quinta-feira, 14 de abril de 2011

Feriados consecutivos em Campos geram discussões

Diretores da CDL e representantes da Câmara de Vereadores e da Prefeitura durante a reunião ontem
O adágio popular que diz “um é pouco, dois é bom e três é demais” pode ser aplicado no número de feriados deste mês de abril: dia 21 (Tiradentes), 22 (Paixão de Cristo) e 23 (São Jorge). Os feriados em sequência no mesmo mês geram polêmica e discussões há anos em Campos, mas ainda não houve definição para o assunto.
Fonte: Jornal O Diário

CETEPs com inscrições abertas no Norte e Noroeste Fluminense

O momento é de aproveitar a oportunidade para ampliar conhecimento e aumentar as chances no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia. Na região de abrangência do Pólo Norte-noroeste Fluminense da Faetec,  em Campos, os  Centros de Educação Tecnológica Profissionalizantes (Ceteps) de Itaocara,  Itaperuna e Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense, estão com inscrições abertas até o dia 18 de abril para cursos gratuitos na área de Informática. E Macaé a oferta é para os cursos de Mosaico e Teatro. 
Em Itaperuna, estão sendo oferecidas 350 vagas para Informática Módulo I e II, além de Digitação e Montagem e manutenção de computadores.  Em Laje, a inscrição é para o curso de Informática I. Para quem mora em Itaocara as oportunidades são para os cursos de Informática I e II, Computação Gráfica e Montagem e Manutenção, no total de 180 vagas.  As turmas serão montadas nos turnos da manhã, tarde e noite.  O sorteio das vagas acontece no dia 19, seguindo o calendário da Divisão de Informática (DIF).
Já em São Fidélis a unidade do Cetep também abrirá as inscrições para o preenchimento de 211 vagas, dividas em sete turmas.  A inscrição poderá ser feita nos dias 19 e 20 e o sorteio acontecerá no dia 25. As vagas são para os cursos de Informática I e II e Técnica de Digitação.
Em Macaé, também no Norte Fluminense, o Cetep ainda inscreve para o curso de Mosaico e está montando uma  turma  com até 10 alunos para o curso de Teatro.  Na segunda semana de maio a unidade pretende abrir inscrições para a área de Informática.
Para se inscrever, os candidatos devem comparecer à unidade em que desejam fazer o curso com a carteira de identidade ou a certidão de nascimento originais. Já para matricula, os alunos sorteados deverão levar o documento de identidade original, cópia do CPF da mãe e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem idade a partir dos 16 anos e está no Ensino Fundamental. Os requisitos de idade e escolaridade mínima variam de acordo com o curso.  No Estado do Rio, os Ceteps com 57 unidades e 156 cursos, são os responsáveis pela maior oferta de vagas da rede Faetec.
— A Faetec qualifica profissionais para a mão de obra técnica no Estado e isso é muito impactante. Nossos alunos suprem as demandas de um mercado de trabalho que é, a cada dia que passa, mais exigente e que não para de empregar — destaca o presidente da Faetec, Celso Pansera.

IRPF 2011: Mais de 8 milhões já prestaram contas à Receita Federal

A Receita Federal recebeu até as 11 horas desta terça-feira (12), 8.034.927 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base 2010).
O prazo de entrega começou em 1º de março e termina dia 29 deste mês. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
A expectativa é que cerca de 24 milhões de pessoas entreguem a declaração neste ano.
A Receita alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acumulo de acessos ao endereço da Receita.
Fonte: Receita Federal

Empregado paga imposto sobre salários quitados judicialmente

A falta de pagamento de salário, por culpa do empregador, não exime a responsabilidade do empregado pelos pagamentos do imposto de renda devido e da contribuição previdenciária que recaia sobre sua quota-parte, quando do pagamento mediante sentença judicial. A decisão da Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), aplicada no julgamento de recurso de revista interposto por empresa de Curitiba, está de acordo com a recente Orientação Jurisprudencial (OJ 363) da Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST.
O empregado da empresa foi admitido em outubro de 1984 e despedido sem justa causa em agosto de 2004. Em junho de 2005, ajuizou reclamação trabalhista pleiteando reintegração ao emprego por conta de dispensa em contrariedade à convenção coletiva da categoria, que garante a estabilidade pré-aposentadoria, e o pagamento de horas extras e reflexos. Pediu, ainda, a condenação da empresa por danos materiais pelo fato de arcar com imposto de renda e contribuições previdenciárias em face das verbas deferidas.
Os pedidos foram concedidos parcialmente na Vara do Trabalho de Curitiba e as partes recorreram ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR). Quanto ao tema "descontos fiscais", o acórdão regional reformou a sentença para condenar a Unimed a pagar ao empregado indenização equivalente ao valor da diferença da dedução fiscal, considerando os valores que deveriam ter sido recolhidos na época própria, mês a mês, e o valor apurado sobre o total das verbas tributáveis reconhecidas em juízo. Insatisfeita, a empresa recorreu ao TST.
O relator do recurso, ministro Augusto César Leite de Carvalho, explicou que a matéria já foi pacificada no TST com a edição da OJ 363, que diz: "A responsabilidade pelo recolhimento das contribuições social e fiscal, resultante de condenação judicial referente a verbas remuneratórias, é do empregador e incide sobre o total da condenação. Contudo, a culpa do empregador pelo inadimplemento das verbas remuneratórias não exime a responsabilidade do empregado pelos pagamentos do imposto de renda devido e da contribuição previdenciária que recaia sobre sua quota-parte". Dessa forma, destacou o relator, não há que se falar em indenização devida pelo empregador.
Fonte: TST

