segunda-feira, 21 de março de 2011

Intimação eletrônica vai agilizar a cobrança de débitos declarados na DCTF

A Receita Federal começou intimar, esta semana, cerca de 440 mil empresas que possuem saldos devedores declarados na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), perfazendo um montante exigido de R$ 6 bilhões.
A DCTF é uma declaração que é entregue até o 15º dia útil do segundo mês subseqüente aos fatos geradores. Neste documento são informados os tributos pagos, parcelados e se a pessoa jurídica tem saldo a pagar. O total de empresas obrigadas a apresentar a DCTF é de 1,6 milhão.
A cobrança deste débito demorava de sete a oito meses, agora com a notificação eletrônica o débito vai ser cobrado no mês seguinte ao da entrega da declaração. As mudanças no procedimento de cobrança foram anunciadas ontem (17), pelo Subsecretário  de Arrecadação,Cobrança e Atendimento, Carlos Roberto Occaso, em entrevista coletiva.
Trata-se do resultado do trabalho, iniciado em 2010, de aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria interna, visando agilizar e simplificar os métodos de cobrança.
Com a significativa redução de tempo entre a transmissão da declaração pelo contribuinte, com o processamento das informações e o envio sistemático dos avisos de cobrança, espera-se um acréscimo de R$280 milhões mensais na arrecadação.
Neste primeiro lote, serão cobrados débitos declarados nas DCTF transmitidas nos últimos seis meses, cujo saldo devedor ainda não foi regularizado. 
Novidades na cobrança
As intimações serão enviadas para a caixa postal eletrônica que as empresas possuem no ambiente do e-CAC (atendimento virtual) no sítio da Receita na internet, onde poderão ser consultados os débitos e gerados os DARF, com os devidos acréscimos moratórios, para pagamento.
O contribuinte que receber a intimação terá o prazo de 30 dias para regularizar a situação, evitando-se, assim, que os débitos sejam enviados para inscrição em Dívida Ativa da União e para o Cadin.
Este serviço virtual é acessível para as empresas que optarem pelo domicílio tributário eletrônico. O prazo das intimações recebidas por este ambiente começa a contar 15 dias depois do envio da mensagem para a caixa eletrônica. Para saber se a intimação chegou na caixa o contribuinte pode cadastrar até 3 números de telefones celulares.

Projeto acaba com carência em benefício para três doenças graves

A Câmara analisa o Projeto de Lei 8013/10, do ex-deputado Raul Jungmann, que inclui os portadores de hepatopatia grave, doença de Huntington e esclerose lateral amiotrófica entre os beneficiários que não precisam cumprir prazo de carência para ter direito a auxílio-doença e aposentaria por invalidez. O projeto inclui essas três enfermidades no rol de doenças estabelecido pela Lei 8.213/91.
O deputado lembra que a esclerose lateral aminiotrófica, irreversível até o momento, acomete o sistema nervoso e incapacita o portador à medida que avança. "A pessoa sente dificuldades de se locomover, comer, falar, perde habilidade dos movimentos, inclusive das próprias mãos, e não consegue ficar de pé por muito tempo, pois a doença acaba por afetar toda a musculatura", afirma.
Já a doença de Huntington é um distúrbio neurológico hereditário raro que se manifesta entre 30 e 50 anos. Os sintomas mais visíveis são movimentos corporais anormais e falta de coordenação. A doença pode afetar também habilidades mentais e aspectos de personalidade. Esses sintomas podem ser minimizados por meio de medicação, mas ainda não há cura para a doença.
Hepatopatia grave
Os portadores de hepatopatia grave (doença crônica do fígado) já têm direito a auxílio-doença e a aposentaria por invalidez sem necessidade de carência. Esse direito está previsto em portaria do Ministério da Saúde, de 2001. Raul Jungmann afirma, no entanto, que essa medida precisa ser reconhecida por lei.
Tramitação
O projeto, que tramita em conjunto  com o PL 5378/09, aguarda votação na Comissão de Seguridade Social e Família. As propostas têm caráter conclusivo e também serão analisadas pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto susta norma do MEC sobre acesso ao Fies

