segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A seca em São Paulo


O baixíssimo nível de água do Sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo é um reflexo da ausência de consciência ambiental por parte dos paulistas e do povo de um modo geral

Esta é a primeira vez em meus pouco mais de cinqüenta anos que ouço falar em seca no abastecimento de água da maior cidade brasileira, São Paulo. O baixíssimo nível de água no sistema Cantareira que abastece a cidade de São Paulo apresenta alguns fatores, o primeiro deles que aponto é justamente a falta de consciência ambiental por parte da população, que vira e mexe usa e abusa do direito de desperdiçar água.
Todos os dias, milhares de donas de casa, desperdiçam água, lavando calçadas com água limpa, assim como proprietários de automóveis que também fazem o mesmo para limpar seus veículos, fora outros detalhes de desperdício de água em volumes gigantescos.
Mesmo com aulas sobre cuidados ambientais nas escolas ainda assim crianças e até mesmo seus pais, desperdiçam água em banhos excessivamente demorados, ou até mesmo na hora de lavar o rosto ao acordar. Todas essas atitudes em um mês ocasionam um volume de desperdício de água que poderia ser aproveitado da melhor forma.
Outro ponto a ser apontado e que demonstra a falta de cuidados e zelo por parte da população em relação ao desperdício de água é quando uma bomba que transporta água para o abastecimento estoura no meio do caminho e ninguém, mas nenhum cidadão é capaz de ligar para a empresa fornecedora de água para divulgar e informar sobre o vazamento de água. Essa situação por si só já demonstra a falta de cidadania dos brasileiros que passam por cima dos problemas logísticos de uma cidade e não tomam providências para ajudar a solucionar esta situação.
Apesar dos noticiários televisivos e radiofônicos alertarem a população sobre os cuidados e o compromisso que cada cidadão deve ter para economizar água, ainda assim a população se compraz em desperdiçar esse líquido tão precioso.
Por outro lado há agricultores que valorizam a água que recebem em seus canos e os reutilizam ou reaproveitam da melhor forma para dar de beber para os animais e regar as verduras e hortaliças todas às manhãs.
Em São Paulo há hospitais que também utilizam métodos inteligentes de captação e distribuição de água dentro do próprio hospital – isso foi publicado há mais de 30 anos em uma reportagem de um jornal de âmbito nacional.
Já os agricultores são os únicos que vem utilizando de forma consciente a água que recebem para dar de beber aos animais e reaproveitar essa mesma água que sobra para irrigar as verduras e hortaliças.
O nordeste brasileiro vive há mais de meio século com escassez de água para irrigar a lavoura e sustentar as famílias que vivem no sertão nordestino, mas mesmo assim, ninguém morreu ou morre por isso. O único inconveniente da seca no nordeste do País é o fato de que o Nordeste não contribuiu de forma igualitária com outras regiões na economia do país.
Seja como for o brasileiro ainda levará muitos anos para aprender a utilizar a água de forma consciente e contribuir para o abastecimento e economia de água.
Ironicamente, parece que os deuses estão castigando a cidade de São Paulo, depois de verem tantas demonstrações preconceituosas contra os nordestinos, nas redes sociais e após o resultado das eleições presidenciais no Brasil.

Resta um alento para o povo de São Paulo, o fato de que pela posição geográfica e pelo excesso de edifícios na maior metrópole brasileira, o calor fará com que as chuvas caiam torrencialmente e voltem a cair sobre os rios e estes encham o reservatório de água da maior cidade brasileira.

A virada do Atlético Mineiro vira mais uma vez e conquista vaga na final

Galo vingador ataca mosqueteiro e urubu e conquista vaga para final da Copa do Brasil



A noite de quarta-feira, 5 de novembro de 2014, certamente será inesquecível para os torcedores do Clube Atlético Mineiro, em Minas Gerais, tudo porque depois de tanto tempo conseguiram a proeza de derrotar o Clube de Regatas Flamengo em uma semifinal emocionante no Mineirão.
Na semana anterior o Flamengo havia conquistado uma importante vitória por 2x0 no Maracanã, Rio de Janeiro, e foi para Minas Gerais com praticamente um pé na final da Copa do Brasil, mas não contava com um fato, o de que o galo mineiro iria repetir a dose de uma atuação fantástica contra o Sport Club Corinthians Paulista quando também havia conseguido virar o placar da partida e seguir em frente na Copa do Brasil.
Ontem, contra o Flamengo, o galo não se intimidou, mesmo vencendo no primeiro tempo por 2x1, retornou para o segundo tempo, consciente de que a vitória só dependia dele, e não deu outra, enquanto o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo tentava administrar a vantagem que possuía até aquele momento, o Atlético Mineiro partiu para cima e em pouco mais de 4 ou 5 minutos quase ao final da partida conseguiu fazer dois gols que liquidaram as chances do Flamengo.
No outro jogo da noite, válido também pela Copa do Brasil, o Cruzeiro conquistou um empate heróico diante do Santos e conseguiu a vaga para a final do mesmo campeonato. Na primeira partida o Cruzeiro venceu o Santos por 1x0 em Minas.
A disputa caseira entre Atlético Mineiro e Cruzeiro certamente acirrará os ânimos dos exaltados torcedores mineiros. De um lado o Cruzeiro, líder disparado do Campeonato Brasileiro e prestes a conquistar seu quarto título na Copa do Brasil e conquistar ainda tríplice coroa, por ter conquistado o campeonato mineiro e do outro lado um Atlético Mineiro com sede de vingança e louco para conquistar um feito em cima do seu maior adversário, o Cruzeiro.
Será que o Galo Vingador conseguirá fazer mais uma vitima na Copa do Brasil? Se conseguir esse feito, realmente ele terá conquistado a tríplice coroa de vencer seus três últimos adversários de virada. É esperar para ver.

P.S. - Este texto seria publicado no site Blasting News, mas como eles censuraram o texto e outros artigos que escrevi aproveito, um pouco tardiamente para publicar essa história aqui.

Mudanças


Sou meio cigano, vivo mudando daqui para ali, de lá para cá, e face há alguns contratos sou obrigado a retornar a locais por onde já andei e morei.
O tempo também colabora para que novas idéias surjam e novos desafios venham a acontecer.
Durante um bom tempo, publiquei aqui neste blog notícias sobre a cidade de Campos dos Goytacazes, no entanto, a única coisa que me dá orgulho é o fato de que muitos leitores e até mesmo colegas jornalistas viam neste blog uma fonte de informação.
Mas o que me valeu tudo isso? Nada, uma vez que não era compreendido por alguns que me criticavam pelas costas, mas utilizavam as informações postadas neste blog para servirem de pauta por onde trabalhavam.
Coisas da vida. Parasitas sem cérebro.
Hoje a situação é completamente diferente.
Estou em outro lugar, onde vivo e respiro melhor, sem ranços, sem medo, mas com coragem para enfrentar a vida e viver com dignidade.
Este blog estava parado, sem publicações, e face a alguns desapontamentos resolvi reativá-lo com o intuito de publicar aqui meus comentários sobre a situação no Brasil, no mundo, e, principalmente no estado do Espírito Santo.
Além desse blog estou viabilizando outro, onde farei sinopses, críticas e comentários sobre cinema, livros e vídeos de fatos que vi ao longo desse tempo.
Espero que curtam essa nova fase!

Abraços....