quarta-feira, 4 de abril de 2012

“Os vencedores estão cercados de falsos amigos e inimigos verdadeiros”


Madre Tereza de Calcutá

Desconhecia a existência dessa frase, pronunciada pela Madre Tereza de Calcutá. Apesar de saber que ali há um grande fundo de verdade, e de ver tanta gente que ocupa cargos de destaque, estarem cercados de pessoas que nada acrescentam à democracia e ao progresso do país, do estado e de um município.
Passei a conhecer essa frase em epígrafe, após a palestra de uma integrante da PMCG, em um clube de serviço, do qual fiz parte como assessor de imprensa, e de onde tenho inúmeros amigos. Pessoas que possuem como lema, “dar de si, sem pensar em si”.
Ao ver a frase estampada na parede, com uma imagem, consegui enxergar muito mais longe, vendo dentro de mim, a profundidade desta frase, e comparando o caso como já disse de pessoas que ocupam cargo de destaque, e muitas vezes, preferem ver o ego satisfeito com bajulações, mas sem terem a verdadeira noção da realidade que os cerca.
Nada de bajuladores como o famoso “Crô”, personagem de ficção de uma novela recém encerrada. Mas bajuladores que com sua influência procuram esconder a sujeira por baixo do tapete, ou iludir o líder, com fantasias, mentiras e tolices, sem que este perceba que está sendo ludibriado.
Ressalte-se ainda o fato, de que os bajuladores profissionais, têm como meta, afastar dos líderes, àqueles que sendo verdadeiros, poderiam conceder ao líder, a oportunidade de conhecer à verdade, nua e crua, doa a quem doer, sem mentiras ou fantasias. Pessoas verdadeiras que poderiam acrescentar algo de útil aos líderes, com pronunciamentos verdadeiros, realistas, críticos ou não, mas que pudessem projetar o líder em um patamar de realidade.
Lembro-me perfeitamente, de uma declaração de um dos laterais-esquerdo mais famosos do Clube de Regatas do Flamengo, Leovegildo Júnior, mais conhecido como “Júnior”, atualmente comentarista esportivo da Rede Globo, que certa vez disse, numa entrevista que os verdadeiros amigos são aqueles que estão do seu lado na vitória e principalmente na derrota. Mas que os falsos amigos, estes só aparecem na vitória, para dar um tapinha nas costas, e achar que está tudo bem, e querer aparecer as custas dos louros dele, Júnior.
Acho graça de ver certos líderes empanturrarem o ego, com falsidades, ufanismo idiota, como se fossem os melhores do mundo. Ao invés de utilizar da humildade exemplar de um grande homem como Jesus Cristo, para trabalhar em prol da humanidade, e afastar de vez quem lhe tenta mostrar o sol através de uma peneira.
Pouca gente sabe que a história é cercada de exemplos. Exemplos como de Rasputin, que como bajulador iludiu o czar russo, com idéias, e fez com que ele o czar, afastasse do seu reino, todos aqueles que tentavam alertar o rei, dos problemas que o povo passava. Resultado: o povo se revoltou, contra a tirania do rei, e contra o seu falso líder e guru mental, Rasputin, tomando-lhe o poder, e matando ambos após o golpe civil.
Certamente que estamos bem longe de fatos como esses ocorridos na Rússia de ontem, mas que possivelmente mostram que o povo uma hora há de mostrar ao líder, quem é quem.
E o líder ainda não percebeu, é que os bajuladores, ainda possuem guardados sob as capas de cordeiro, pára-quedas, para na hora do perigo, darem no pé e caírem em outra freguesia.
Madre Tereza está certíssima, e sua frase é um excelente meio para uma reflexão....