O Projeto de Decreto Legislativo 3/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), susta norma do governo que restringe o acesso ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) a estudantes que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A regra consta de artigo da Portaria 10/10, do Ministério da Educação, e vale a partir do primeiro semestre do ano letivo de 2011.
O autor argumenta que a Constituição define a educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. "É evidente que o dispositivo que se pretende tornar sem efeito contraria a Constituição Federal, que estabelece no artigo 206, inciso I, a igualdade de condições de acesso e permanência na escola", observa.
Tramitação
Antes de ser votada pelo Plenário, a matéria será examinada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Centenas de vagas de trabalho

Localizado na esquina da Av. 28 de Março com a Beira Valão,
o Balcão de Emprego abre das 8h às 18h

O Balcão de Emprego Municipal está oferecendo 887 vagas nesta segunda-feira (21), para diversas áreas. O nível de escolaridade vai do ensino fundamental ao nível superior. Para a construção civil são 151 vagas para as funções de serralheiro, ajudante de marceneiro, armador, pedreiro, caldeireiro, engenheiro civil, técnico de edificações e armador.
Há vagas também para promotor de venda (63), representante comercial (20), representante comercial, trainee gerente (14), atendente sem experiência, com idade de 16 a 23 (60), caixas (10), costureiras (16), gerentes (14), montadores de andaime (30), costureiras (18); babá, manicure, doméstica, operador de trator de esteira (20), psicólogo (1), operador cinegrafista (4), entre outras funções.
Os interessados devem comparecer ao Balcão de Emprego, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, levando carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF e currículo. Quem não tem o currículo pronto, não precisa se preocupar, funcionários do Balcão preparam na hora, de acordo com o padrão exigido pelas empresas. Os currículos também podem ser enviados para o e-mail balcaodeemprego@smtr.campos.rj.gov.br. “O Balcão de Emprego disponibiliza para os empregadores, salas para entrevista e de treinamento de pessoal”, informa a secretária de Trabalho e Renda. O Balcão está localizado na Avenida 28 de Março, 533, esquina com Beira-Valão, Centro, telefones 27316963 e 2731-6397.
Mais de 200 pessoas contratadas somente no mês de fevereiro
Duzentas e sessenta e oito pessoas foram contratadas com carteira assinada, através do Balcão de Emprego. O setor de serviços foi o que gerou o maior número de postos de trabalho, com 182 pessoas contratadas para as funções de auxiliar de serviços gerais, motoboy, caixa, doméstica, eletricista, mecânico, motorista, borracheiro, mecânico, auxiliar de operações, doméstica, entre outras. O comércio ficou em segundo lugar, com 51 contratações de assistente comercial, vendedor, supervisor de vendas, promotor de vendas e vendedor externo. A construção civil foi a terceira colocada, com 20 contratações de pedreiros, caldeireiros e pintores. Em janeiro, 266 pessoas conseguiram emprego com carteira assinada através do Balcão de Emprego.
Portas abertas para o emprego
O Balcão de Emprego é o lugar certo para quem está procurando um bom emprego com carteira assinada. O supervisor de segurança, Jociel de Azevedo, garante: se não fosse o Balcão de Emprego eu não teria esta oportunidade. “Foi uma porta que se abriu para mim. Quando eu fiz a entrevista, a vaga era para segurança. Os cursos que eu tenho na área e o fato de ter sido militar da Marinha me ajudaram, mas se não fosse a seleção no Balcão eu não teria conseguido a vaga”, afirma.
Jociel trabalha na Aforvig Segurança e Vigilância e presta serviços à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Ele foi contratado no dia 3 de dezembro. “Foi uma bênção, um presente de Natal antecipado para mim e minha família. “Tem gente que acha que serviços gratuitos não são de qualidade. Eu sou a prova viva de que o Balcão de Emprego funciona”, ressalta.
“Muitas pessoas se acomodam, ficam esperando cair do céu. Há empregos em Campos. É só correr na frente, procurar o Balcão de Emprego e garantir a vaga”, destaca Jociel.

