quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Prêmio Congresso em Foco: veja a primeira parcial


Na largada da edição 2011 do prêmio que distingue os melhores parlamentares do ano, Chico Alencar sai na frente entre os deputados e Cristovam Buarque entre os senadores

Entre os parlamentares com menos de 45 anos, Manuela aparece em segundo. O líder é Jean Wyllys
Vencedores no ano passado, e este ano na primeira etapa, na votação entre os jornalistas, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) saem novamente na frente na preferência dos internautas no Prêmio Congresso em Foco 2011. No primeiro dia de votação na internet, são eles que lideram na categoria geral que distinguirá o melhor deputado e o melhor senador do ano.  Neste primeiro dia, mais de mil pessoas acessaram o site para votar nos parlamentares de sua preferência. A lista com os 26 finalistas entre os deputados recebeu, no total, pouco mais de 4 mil votos. E a relação com os 11 senadores finalistas somou 2,6 mil votos. A votação na internet prossegue até o dia 9 de outubro.

Confira aqui a primeira parcial da votação

Deputados

A disputa entre os deputados começa acirrada entre um veterano e um estrante do Psol do Rio de Janeiro. Chico Alencar, vencedor entre os deputados no ano passado, lidera com 466 votos. O ex-Big Brother  Jean Wyllys, que no Congresso vem se destacando na defesa das minorias e das causas dos homossexuais é  segundo, com 445. Outra vencedora do Prêmio Congresso em Foco em edições passadas, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) é a terceira, com 445 votos. Veja a lista completa da votação entre os deputados após o primeiro dia:

Chico Alencar (Psol-RJ) – 466
Jean Wyllys (Psol-RJ) – 445
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) – 325
Ivan Valente (Psol-SP) – 312
Luiza Erundina (PSB-SP) – 226
Reguffe (PDT-DF) – 179
Delegado Protógenes (PCdoB-SP) – 161
Romário (PSB-RJ) – 158
Jandira Feghali (PCdoB-RJ) – 147
Dr. Rosinha (PT-PR) – 139
Marco Maia (PT-RS) – 138
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) – 133
Paulo Teixeira (PT-SP) – 124
ACM Neto (DEM-BA) – 122
Henrique Fontana (PT-RS) – 120
Erika Kokay (PT-DF) – 119
Domingos Dutra (PT-MA) – 107
Miro Teixeira (PDT-RJ) – 99
Roberto Freire (PPS-SP) – 99
Vicentinho (PT-SP) – 86
Alfredo Sirkis (PV-RJ) – 66
Carlos Sampaio (PSDB-SP) – 58
Cândido Vaccarezza (PT-SP) – 54
Duarte Nogueira (PSDB-SP) – 53
Mara Gabrili (PSDB-SP) – 42

Senadores

Terminado o primeiro dia de votação, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) abre 94 votos de vantagem sobre o segundo colocado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Cristovam tem 461 votos, e Suplicy 367. O terceiro lugar é o estreante Randolfe Rodrigues (Psol-AP), com 343 votos. Veja a relação completa dos votos dados aos senadores no primeiro dia:

Cristovam Buarque (PDT-DF) – 461
Eduardo Suplicy (PT-SP) – 367
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) – 343
Paulo Paim (PT-RS) – 293
Pedro Simon (PMDB-RS) – 275
Lindbergh Farias (PT-RJ) – 206
Ana Amélia Lemos (PP-RS) – 146
Pedro Taques (PDT-MT) – 135
Demóstenes Torres (DEM-GO) – 135
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – 95
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) – 95

Parlamentar de futuro (com menos de 45 anos)

Jean Wyllys lidera com folga a votação entre os parlamentares mais jovens, na categoria que conta com o patrocínio da Ambev. Ele fechou o dia com 326 votos. Manuela D’Ávila, a segunda colocada, tem 197 votos. O terceiro é o senador Randolfe Rodrigues, com 142 votos. Veja a votação completa abaixo:

Jean Wyllys – 326
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) – 197
Randolfe Rodrigues  (Psol-AP) – 142
Reguffe (PDT-DF) – 125
Lindbergh Farias (PT-RJ) -94

Defesa da democracia

Chico Alencar também lidera na categoria Defesa da Democracia,que tem o apoio da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). O deputado do Psol do Rio de Janeiro tem 389 votos. Atrás dele, vem Cristovam Buarque, com 196, seguido de Paulo Paim, com 148.

Chico Alencar (Psol-RJ) – 389
Cristovam Buarque (PDF-DF) – 196
Paulo Paim (PT-RS) – 148
Pedro Simon (PMDB-RS) – 105
Demóstenes Torres (DEM-GO) – 77

Defesa do consumidor

Na categoria que tem o apoio do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), lidera o deputado Ivan Valente (Psol-SP), com 297 votos, seguido do senador Paulo Paim (PT-RS), 215. O deputado Reguffe (PDT-DF) vem em terceiro,com 98 votos.

