quinta-feira, 19 de maio de 2011

Oportunidade de qualificação no CVT de Solda em Campos

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Solda em Campos está com inscrições abertas para oito cursos, com 16 vagas cada, num total de 128 vagas. Os interessados devem procurar a instituição educacional que está localizada no prédio da Escola Técnica João Barcelos Martins até sexta-feira (20). Estão sendo oferecidos cursos para os turnos da manhã, tarde, noite e sábado integral.
Na parte da manhã estão disponíveis os cursos de Soldagem MIG MAG, Caldeiraria e Encanador Industrial. À tarde as opções são: Soldagem MIG MAG, TIG e Soldagem e Maçarico. No sábado a oferta de vagas é para o curso de Eletrodo Revestido. Para todos esses cursos o requisito básico é ser maior de idade (18 anos) e ter concluído o Ensino Fundamental.
O CVT de Solda ainda está com vagas abertas para o curso de Inspeção de Solda. Diferente dos outros há a exigência do aluno ter cursado anteriormente o curso de Solda Elétrica e a necessidade de ter o Ensino Médio completo. O curso será ministrado à noite.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas nos seguintes horários: das 9h às 12h30, das 13h30 às 17h e das 18h às 21h. Para o preenchimento das vagas será realizado um sorteio presencial — data e horário serão divulgados no ato da inscrição.
O CVT de Solda está localizado na Avenida Alberto Lamego, 712, no Parque Califórnia, em frente ao Horto Municipal.   

Real marcado perde valor - Banco Central orienta população a recusar cédulas rabiscadas, manchadas e alteradas

O Banco Central (BC) divulgou ontem comunicado orientando a população e o comércio a recusar todas as notas que tenham marcas, rabiscos ou sinais estranhos à cédula. A autoridade monetária ressalta que, para combater furtos a caixas eletrônicos, os bancos têm introduzido dispositivos que marcam as cédulas do real.
Em casos de violação das máquinas por criminosos, o dispositivo mais comum implantado em alguns caixas mancha as cédulas com tinta colorida. O mecanismo é acionado durante a tentativa de furto por meio de explosão.
“Com base no Artigo 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário”, avisou a instituição, por meio de comunicado oficial distribuído ontem.
Cliente deve pedir recibo
No caso de receber esse tipo de nota, segundo o Banco Central, os prejudicados deverão solicitar ao banco um recibo informando o valor e seu número de série. Após o BC examinar a cédula, se for constatada a legitimidade, o cidadão será ressarcido pela agência bancária de onde ele levou o dinheiro marcado para conferência.
DE LUPA
BOA FÉ — Não há o que temer se a nota marcada foi parar no seu bolso por engano. Basta contar como recebeu o dinheiro e assim ajudar na prisão dos ladrões de caixa eletrônico.
DEMOROU — Até a regulamentação de ontem, era necessário registrar boletim de ocorrência na polícia para não ter prejuízo com a nota marcada.
Fonte: Jornal O Dia

Aluguel fica 10% mais caro em maio

Prévia do índice que reajusta contratos de imóveis continua em alta
A inflação continua a dar sinais de aquecimento. O índice da vez que mostra que os preços seguem em alta é o IGP-M — usado como parâmetro na correção dos aluguéis de imóveis. Ontem, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou a segunda prévia do indicador de maio, que ficou em 0,66%. Em abril, a segunda prévia subiu 0,55%. No acumulado do ano, o IGP-M está em 3,57%, e nos 12 meses, 10,03%. Esse seria o percentual de aumento dos contratos com aniversário em maio.
Segundo a FGV, o destaque na composição da segunda prévia ficou com a aceleração de preços no grupo Alimentação (de 0,64% para 1,09%). Nesta classe de despesas, houve taxas de inflação mais intensas e freio na queda de preços em produtos que pesam no levantamento, como hortaliças e legumes (de 2,71% para 5,92%), panificados e biscoitos (de -0,37% para 0,73%) e laticínios (de 1,48% para 2,40%).
As outras classes de despesa que também registram aumento mais forte de preços foram Vestuário (de 0,97% para 1,61%), Habitação (de 0,31% para 0,71%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,72% para 1,11%), Despesas Diversas (de 0,29% para 0,48%) e Educação, Leitura e Recreação (de 0,29% para 0,31%). A única classe de despesa a apresentar desaceleração de preços, no período, foi a de Transportes (de 1,71% para 1,61%).
Fonte: Jornal O Dia