Campos tem saldo positivo na geração de empregos

No País, janeiro com repuxo de vendas,
mas logo vem as demissões

O emprego continua em alta em Campos. As oportunidades existem e são ocupadas por quem está atento às exigências do novo mercado de trabalho e faz cursos de qualificação. Em fevereiro, o saldo entre demissões e admissões teve resultado positivo em 114 empregos com carteira assinada, com destaque para o setor agrícola, que durante o mês passado gerou 104 novos empregos com carteira assinada. O mesmo período também foi de resultado positivo no estado do Rio, com recorde histórico com geração de 19.921 novos empregos com carteira assinada.
Os dados foram divulgados na última semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. Os setores que mais geraram empregos foram o de Serviços, com saldo positivo de 82 empregos; o da Indústria da Transformação, com 25 empregos.
Os setores que mais demitiram no período foram o da Construção Civil e o comércio. Na construção civil entre as novas vagas criadas e as demissões prevaleceu um saldo negativo (redução) de 57 vagas de empregos durante o mês. No comércio a movimentação entre novas contratações e demissões resultou num saldo negativo de 43 vagas a menos em fevereiro, comparando com janeiro.
Na avaliação do economista Ranulfo Vidigal, presidente do Cidac (Centro de Informações de Dados de Campos), a redução do número de postos de trabalho no comércio e na construção civil era esperado como ocorre todos os anos, em decorrência do período de férias, que provoca esvaziamento da cidade. “No mês de janeiro o comércio tem o repuxo de vendas do início de ano, e em todo o Brasil ocorrem as demissões, que a partir de meados de março e abril volta à normalidade. O mesmo ocorre na construção civil, tendo em vista que muitas obras de pequeno e médio porte são interrompidas porque os contratantes viajam e suspendem temporariamente as obras, retomando a partir de meados de março. Mas na média geral, em fevereiro Campos ainda manteve o saldo positivo de 114 empregos.
Média - Mas Vidigal ressalta que na média de janeiro e fevereiro o saldo da geração de empregos com carteira assinada em Campos foi de R$ 546 postos de trabalho. “O setor de Serviços apresenta saldo positivo de 308 vagas; a Indústria da Transformação (usinas, olarias), 110 vagas e a Construção Civil teve saldo positivo de 100 vagas na média ponderada dos dois primeiros meses deste ano’, disse.

Balcão de empregos recebe currículos para o Boulevard

Boulevard Shopping, na área do Contorno, entra
na reta final de acabamento para inauguração em breve

Empresas que estão se instalando no Boulevard Shopping, em Campos, com previsão de ser inaugurado no próximo mês, estão buscando pessoal para contratação no Balcão de Emprego Municipal, órgão da Secretaria de Trabalho e Renda. Atualmente são oferecidas 230 vagas para três lojas de grife de renome nacional, além de uma cadeia internacional de lojas de vestuários e para o Cine.
Para a loja de uma das redes são 100 vagas para os cargos de vendedor, auxiliar administrativo e gerente. Para outra são 90 vagas abertas para vendedores e caixas. E para a terceira loja são 30 vagas para as funções de vendedor, gerente e caixa. O Cine está com 10 vagas abertas para serviços gerais e atendentes.
Os interessados devem comparecer ao Balcão de Emprego, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, levando carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF e currículo. Quem não tem o currículo pronto, não precisa se preocupar: funcionários do Balcão preparam na hora, de acordo com o padrão exigido pelas empresas. Currículos ainda podem ser enviados para balcaodeemprego@smtr.campos.rj.gov.br. “O Balcão de Emprego está dando apoio a estas empresas que estão se instalando em Campos, intermediando a contratação de funcionários. O Balcão disponibiliza para os empregadores, salas para entrevista e de treinamento de pessoal.
A parceria com estas empresas é importante para a inserção mais pessoas no mercado de trabalho”,  disse a secretária de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro Gomes, lembrado que em fevereiro, 268 pessoas foram contratadas com carteira assinada através do Balcão de Emprego Municipal.
Inauguração do empreendimento confirmada para o final de abril
A inauguração do Shopping Boulevard será no dia 26 de abril, informou o superintendente do Boulevard, Marcelo Oliveira. Ao todo serão 85 lojas, cinco salas de cinema com capacidade para 1.400 lugares e cinco com tecnologia 3D; praça de alimentação e mil vagas de estacionamento. São 35 mil metros quadrados de área construída na BR-101. O investimento é de cerca de R$ 40 milhões, com a geração de mil empregos diretos e 3 mil indiretos.

Microcrédito a pescadores é prioridade para frente parlamentar

Cleber Verde: Brasil deve estar à frente
na produção de pescado.

