foram entregues 3.552.006 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010.
Ontem foram recepcionados 249.757 documentos. A expectativa é que 24 milhões de contribuintes façam a declaração até 29 de abril, quando termina o prazo de entrega.
Além da internet (www.receita.fazenda.gov.br), a declaração pode ser entregue em disquete no Banco do Brasil e Caixa Econômica.

Deputadas elogiam decisão do STF pela legalidade da Maria da Penha

Janete Rocha Pietá: violência contra a mulher 
não pode ser considerada crime menos grave.

Deputadas da bancada feminina elogiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de confirmar a exclusão de agressores enquadrados na Lei Maria da Penha ( 11.340/06) do benefício de suspensão condicional de pena. Na quinta-feira (24), os ministros do STF rejeitaram por unanimidade uma ação que contestava esse dispositivo na lei (artigo 41).
O argumento do relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, foi de que a Maria da Penha tem de ser uma lei diferenciada das outras, uma vez que as mulheres vítimas de violência doméstica enfrentam uma situação de desigualdade perante o homem.
A suspensão, prevista na legislação atual, beneficia condenados por crimes com pena de até um ano (agressões leves) e casos em que o agressor não é reincidente, entre outros. A pena pode ser suspensa por até quatro anos. Nesse período, o agressor precisa cumprir medidas estabelecidas pela Justiça, como comparecer mensalmente ao juizado. Cumpridas as restrições, o agressor pode ficar livre da condenação. Com a decisão do STF, os agressores punidos com base na Lei Maria da Penha permanecerão sem direito a esse benefício.
Sem flexibilização
A decisão foi acertada, na opinião da coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), que acompanhou o julgamento. “A violência contra a mulher nunca pode ser considerada uma violência menos grave, porque ocorre dentro da família e atenta contra os direitos da mulher”, disse Pietá. “A família é o berço da perpetuação da violência. Um filho, ao ver o pai bater na mãe, pode ficar traumatizado. Outro pode entender que é normal o homem agredir a mulher.”
A deputada Flávia Morais (PDT-GO), procuradora-adjunta da Mulher na Câmara, também afirma que a lei não pode ser flexibilizada, justamente em razão de esse tipo de violência ser praticado dentro da família. “A abolição da prática só ocorrerá por meio de medidas fortes e determinadas”.
Habeas corpus
A decisão do STF foi proferida como resposta a um pedido de habeas corpus apresentado por Cedenir Balbe Bertolini, condenado em Mato Grosso do Sul a prestar serviços comunitários por ter dado empurrões em sua companheira. Alegando ter cometido agressões leves, ele queria suspender a pena e questionou o artigo da lei que impede o benefício. Sua defesa argumentou que a legislação de processo criminal prevê a suspensão condicional do processo em casos de penalidades inferiores a um ano.
Segundo Janete Rocha Pietá, a confirmação da legalidade do dispositivo da Lei Maria da Penha pelo STF servirá de base para a análise de futuros pedidos de habeas corpus e de eventuais tentativas de reavaliação da norma. Para a procuradora da Mulher, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), só a severidade da lei garantirá seu cumprimento. “O Judiciário precisa garantir a aplicação eficaz da lei em relação aos agressores, coisa que não vem acontecendo. O resultado do julgamento do STF me deixou muito satisfeita, mas estamos unidas e atentas a questionamentos que poderão surgir”, disse Elcione.
Segurança jurídica
O presidente da Câmara, Marco Maia, também elogiou a decisão do Supremo. Segundo ele, a suspensão requerida por um agressor poderia criar uma brecha para a flexibilização da lei. "A decisão contribui para dar maior segurança às mulheres vítimas de violência e à família", disse Maia, lembrando que a Lei Maria da Penha completará cinco anos em 2011 e deve ser consolidada.