Inscrições para o Enem 2011 começam na segunda-feira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será aplicado neste ano nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet a partir a próxima segunda-feira (23 de maio) às 10h, até o dia 10 de junho às 23h59m. As datas foram divulgadas nesta quarta-feira (18) pela presidente do Inep, Malvina Tuttman. Ela anunciou também que, em 2012, serão realizadas duas edições do Enem. A primeira delas nos dias 28 e 29 de abril do ano que vem. A segunda edição deverá ser realizada em novembro, após as eleições municipais, que ainda não têm data definida.
O Inep contratou uma empresa de gestão de risco para planejar e monitorar a realização do exame neste ano. Trata-se da empresa Módulo cujo contrato poderá custar até R$ 5,6 milhões. O Inep contará também com a ajuda do Inmetro. O objetivo é evitar que a prova seja furtada, vaze ou tenha erros de impressão como ocorreu nas edições de 2009 e 2010.
Malvina afirmou que está tomando todas as medidas possíveis para que não haja contratempos na aplicação das provas. Indagada se podia garantir que não haverá problemas ela, cautelosa, respondeu:
- Garantir, garantir, é uma palavra muito difícil de ser usada.
A presidente do Inep disse ter a expectativa de que 6 milhões de pessoas se inscrevam no Enem deste ano. Número superior aos 4,6 milhões do ano passado. O edital com as regras de realização do exame será publicado nesta quinta-feira.
Segundo Malvina, o edital não permitirá que participantes do Enem peçam revisão de prova ou apresentem recursos contra questões do exame. Ela disse, porém, que o Inep discute o assunto com o Ministério Público. Nas edições anteriores já era assim que ocorria, mas após os problemas de impressão no ano passado, a própria Malvina havia admitido a possibilidade de permitir recursos.
No caso das redações a correção neste ano será feita por duas pessoas. Quando houver discrepância superior a 300 pontos na nota de cada avaliador, um terceiro dará a nota final.
Como nas edições anteriores, os participantes não poderão usar lápis, lapiseira e borracha. Em 2011, uma novidade é que ao entrar na sala os alunos deverão desligar os celulares e guardar em um saco plástico. O uso de relógio também não será permitido. O Inep vai providenciar a colocação de marcadores de tempo em todas as salas.
Malvina disse que o Enem deu certo e que as novas medidas têm como objetivo aperfeiçoá-lo. O valor das inscrições continuará sendo de R$ 35, mas estudantes do ensino médio da rede pública são isentos.
- Acompanharei pessoalmente toda essa parte de logística e o treinamento dos aplicadores – afirmou.
O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Dênio Menezes, disse que só será possível saber o custo do Enem após as inscrições dos participantes. Ele afirmou que a empresa Módulo tem mais de 20 anos de atuação na gestão de riscos, tendo prestado serviços na logística dos jogos Pan-Americanos no Rio, à Receita Federal e para a Justiça Eleitoral. Segundo ele, a tarefa da empresa assim como do Inmetro e de um grupo especifico criado dentro do Inep será checar item a item todos os procedimentos de organização.
Os procedimentos de segurança adotados serão os mesmos do ano passado. No caso da gráfica, porém, haverá uma novidade com a instalação de um mecanismo eletrônico para prevenir erros de impressão e encardenação sem violar o sigilo das provas já que os funcionários da gráfica não podem ter acesso às questões.
O Enem será aplicado novamente pelo consórcio Cespe/Cesgranrio e as provas impressas pela Gráfica RR Donnelley Moore. A distribuição será feita pelos Correios e a segurança envolverá as Forças Armadas, a Polícia Federal e as policias militar e civil em todos os estados. O Enem 2011 será realizado em 1.599 municípios.
O Enem
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.
Questões
No dia 28 de março o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração do Enem, abriu cadastro (feito até 15 de abril) para as instituições públicas de ensino elaborar e revisar questões para a prova do Enem 2011.
A intenção do Inep é aumentar o número de questões do Banco Nacional de Itens (BNI) em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala. A meta é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.Bos os estados. O Enem 2011 será realizado em 1.599 municípios.
Enem vai substituir Enade
A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Enem de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) , que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.
A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória - quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso - mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.
Fonte: Jornal Extra

Mega-Sena acumula e próximo prêmio deverá pagar R$ 26 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1284 da Mega-Sena e o próximo sorteio, sábado, deverá pagar R$ 26 milhões. os números sorteados nesta quarta-feira foram 20 - 21 - 26 - 29 - 31 - 36.
A quina teve 46 acertadores e cada um vai receber R$ 39.040,47 enquanto que a quadra, com 3.353 acertadores, vai pagar R$ 765,14 a cada um.
Fonte: Jornal Extra

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2011.


JORNAL O DIÁRIO
- Assaltantes levam mais de R$ 420 mil em jóias e relógios de joalheria
- CCZ faz bloqueio à dengue na Baixada
- Ururaí transformado em ‘Bairro Legal’
- Três presos em cerco policial a ‘dinheiro fácil’
- Garotinho questiona cartilhas que incentivam homossexualidade

FOLHA DA MANHÃ
- Joalheria é 15º alvo de ladrões no Centro em menos de um mês
- Epidemia na frente da estatística
- Reajuste de 6,51% aquém do Siprosep
- PMDB e PT pensam em aliança para 2012
- Nahim vê abuso em operação do IPVA

JORNAL O GLOBO
- Palocci diz que fez o mesmo que parlamentares e ex-ministros

JORNAL EXTRA
- Família expulsa pelo tráfico sai do Alemão com escolta policial
- Seguro de carro pode cair 20% em julho
- Inscrições para o Enem abrem segunda-feira
- Vasco arranca empate com Avaí no finzinho

JORNAL O DIA
- Fim do fator previdenciário – Muda tudo na aposentadoria dos brasileiros
- Pênalti no fim salva o Vasco

FOLHA DE SÃO PAULO
- Desmate na Amazônia tem crescimento de 27%
- Ação do Planalto barra convocação de Palocci