A garantia de microcrédito aos pescadores, a simplificação de procedimentos para subsidiar o óleo diesel e a criação da Comissão Permanente da Pesca na Câmara dos Deputados são algumas das prioridades da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, informou o coordenador do grupo, deputado Cleber Verde (PRB-MA). O colegiado, que já conta com 263 deputados e 63 senadores, foi reinstalado na quarta-feira (16).
O parlamentar destacou que a frente conquistou melhorias para o setor na legislatura passada e quer, agora, atuar de forma mais efetiva. “Obviamente, temos de dar apoio ao governo, mas também cobrar desse mesmo governo os mecanismos de proteção aos pescadores. O Brasil precisa liderar a produção de pescado – hoje, nosso mercado ainda está muito acanhado”, disse.
O presidente do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura, Fernando Ferreira, reiterou a importância da frente e destacou outras matérias de interesse do setor. "Uma delas é o reconhecimento da atividade pesqueira para fins de aposentadoria e demais direitos. Também defendemos a isenção, como foi feita com a carne, do PIS e da Cofins incidentes sobre o pescado, a fim de tornar essa proteína mais barata e acessível ao consumidor ", afirmou.
Segundo Ferreira, outra reivindicação dos profissionais da pesca é a regulamentação da divisão de lucros entre pescadores e empresários.

Câmara prorroga até setembro de 2012 prazo para Correios licitarem franquias

O Plenário rejeitou
a manutenção
do modelo atual
das franqueadas nas licitações.

O Plenário aprovou simbolicamente, nesta quarta-feira, a Medida Provisória 509/10, que prorroga o prazo para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contratar franquias de seus serviços por meio de licitação. O prazo original venceria em novembro de 2010. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
O novo prazo, definido pelo relator, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), em seu projeto de lei de conversão, é 30 de setembro de 2012. Com isso, os contratos ainda não substituídos serão prorrogados até essa data. Um prazo mais extenso (14/10/2012) constava de emenda do deputado Edson Santos (PT-RJ), enquanto o texto original previa 11 de junho de 2011.
Santos disse que o novo prazo permitirá a realização de editais bem elaborados. "Milhares de trabalhadores dependem das agências franqueadas", lembrou. Há no Brasil, atualmente, cerca de 1,4 mil franquias, que empregam em torno de 20 mil funcionários.
Berzoini incorporou ainda emenda da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que concede prazo de um ano para as novas agências franqueadas dos Correios se adequarem às padronizações definidas pela ECT por meio de suas guias e normas técnicas.
Devido a acordo entre as lideranças, essa MP foi a única votada nesta quarta-feira.
Processos suspensos
A MP foi editada em meados de outubro do ano passado e prorrogou o prazo constante da Lei 11.668/08, que reformulou o modo de contratação das franquias postais, determinando a realização de licitações.
Segundo o governo, a partir de 2009, das 1.424 franquias existentes no País, 227 pontos foram licitados e seus contratos assinados. Entretanto, à época de edição da MP, havia 519 processos suspensos por força de liminares concedidas pela Justiça.
O Executivo justifica a urgência da medida argumentando que, se os Correios tivessem de assumir essas franquias, a empresa teria de gastar mais de R$ 500 milhões para contratar trabalhadores temporários, alugar veículos e imóveis.
Modelo atual
O Plenário rejeitou um destaque do PSDB que queria incluir outra emenda de Rose de Freitas, prevendo que as licitações dos pontos franqueados deveriam respeitar o modelo atual de agências franqueadas.
Em defesa da emenda, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) argumentou que, devido à proximidade da perda da vigência da MP (23 de março), teria sido melhor aprovar a nova regra em vez de esperar sua votação pelo Senado e negociações com o governo. Se o Senado incorporar a emenda, a medida voltará à Câmara para nova votação.
Para o relator, a emenda retiraria dos Correios a prerrogativa de se relacionar com seus franqueados segundo as prioridades da empresa. Ele disse que o Ministério das Comunicações e a ECT se reunirão, após a sanção da MP, para tentar resolver o impasse jurídico em torno das licitações já iniciadas. "Reconheço que os editais têm desvantagens para os franqueados, mas não poderíamos engessar a lei com essa regra", disse.
Expansão da rede
A ECT começou a terceirizar seus serviços no início da década de 1990, com o objetivo de expandir sua rede de atendimento e suprir a carência de recursos para investimento no setor.
A obrigatoriedade de realizar licitações para as franquias foi instituída pela MP 403/07, transformada na Lei 11.668/08. A lei determinou que todos os contratos vigentes até 27 de novembro de 2007 teriam sua eficácia estendida por dois anos, contados da regulamentação, que ocorreu em novembro de 2008. Por isso, o prazo final vigente era novembro de 2010.

