terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

“Aids não tem cura. Previna-se”





O Ministério da Saúde inicia, nesta terça-feira (14), a veiculação em TV aberta da campanha de prevenção da aids para o Carnaval de 2012. A divulgação é uma nova etapa da campanha lançada em 2 de fevereiro, cujo tema é “Aids não tem cura. Previna-se. No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha”. Confira abaixo o vídeo, que será veiculado em programação aberta de TV até o Carnaval.

Com foco informativo, o vídeo chama atenção para o avanço da doença entre os jovens gays, público-alvo da campanha deste ano. Dados do Boletim Epidemiológico Aids 2011 mostram que, nos últimos 12 anos, a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos com aids caiu 20,1%, enquanto entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

“É preocupante a queda do uso do preservativo pelos jovens. Pesquisas do ministério identificam que apenas 43% dos jovens usam a camisinha regularmente, e isso reflete que o jovem tem subestimado a aids. Por isso, estamos alertando para a importância do uso da camisinha”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, destaca que o crescimento da doença entre o público jovem é tendência mundial, conforme o Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). “De acordo com o relatório, em 2010 houve mais de sete mil novas infecções por dia em todo o mundo, sendo 34% em jovens de 15 a 24 anos. Preocupado com o cenário atual, o Unaids prevê, entre suas diretrizes estratégicas para 2015, que os países reduzam pela metade a transmissão sexual do HIV entre jovens gays”, detalha.

Jovens e preservativos – Os jovens são os que mais recorrem à distribuição de preservativos nos serviços de saúde, respondendo por 37,5% do consumo. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira (PCAP – 2008) realizada em todas as regiões do Brasil com 8 mil pessoas de 15 a 64 anos.

A pesquisa também identificou que, depois da primeira relação sexual, o uso da camisinha entre os jovens cai. Apesar do conhecimento sobre a importância do preservativo, do alto uso na última relação sexual e do maior uso em relação às demais faixas etárias em todas as situações, o uso regular do insumo caiu de 63% para 55% com parceiros casuais e de 53% para 43% com qualquer parceiro.

Campanha – Desde 2011, o Ministério da Saúde tem apostado na realização de campanhas de comunicação que abordam públicos diferentes com estratégias distintas. Na prática, isto tem se traduzido em ações não apenas de publicidade, mas também nas redes sociais, em eventos públicos, na imprensa e junto aos movimentos sociais. Para cada um destes espaços, é definida uma linguagem própria, de modo a potencializar o impacto junto ao seu público.

Antes do Carnaval, o plano de mídia prevê ações nas redes sociais, nas rádios e exposição das peças em painéis eletrônicos e aeroportuários, táxis, pedágios e canais fechados de TV. As peças também serão anunciadas em publicações especiais distribuídas no carnaval. O material específico para a população gay será veiculado em sites e revistas especializadas para esse público.

Na web e nas redes sociais, o ministério conta com o apoio de artistas e celebridades como Sheila Carvalho, David Brasil, Luís Salém, Gisele Tigre, Pedro Luís e Zezeh Barbosa, que gravaram vídeos informando aos foliões sobre a importância do uso da camisinha.

Esta campanha, que soma investimentos de R$ 15 milhões é parte do processo de prevenção que ocorre durante todo o ano para o controle da epidemia da aids, com ética, respeito aos direitos humanos e contra qualquer tipo de discriminação.

Fonte: Ministério da Saúde

Saúde apresenta primeiro balanço da dengue do ano

Foto: Rondon Rosario Vellozo / Ascom-MS



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o Secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Jarbas Barbosa, apresentaram na tarde de hoje a situação da dengue nos municípios prioritários e o balanço dos números da doença em todo o País no período de 1º de janeiro a 11 de fevereiro deste ano. Segundo Jarbas Barbosa, houve redução de 62% dos casos de dengue e de 66% no número de óbitos causados pela doença no País durante esse período. Além disso, houve queda de 86% no número de casos graves notificados.
O Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) também foi apresentado. O primeiro levantamento de 2012 foi realizado em 536 municípios e demonstra que 180 deles estão em situação satisfatória, 265 em alerta e 91 têm risco de surto. De acordo com o LIRAa, os municípios em risco de surto concentram-se principalmente nos estados da Bahia, Maranhão e São Paulo.  ”O fato de termos queda de casos ou óbitos não significa que temos que diminuir a prevenção. Estamos monitorando fortemente e entrando em contato com as secretarias estaduais de saúde para conter a doença. Distribuímos o LIRAa a elas para permitir ações específicas nos bairros para conter a doença “, disse o secretário da SVS.

Jarbas Barbosa ainda ressaltou que já foram comprados e distribuídos cerca de 13 mil kits de diagnósticos. Cada um deles possibilita 96 testes. “Os testes nos ajudam a caracterizar se há transmissão de dengue em determinado local. Estamos, também, distribuindo 450 mil cartazes com dicas de combate à dengue em todo o País. E em março vamos nos reunir com as secretarias de saúde de mais de mil municípios para mobilizar e revisar as ações”, detalhou.

O ministro Alexandre Padilha finalizou a apresentação lembrando que os resultados de agora são decorrentes dos esforços iniciados em agosto de 2011.  “Um fato importante é que aumentamos, desde o ano passado, o número de municípios que participam do levantamento dos dados (LIRAa). Então, reafirmamos que a redução do número de casos e óbitos revela a importância de manutenção da mobilização, porque ainda temos dois grandes desafios para conter a dengue: saneamento básico e cuidado com o lixo”, destacou o ministro.

Fonte: Ministério da Saúde