Contribuinte já pode verificar extrato da declaração do Imposto de Renda de 2011

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. A Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela internet.
A principal vantagem do serviço, segundo o Fisco, é permitir ao contribuinte retificar a declaração antes do fim do prazo de entrega (29 de abril) e evitar cair na malha fina. Para ter acesso aos dados, o contribuinte deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita.
De acordo com a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, o extrato está disponível em até três dias depois da entrega da declaração. "O contribuinte terá mais tempo para corrigir a declaração e evitar cair na malha fina", explica.
Segundo a coordenadora, a autorregularização antes do fim do prazo agiliza o recebimento de restituições e permite ao contribuinte fugir da multa e dos juros. "Se o contribuinte pagar um imposto a mais antes do fim do prazo de entrega da declaração, deixa de pagar multa e juros. Se deixasse a retificação para depois, haveria a incidência de encargos", afirma.
Para entrar no e-CAC, o contribuinte deve ter um código digital fornecido pela Receita. Com validade de dois anos, esse código é fornecido pela internet e exige que o contribuinte forneça o número do recibo da declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos.
Em caso de pendência, o sistema do e-CAC aponta automaticamente a correção que deve ser feita. A pessoa física então deve preencher uma declaração retificadora e acertar as contas com o Fisco.
Segundo Maria Helena, atualmente cerca de 9,8 milhões de pessoas físicas possuem o código de acesso. "Nossa expectativa é chegar aos 12 milhões de contribuintes no fim do ano, o que dá cerca de 50% do universo de 25 milhões de pessoas físicas", ressalta.
A coordenadora avalia que, dentre as principais pendências nas declarações, está o esquecimento de fontes pagadoras por contribuintes com várias fontes de renda, a omissão do rendimento de dependentes e a utilização incorreta de deduções.
O serviço de autorregularização das declarações do Imposto de Renda pela internet está disponível desde junho de 2009. No ano passado, pela primeira vez o contribuinte pôde acessar o extrato antes do fim do prazo de entrega. Segundo Maria Helena, o serviço tem reduzido o volume de contribuintes na malha fina.
"Ano após ano, a gente percebe que a incidência de pessoas físicas na malha fina está caindo porque os contribuintes estão retificando os dados cada vez mais rápido", destaca. O e-CAC está disponível na página da Receita Federal na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.
Fonte: Agência Brasil

10 qualidades indispensáveis para um bom profissional - Saiba o que as empresas esperam de você

Reconheça seus defeitos, evite exagerar nas qualidades e se garanta nas entrevistas de emprego
A economia está mais pujante e, por isso, o mercado ficou mais exigente. Atender as expectativas dos empregadores hoje requer qualidade, esforço e dedicação. Ou seja: ter uma boa formação, inclusive continuada; estar disposto a correr atrás dos seus objetivos e comprometer-se a buscar os melhores resultados para a empresa.
"As exigências sempre vão ser muitas e vão aumentar. É um esforço constante, mas que tende a ser recompensado no final", afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum e especialista em recolocação profissional.
O executivo lembra também que a melhor hora de buscar um novo emprego é quando se está trabalhando e que o mercado de trabalho está repleto de oportunidades.
Abrileri indica as principais qualidades que o profissional precisa ter para conquistar espaços e se garantir no mercado. Confira abaixo.

1 - Capacitação técnica específica
Esta continua sendo a principal e fundamental exigência. Se você não estiver apto a exercer bem a função que pleiteia, dificilmente conseguirá conquistar a vaga. Uma boa formação, cursos adicionais, experiência na função são importantes na hora de competir por uma vaga de trabalho.