Transportes aprova multa para dono de animal solto em estrada

Leréia: Ministério Público já aplica
o Código Penal a donos de animais
que provocam acidentes de trânsito.

A Comissão de Viação e Transportes aprovou ontem a aplicação de multa ao proprietário que deixar animais soltos em vias públicas. Essa conduta passará a ser considerada infração de trânsito grave e acarretará também o recolhimento do animal.
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), ao Projeto de Lei 3737/08. O texto original previa, além de multa, a detenção do infrator por dois anos, em caso de acidente. Se ocorresse morte, a pena passaria a ser de reclusão de dois a quatro anos e multa.
Leréia argumenta que as medidas de caráter penal propostas originalmente são desnecessárias, porque quatro leis já cuidam do assunto – Código Penal (Decreto-lei 2.848/40), Lei das Contravenções Penais (Decreto-lei 3.688/41), Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97).
O deputado ressalta que o Ministério Público já aplica o Código Penal a proprietários de animais que provocam acidentes de trânsito. De acordo com ele, se há morte, o crime é considerado homicídio culposo, para o qual se prevê detenção de três anos. Quando ocorre apenas lesão corporal, a detenção varia de dois meses a um ano. “Não será um pequeno aumento das penas que reduzirá o problema”, afirma.
O parlamentar acrescenta que, embora o CTB já determine às autoridade de trânsito o recolhimento dos animais soltos nas vias públicas, não há previsão de punição para os proprietários. Por isso, propõe a mudança na lei.
Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Projeto fixa percentual mínimo de aprendizes em empresas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 8019/10, do ex-deputado Capitão Assumção, que cria percentual mínimo de aprendizes nas empresas, proporcional ao número de empregados.
Pela proposta, nas empresas com até 200 trabalhadores 4% terão de ser aprendizes. Nos estabelecimentos com 201 a 500 funcionários, a percentagem será de 5%. Já nas empresas com 501 a mil empregados, 6% deverão ser aprendizes. Por fim, quando houver mais de mil funcionários a percentagem será de 10%.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43) estabelece que as empresas são obrigadas a empregar um mínimo de 5% de aprendizes e um máximo de 15%.
Para o autor da proposta, a CLT deixa dúvidas quanto ao número de aprendizes que os empregadores são obrigados a contratar, ocasionando, muitas vezes, a não aplicação da norma. "Há uma flagrante dificuldade, por parte dos empregadores, em definir corretamente o número de aprendizes", disse.
Tramitação
A proposta foi apensada  ao Projeto de Lei 3853/04 e outros, que serão analisados em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto permite fretamento de vans para transporte interestadual

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7816/10, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que autoriza o fretamento de vans, microônibus e similares para transporte interestadual e internacional de passageiros.
Segundo o autor, a proposta vai corrigir uma lacuna deixada pela legislação em relação aos profissionais que realizam transporte de fretamento eventual ou turístico. Por falta de regulamentação, esses profissionais estão impedidos de realizar o transporte interestadual.
"A população será a principal beneficiada com a aprovação desta proposição, pois hoje se vê impedida de fretar veículos menores que os ônibus convencionais para viagens interestaduais, dificultando assim o acesso ao transporte, ao turismo e ao lazer", diz.
Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 6083/05, do ex-deputado Marcondes Gadelha, que trata do mesmo assunto. As propostas, que tramitam em caráter conclusivo, serão votadas pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Cansaço e descontentamento confundem profissionais e comprometem resultados