Projeto incentiva fabricação artesanal de instrumentos musicais

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7973/10, da deputada licenciada Maria do Rosário (PT-RS), que isenta artesãos, luthiers, microempresas e empresas de pequeno porte do pagamento do Imposto de Importação e das contribuições sociais para o Pis/Pasep e Cofins incidentes sobre matérias-primas e ferramentas usadas na fabricação artesanal de instrumentos musicais e de seus acessórios.
Luthier é o profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, como violinos, violas e violoncelos.
Segundo o projeto, a isenção só será concedida às matérias-primas e ferramentas fadquiridas por cidadãos residentes e domiciliados no Brasil e por microempresas e empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e com sede no País. O projeto altera a Lei 10.865/04.
Estímulo à produção
Maria do Rosário explica que o objetivo da proposta é estimular a produção de bens de valor cultural. "A música brasileira e o talento de nossos artistas são reconhecidos internacionalmente, tanto nos seus gêneros populares - samba, MPB - como no erudito. Porém, o mesmo não ocorre com os instrumentos musicais nacionais", afirma a autora. Ela lembra que diversos artistas brasileiros utilizam instrumentos musicais importados pela qualidade ou pela relação custo/benefício.
Com as isenções das contribuições sociais, segundo Maria do Rosário, o talento brasileiro para fabricação de instrumentos musicais também será valorizado. Ela afirma que a medida vai facilitar a aquisição de instrumentos musicais de qualidade, já que o custo de produção será reduzido. Outra consequência positiva, segundo ela, será o estímulo ao surgimento de novos artistas.
Em relação à isenção do imposto de importação, o objetivo principal é reduzir o desequilíbrio na concorrência com o produtor estrangeiro, principalmente o chinês. "Alguns instrumentos necessitam de madeiras disponíveis apenas em regiões frias, o que torna obrigatória a importação de matéria-prima. O mesmo ocorre com algumas das ferramentas", diz Maria do Rosário.
Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 3623/08, que reduz a tributação de instrumentos musicais. As propostas tramitam caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ovos de chocolate mais caros 3,5% nesta Páscoa

O gosto doce da Páscoa deste ano vai pesar mais no bolso do consumidor. Uma pesquisa feita pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) constatou alta de 3,5% no preço de ovos e bombons em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a secretária Rosangela Tavares o mais recomendado é antecipar as compras, pois a tendência é de aumento nos próximos dias.
Além disso, quem deixar para a última hora pode encontrar produtos amassados, quebrados e moles. “Apesar de não estarem impróprios ao consumo, os produtos com estas características perdem muito a sua  qualidade”, explica.
A pesquisa feita pelo órgão, na última semana, verificou 50 tipos de ovos de guloseimas típicas da época mais adquiridas pelos consumidores. Rosângela alerta que os consumidores devem sempre realizar a pesquisa antes de fazer suas compras. A diferença no preço de um mesmo produto chega de 30% de um estabelecimento para outro. “Os preços estão muito variados, por isso é importante a pesquisa. Além do preço, os consumidores devem ficar atentos também para as condições de armazenamento dos ovos. Alguns cuidados devem ser tomados, pois estes produtos devem ser conservados em lugar seco, ventilado e, por ser um produto mais frágil, deve ser manuseado com mais cuidado”, orienta Rosângela que alerta ainda aos pais que evitem evitar fazer as compras em companhia de crianças, “elas são facilmente influenciadas pelo marketing dos produtos e podem levar os pais a comprar por impulso”, conclui.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2011.


JORNAL O DIÁRIO
- Aprovados do PSF convocados para posse em Campos
- Rosinha autoriza obras de duplicação da Campos-Farol
- Motociclistas são maiores vítimas nos acidentes
- Páscoa com ovos e chocolates mais caros em Campos
- Trabalho social dá atenção ao menor infrator
- Amaerj orienta sobre os crimes de preconceito

JORNAL FOLHA DA MANHÃ
- Comerciante morto com tiro na testa na Alberto Lamego
- Americano vence e Flu e Vasco só empatam
- Potencial turístico não aproveitado em Santa Cruz

JORNAL O GLOBO
- Angra prepara obras para ter plano de fuga pelo mar
- Vasco e Flu não saem do zero no Engenhão
- Fla empata com Madureira: 3 a 3

JORNAL EXTRA
- Racismo vira rotina contra brasileiros
- Imposto pode deixar conta de luz até 31% mais cara
- Veja 6.599 oportunidades de emprego

JORNAL O DIA
- Um Rio que ainda vive sem ter paz
- Fluminense e Vasco ficam no empate
- Pacotão do emprego tem 53.760 vagas em concursos. Salários chegam a R$ 8.900

FOLHA DE SÃO PAULO
- Rebeldes vão rumo a bastião de Gaddafi
- Dilma quer diplomacia de resultados do Itamaraty
- Corregedora de Justiça critica fraudes de juízes