2 - Visão global
Além de ser bom no que faz, é importante que você compreenda quais os impactos de sua parte sobre o todo. Ter uma visão global ajuda na comunicação em geral, tanto com pares como superiores ou subordinados.

3 - Estar bem informado
Vivemos hoje na sociedade da informação. Quem é munido de conteúdo sempre sai na frente. Nada melhor do que conversar com alguém que sabe o que está acontecendo sobre a função que exerce. Você deve ser o ponto de referência na empresa quando o assunto estiver relacionado à sua área. Agora, se puder também se informar sobre atualidades, economia, lazer, artes, esportes, internet, negócios, entre outros assuntos, melhor ainda. Você se torna alguém bem mais aberto e com muito mais possibilidade de interagir com outros da companhia. Mas não se esqueça: o principal conhecimento que você deve ter é relacionado à sua área de atuação.

4 - Facilidade com tecnologia
O computador e a internet são hoje ferramentas fundamentais de trabalho e comunicação. Quem interage bem com estas tecnologias e tem familiaridade com elas tem uma grande vantagem competitiva.

5 - Internet e redes sociais
Quem navega bem na internet e utiliza as redes sociais de maneira correta sabe como tudo isso pode ajudar para se informar, encontrar respostas e resolver problemas, e da mesma forma ganha pontos frente aos demais concorrentes.

6 - Idiomas (inclusive um bom português)
Num mundo cada vez mais globalizado, ter conhecimento de outro idioma é muito importante, principalmente o inglês. O Brasil ainda é um país que carece de pessoas que tenham domínio sobre outras línguas. Quem tem conhecimento em inglês e espanhol tem ainda mais vantagens. Mas lembre-se: saber bem o nosso português, por mais óbvio que seja, faz muita diferença.

7 - Educação continuada
Workshops, cursos de curta duração, palestras e pós-graduação, entre outros, sempre será algo valorizado pelas companhias. Mas não aja de modo a apenas colecionar diplomas. Conhecimento é muito valioso, portanto empenhe-se e realmente aproveite as oportunidades para aprender e crescer como pessoa e profissionalmente.

8 - Trabalho voluntário
Ter no currículo experiências como voluntário mostra que você é um profissional preocupado com valores importantes. Ações como essa não são apenas bem vistas no âmbito profissional, mas amadurecem o ser humano.

9 - Elegância e cordialidade
Essas qualidades podem ser mostradas em diversos aspectos – na maneira de se vestir, em como falar, nas atitudes. Ser elegante e cordial sempre atrai. Tais características ajudam a conquistar e demonstram maturidade e simpatia. Todos querem estar ao lado de pessoas agradáveis.

10 - Bons valores
Caráter e valores têm sido mais valorizados pelos recrutadores. Às vezes são naturais e nascem com a pessoa, são do interior dela, outras vezes são aprendidos em casa, mas também podem ser cultivados através da percepção e da valorização correta destas qualidades. Qualquer que tenha sido a forma de absorvê-los, o importante é ter bons valores. Com eles você se torna não apenas um bom profissional, mas um ser humano exemplar e de bem com a vida.

TSE: plebiscito sobre desarmamento custaria R$ 300 milhões

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que a Justiça Eleitoral tem condições de realizar plebiscito sobre desarmamento, mas que precisará de uma dotação orçamentária extra de cerca de R$ 300 milhões. Ricardo Lewandowski afirmou que as urnas já estão distribuídas pelo país por causa da eleição de 2010. Segundo o presidente do TSE, seriam necessários seis meses para preparar a consulta.
Fonte: Rádio CBN

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUINTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2011.


JORNAL O DIÁRIO
- 75% da população aprovam governo Rosinha Garotinho
- Florestal apreende 500 kg de camarão de pesca proibida

FOLHA DA MANHÃ
- O jornal ainda não atualizado seu site até o fechamento desta edição.

JORNAL O GLOBO
- Até ministros do STF rejeitam horário fixo para os tribunais

JORNAL EXTRA
- Prefeitura não consegue retomar condomínio invadido pela milícia
- Saiba onde comprar ovos de Páscoa mais baratos
- Vasco vence por 3 a 0 e fica perto de vaga
- Justiça cancela matrículas no CAp-Uerj de novo
- Piso regional: CUT quer pagamento de retroativos

JORNAL O DIA
- Vereador tinha lista para execuções em 13 favelas
- PM é recebido como herói em missa
- Copa do Brasil: Vascão vence e Fogo só empata

FOLHA DE SÃO PAULO
- Dilma quer fim do sigilo eterno de documentos
- Família pede de volta R$ 1 mi que foi doado à USP
- Inflação deve estourar o teto da meta antes, prevê governo

Apoio: Banca do Coliseu – Aberta diariamente a partir das 6 horas.