Ivan Valente (Psol-SP) – 297
Paulo Paim (PT-RS) – 215
Reguffe (PDT-DF) – 98
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) – 66
Roberto Santiago (PV-SP) – 12

Defesa dos municípios

O senador Pedro Simon fecha o primeiro dia como o nome mais lembrado entre os parlamentares que mais defendem as causas dos municípios, categoria que conta com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Simon tem 175 votos. O senador Wellington Dias (PT-PI) aparece em segundo, com 166 votos. Ana Amélia é a terceira, com 128.

Pedro Simon (PMDB-RS) – 175
Welington Dias (PT-PI) – 166
Ana Amélia (PP-RS) – 128
Luís Carlos Heinze (PP-RS) – 15
Júlio César (DEM-PI) – 11

Segurança jurídica e qualidade de vida

Apoiada pela Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e pela Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), a categoria Segurança Jurídica e qualidade de vida fecha o primeiro dia liderada pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), com 212 votos. O senador Pedro Simon é o segundo com 122 votos. O terceiro é o senador Pedro Taques (PDT-MT), com 117 votos.

Alessandro Molon (PT-RJ) – 212
Pedro Simon (PMDB-RS) – 122
Pedro Taques (PDT-MT) – 117
Demóstenes Torres (DEM-GO) – 79
Miro Teixeira (PDT-RJ) – 44
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) – 38
Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) – 22
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – 16

Promoção da saúde

Defensor das causas de aposentados e pensionistas, o senador Paulo Paim (PT-RS) desponta no primeiro dia como líder na categoria Promoção da saúde, com 170 votos. Em segundo lugar, vem o deputado Dr. Rosinha, com 151 votos. O terceiro é o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE),com 96 votos.

Paulo Paim (PT-RS) – 170
Dr. Rosinha (PT-PR) – 151
Humberto Costa (PT-PE) – 96
Osmar Terra (PMDB-RS) – 40
Darcísio Perondi (PMDB-RS) – 34
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) – 25
Wellington Dias (PT-PI) – 20

Fonte: Jornal Extra

* Estranhamente um certo deputado do RJ não aparece em nenhuma lista. Por quê?

Posto do INSS no Rio aceita pedido de revisão pelo teto


Aposentados que ficaram de fora da lista devem preencher formulário e entregar na agência
Aposentados do INSS que estão de fora da lista da correção do teto podem entrar com pedido administrativo em agências da Previdência no Rio. Nos 96 postos no estado (29 na capital), os segurados que não tiveram o direito reconhecido da revisão, que chega a 39,35%, devem preencher formulário com dados pessoais e protocolá-lo em uma das agências.
Para fazer o pedido, é preciso levar carteira de identidade, CPF e o número do benefício. O segurado fará descrição do que pretende no formulário. O INSS ressalta que não há documento padrão para pedido de revisão do teto.
O instituto recomenda, no entanto, que o aposentado espere a análise dos 11.600 benefícios de segurados que preenchem os requisitos mas não foram incluídos na lista de 107 mil nomes.
Pelo acordo da Previdência com Justiça, quem fez pedido administrativo receberá o que é devido pelos últimos cinco anos considerando a data do protocolo no posto. O segurado com processo no Judiciário tem direito aos cinco anos antes da ação. Os beneficiários que não fizeram pedido administrativo ou não entraram com processo receberão até cinco anos antes da Ação Civil Pública do TRF da 3ª Região, feita em maio.
Segurado não precisa de intermediário
Entrar com requerimento administrativo ou fazer algum outro serviço nas agências da Previdência não precisa de intermediários. O alerta é do presidente do INSS, Mauro Hauschild. Segundo ele, os segurados podem esclarecer dúvidas pela Central 135 e serem atendidos nos postos com hora marcada. O presidente ressalta que os aposentados correm risco ao recorrer a terceiros que se oferecem para facilitar o andamento de processos mediante pagamento pelos serviços.
Quadrilha provoca prejuízos de R$ 8 milhões no Paraná
Operação da Força Tarefa Previdenciária contra fraudadores cumpriu ontem sete mandados de busca e apreensão no Paraná. O grupo colheu provas sobre a atuação de quadrilha que teria fraudado 80 benefícios. Estima-se que o prejuízo seja de R$ 8 milhões. As investigações começaram em outubro de 2010, a partir de denúncias sobre concessões de pensão por morte e aposentadorias por tempo de contribuição. A quadrilha seria formada por contadores que falsificariam documentos comprovando vínculos inexistentes. Os dados seriam inseridos nos sistemas do INSS.
Fonte: Jornal O Dia

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2011.



FOLHA DE SÃO PAULO
- Rebeldes tomam QG de Gaddafi
- Relatório põe em xeque atentados à sede da Rota
- DNA vai permitir que filho de hanseniano ache os pais

JORNAL O GLOBO
- Rebeldes líbios tomam QG, mas não encontram Kadafi

JORNAL EXTRA
- Hospitais recusam grávida por cinco vezes
- Estado faz chamada final para recadastrar aposentados

JORNAL O DIA
- Aposentado – Como garantir a revisão pelo teto
- Detran barra em vistoria até carros da Polícia Civil
- Fogão vence e avança na Sul-Americana