terça-feira, 18 de outubro de 2011

Protesto contra redistribuição dos royalties reúne 2.000 no Rio



Uma manifestação organizada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes (norte fluminense) reuniu cerca de 2.000 mil pessoas na Cinelândia, no centro do Rio, na tarde desta segunda-feira (17) para protestar contra projetos que tramitam no Congresso sobre a redistribuição de royalties do petróleo, que preveem perda de arrecadação de Estados e municípios produtores.
A cidade é a maior produtora de petróleo do país e que mais recebe royalties.
A prefeita de Campos, Rosinha Matheus (PR), discursou e cobrou a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff. "É uma covardia. Se precisar vamos acampar em Brasília. Vamos acampar no Planalto para ver se a Dilma toma alguma atitude. Vamos acampar no Supremo", disse.
Rosinha defende que a mudança na distribuição dos royalties é inconstitucional e promete levar a questão ao Supremo.
Também estiveram presentes na manifestação os deputados Anthony Garotinho (PR), marido de Rosinha, Octávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM) --ambos da oposição. O senador Marcelo Crivella (PRB) também compareceu.
A Prefeitura de Campos pagou pelo transporte dos manifestantes, segundo Wladmir Matheus, filho de Rosinha e Garotinho, presidente do diretório municipal do PR e organizador da manifestação. "É um evento da prefeitura para defender os interesses da cidade."
Foram contratados, diz, 200 ônibus e 80 vans para trazer os manifestantes ao Rio, que tiveram de enfrentar a forte chuva que caía na cidade e acompanharam os discursos com guarda-chuvas.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Opinião: Sinceramente acho que é covardia, querer iludir a população com atos como esse que não possuem o menor fundamento, uma vez que a votação sobre a perda dos royalties, não será feita pelo povo, mas sim por uma meia dúzia de “gatos pingados”, do Supremo, ou do Congresso Nacional, que realmente decidirão o destino dos royalties.
Acho que o povo que foi até o Rio de Janeiro, deveria ter posto o nariz de palhaço, para mostrar ao Brasil, como eles realmente se sentem, com quem ilude a população.
Outro detalhe é em relação ao numero de manifestantes de Campos que estiveram no Rio. O jornal conta que foram apenas 2.000, ou seja, o suficiente para ocupar apenas 40 ônibus. Agora fica a pergunta, e os outros 160 ônibus e 80 vans pagos com o dinheiro público, para onde foram?
Ou o dinheiro público foi para o ralo, ou foi utilizado para pagar dívidas de campanha anteriores, ou as vans foram para os shoppings da cidade, levar campistas para as compras.
Haja visto que, curiosamente, na manhã de ontem, um motorista de ônibus, parou esse jornalista na rua para perguntar onde ficava a Rua 21 de Abril.
Estranho? Um motorista de ônibus, não saber onde fica uma, entre as inúmeras ruas famosas do centro da cidade? É deveras, estranho! Por isso acho que a maioria dos ônibus contratados, foi realmente para os shoppings da Zona Sul carioca, aproveitar a viagem e a tranquila segunda-feira.

OAB divulga calendário das próximas edições do exame de ordem



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta segunda-feira um calendário com as datas das próximas edições do exame de ordem. O calendário contém todas as datas dos processos (publicação de edital de abertura, período de inscrição, prova objetiva e prova prático-profissional), de agora até o final da gestão da atual Diretoria da entidade, em fevereiro de 2013.
5º EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 26/9/2011
Período de Inscrição 26/9/2011 a 10/10/2011
Prova Objetiva - 1ª fase 30/10/2011
Prova prático-profissional - 2ª fase 4/12/2011
6º EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 29/12/2011
Período de Inscrição 29/12/2011 a 13/1/2012
Prova Objetiva - 1ª fase 5/2/2012
Prova prático-profissional - 2ª fase 25/3/2012
7º EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 25/4/2012
Período de Inscrição 25/4/2012 a 6/5/2012
Prova Objetiva - 1ª fase 27/5/2012
Prova prático-profissional - 2ª fase 8/7/2012
8º EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 1/8/2012
Período de Inscrição 1/8/2012 a 17/8/2012
Prova Objetiva - 1ª fase 9/9/2012
Prova prático-profissional - 2ª fase 21/10/2012
9º EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura 12/11/2012
Período de Inscrição 12/11/2012 a 26/11/2012
Prova Objetiva - 1ª fase 16/12/2012
Prova prático-profissional - 2ª fase 24/02/2013

Fonte: Jornal O Globo

Greve dos bancários chega ao fim, após 21 dias de paralisação


Os trabalhadores dos bancos privados, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil aceitaram, na noite desta segunda-feira, a proposta de 9% de reajuste feita pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). O índice vale para o cálculo de todas as verbas salariais, inclusive o tíquete-refeição e o vale-alimentação. Os valores são retroativos a 1° de setembro.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf, Carlos Cordeiro), o acordo firmado com a Fenaban "foi uma vitória e reforçará as reivindicações de outras classes de trabalhadores, que vão discutir daqui para a frente seus acordos coletivos anuais".
Além do reajuste de 9% sobre os salários e de 12% sobre o piso da categoria, com relação a 2010, os bancários vão receber da instituição em que trabalham até 2,2 salários por ano, a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Pelo acordo, a categoria também não terá desconto pelos dias parados.
Fonte: Jornal Extra

Royalties: relator convida líderes para reunião com governo em busca de consenso



O relator da proposta de divisão dos royalties do petróleo (PLS 448/11), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse há pouco que convidou os líderes do PT e do PMDB na Câmara, respectivamente, deputados Paulo Teixeira (SP) e Henrique Eduardo Alves (RN), o líder do PMDB no Senado, senador Renan Calheiros (AL), e o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), para se reunirem ainda hoje com a equipe econômica do Executivo, a fim de vencer algumas resistências em relação aos royalties.
Um desses entraves apontados pelo relator é a proposta de redução de 46% para 40% da parcela da União na participação especial paga pelas petroleiras. Segundo Vital, ele e os líderes ficarão em vigília em busca de negociação. A expectativa é entregar a versão final do relatório nesta terça-feira (18) e votar o texto no Plenário do Senado no dia seguinte.
Neste momento, Vital do Rêgo está reunido com parlamentares do Rio de Janeiro, discutindo as reivindicações dos estados produtores de petróleo. O encontro acontece, a portas fechadas, na sala da Comissão Mista de Orçamento, no anexo 2 da Câmara dos Deputados.
Fonte: Câmara dos Deputados

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2011.



FOLHA DE SÃO PAULO
ONGs do esporte têm de devolver R$ 26,5 milhões
- No Brasil, voo pinga-pinga custa 30% mais que sem escala
- Droga psiquiátrica é veneno para as crianças, diz médica

JORNAL O GLOBO
- Futuro do ministro do Esporte depende de depoimento hoje

JORNAL EXTRA
- Tira-dúvidas explica tudo sobre a mudança de conta dos servidores
- Explosão: dono não admite culpa em mortes

JORNAL O DIA
- Aposentado: tabela traz aumento dos benefícios
- Carro oficial de deputado tem 100 multas e quem paga é voce