quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prova de vida de segurados do INSS começa em janeiro


Recadastramento, anual, será realizado diretamente no banco pagador do benefício
O processo de prova de vida dos segurados do INSS, por meio das agências bancárias, já tem data para começar: janeiro do ano que vem. Todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios em conta corrente ou poupança terão de se recadastrar, ano a ano, diretamente no banco pagador. Quem não se apresentar poderá ter o pagamento suspenso.
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ficará a cargo de cada uma das 17 instituições financeiras conveniadas ao INSS autorizadas a fazer o pagamento escolher os mecanismos de comunicação para o recadastramento.
O contato com o segurado será por meio de carta à casa dele ou por comunicado na tela de autoatendimento dos caixas eletrônicos. Os dados serão repassados automaticamente à Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev).
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o objetivo da medida é manter o cadastro atualizado e evitar pagamentos indevidos. Antes, a necessidade de atualizar dados só valia para quem recebia via cartão magnético.
Tanto a comprovação de vida quanto a renovação de senha (para os que contam com cartão magnético) serão realizadas por empregados do banco. A atualização dos dados poderá ser feita também em caixas de autoatendimento que contam com o sistema biométrico, de identificação pela palma da mão.
INSS de olho nas mortes
Além do recadastramento dos aposentados, o INSS já dispõe de um sistema de informação de mortes por meio dos cartórios, o Sisobinet. Para a presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Rio (Faaperj), Yedda Gaspar, o sistema ainda é falho. “Conheci duas pessoas que por dois anos receberam pensão da mãe, indevidamente. É preciso reduzir os casos de fraude”, diz.
Fonte: Jornal O Dia

Médicos de planos de saúde param hoje


Proposta é, por 24h, só atender as urgências. Clientes podem se queixar
Pela segunda vez no ano, os médicos de planos de saúde se organizam para deixar de atender hoje, por 24 horas, os clientes de convênios médicos. O protesto pode atingir até 35 milhões de consumidores em todo o País.
Durante coletiva ontem, em Brasília, as entidades médicas estimaram que cerca de 120 mil dos 160 mil médicos deixarão de consultar pacientes. Atendimentos de urgência e emergência estão mantidos. Os médicos reivindicam reajuste na tabela de honorários, aumentos periódicos e fim de interferências dos convênios nas decisões médicas.
Em nota, a ANS informou que o acesso aos serviços contratados deve ser garantido pela operadora de planos de saúde.
Em casos de reclamações, o usuário deve telefonar para o Disque ANS: 0800 701 9656. O Procon também recebe reclamações pelo telefone 151.
Reajuste de 7,8%
A Federação Nacional dos Bancos apresentou ontem aos bancários proposta de reajuste de 7,8%, correspondente à reposição da inflação e aumento real. O índice corrigirá salários, pisos, benefícios e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os bancários querem 12,8%. Já os trabalhadores de postos de combustíveis do estado entraram na Justiça exigindo piso regional de R$ 731,43.
Fonte: Jornal O Dia

Royalties do Rio ainda ameaçados



União insiste em tirar verba de produtores. Reunião com bancada termina sem acordo
Mais uma vez não houve consenso em relação à distribuição dos royalties de petróleo na reunião promovida ontem em Brasília pelo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e parlamentares da Câmara e Senado.
De acordo com o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), o impasse continua porque a União mantém a proposta que reduz a arrecadação dos municípios e estados produtores. Manifestações estão marcada em defesa da manutenção dos royalties.
“Foi uma reunião incendiária. A União diz que aceita ceder um pouco na participação especial, mas insiste em manter a proposta que retira muito dos municípios produtores”, afirmou o deputado.
Coordenador da bancada do Rio na Câmara, Leal disse que os deputados participarão de ações em defesa dos royalties: sexta-feira, em Campos; na segunda-feira, após uma reunião na Agência Nacional de Petróleo, haverá ato no Centro do Rio e, dia 3, na Alerj.
Participaram da reunião a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN) e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), entre outros.
Fonte: Jornal O Dia

Comércio oferece 3.500 oportunidades no Rio


São vagas para vendedor, operador de caixa e auxiliar de operações da rede Di Santinni
A pouco mais de três meses do Natal, o comércio já começa a se preparar para dar conta do aumento das vendas. Entre as grandes redes de varejo, a Di Santinni abriu 3.500 oportunidades de empregos de fim de ano em todo o estado. As vagas temporárias são para os cargos de vendedor, operador de loja, operador de caixa e auxiliar de operações. Quem tiver Ensino Médio completo e disponibilidade para início imediato terá prioridade na seleção.
Profissionais contratados vão receber salário fixo (não divulgado), compatível com a função, acrescido de auxílio transporte. Os selecionados terão direito ao Programa de Participação de Resultados (PPR), que premia conforme o desempenho nas vendas.
Para concorrer, não é necessário ter experiência anterior, uma vez que a empresa treina seu pessoal. A Di Santinni oferece ainda dicas de especialistas para aprimorar o relacionamento com clientes, além de técnicas comportamentais interativas de atendimento.
Interessados em trabalhar nas lojas devem entregar os currículos em qualquer unidade da rede de calçados ou se cadastrar na página www.disantinni.com.br. Basta clicar em Institucional, Trabalhe Conosco e informar os dados solicitados.
A seleção será composta por duas etapas. Primeiro, serão realizadas entrevistas pessoais com gerentes de lojas. Depois, os currículos e perfis serão analisados pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa.
Há chances de efetivação
Apesar das vagas serem temporárias, as chances de efetivação são grandes. “Boa parte do atual quadro de gerentes é formada por pessoas que ingressaram na rede como funcionários extras de Natal”, afirma Denise Marsura, coordenadora de RH da Di Santinni.
De acordo com Marsura, nos últimos anos, cerca de 50% dos profissionais temporários foram efetivados após a temporada. “As chances são ainda maiores para quem possui dinamismo, pró-atividade e comprometimento”, diz.
Fonte: Jornal O Dia

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUART-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2011.



FOLHA DE SÃO PAULO
- Montadoras dizem que preço de carro pode subir
- PF investiga envolvimento da Vale com grileiro em MG

JORNAL O GLOBO
- Inflação dobra, dólar sobe mais e país crescerá menos

JORNAL EXTRA
- Esta é a conta do descaso na saúde do Rio – Jovem agoniza sem atendimento médico
- Dólar deixa viagens para o exterior 10% mais caras
- Loja abre 3.500 vagas para o Natal

JORNAL O DIA
- Aposentado terá que ir ao banco provar que está vivo
- Rede de sapatarias abre 3.500 vagas em todo o Estado
- Um grito contra a corrupção
- Plano de saúde: mais de 120 mil médicos param consultas e só aceitam emergências
- Abertas inscrições para 880 vagas nas melhores escolas públicas do estado