Tentar fazer uma distinção entre as duas características permite que o profissional saiba o está acontecendo com a sua carreira
Ficar cansado após um dia inteiro de trabalho é bem comum e natural, principalmente em áreas e empresas nas quais a pressão faz parte da rotina. Mas quando o cansaço começa a ser constante, ele pode indicar um sintoma de algo maior e mais perigoso para o desenvolvimento do profissional: o descontentamento.
Saber se a demora para se levantar de manhã, os atrasos, a perda de prazos, a visão pessimista do ambiente do trabalho, dos colegas e dos líderes são reflexos de um período de estafa ou se são fatores que indicam a insatisfação profissional pode não ser fácil, pois as duas características ora se completam ora caminham juntas, lado a lado.
Por isso, tentar fazer uma distinção entre o cansaço e o descontentamento auxilia os profissionais a entenderem o que está acontecendo com a sua carreira e a traçar estratégias para reverter o quadro. “O cansaço é mais sintomático, porque é a energia que você gasta. Já a motivação é algo que nunca passa, porque ela vem de dentro”, acredita o gerente de Projetos em Desenvolvimento de Pessoas do Idort-SP, Danilo Afonso. Por mais que a rotina no trabalho seja cansativa, suportá-la, mantendo o humor e o bom ritmo, fica mais fácil quando se gosta do que faz, da empresa e do ambiente.
A diretora-presidente da Projeto RH, Eliane Figueiredo, afirma que os profissionais devem ficar atentos às duas características, uma vez que tanto uma quanto a outra afetam o rendimento no trabalho. “Eles geram uma mudança de comportamento desse profissional”, afirma Eliane.
O que está acontecendo
E como saber se o que se tem é cansaço ou se o profissional está mesmo é descontente? Para os especialistas consultados, o profissional deve olhar para si mesmo antes de responder a pergunta. “Basta uma reflexão para ele perceber o que está havendo”, ressalta Eliane. “Ele precisa tentar mapear as causas”, ressalta. A partir das causas, é possível traçar um “diagnóstico” do problema. E suas possíveis soluções.
Afonso explica que, de maneira geral, o cansaço é gerado por fatores externos. Ele é consequência de diversas situações. Muitas vezes, a empresa passa por um momento no qual são exigidos maiores esforços dos colaboradoras. Às vezes, os projetos ficaram maiores e mais numerosos. Sem contar que existem casos em que os próprios profissionais atraem para si mais trabalho.
 “Quando o profissional quer ser o herói da equipe, ele vai ficar cansado”, resume Afonso. Ele explica que o próprio mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, estimula esse tipo de comportamento. Mas essas situações devem ser pontuais, ou se prolongar por períodos curtos. Caso contrário, o que poderia ser resolvido com férias pode culminar em demissão, devido aos resultados fracos que um profissional cansado pode gerar.
Diferente do cansaço, o descontentamento indica que os fatores externos não estão alinhados com os fatores internos – com os objetivos de carreira e de vida dos profissionais. Se situações de alto nível de estresse persistem na rotina de trabalho, geram ainda mais estresse e mantêm os profissionais em um estado de irritação por longos períodos pode ser que o cansaço tenha se transformado em descontentamento. “É um ciclo que se retroalimenta”, afirma Afonso. “E é preciso cortar esse ciclo”, diz.
Revertendo o quadro
Se, depois de refletir sobre as causas e o diagnóstico, ainda não estiver muito claro para você, talvez seja o momento de se fazer uma pergunta mais prática: você tem mais dias bons que ruins no trabalho? “Se a resposta for sim, talvez o que o profissional sinta agora seja, de fato, um cansaço. Se a resposta for não, ele pode estar descontente”, acredita Afonso.
Para o cansaço, existe uma série de possibilidades de reverter esse quadro. De uma reorganização da rotina a ano sabático. “Se for um cansaço gerado por uma situação pontual, a entrega de um relatório, por exemplo, é fácil de resolver”, afirma Eliane, da Projeto RH. “Se ele é gerado pelo próprio perfil do profissional, a mudança pode levar algum tempo”, diz a especialista.
 “Agora se for um descontentamento, talvez esteja na hora de mudar”, ressalta Eliane. Para saber o que é preciso fazer quando se está descontente, a resposta dependerá de cada profissional. “Ele precisa pensar o que ele pode fazer para mudar essa situação”, diz.
Ao buscar um caminho para tentar reverter os quadros, o profissional também pode buscar auxílio no líder. “O líder não pode chegar interpretando o que está havendo com o profissional. A posição mais correta é ele perguntar o que está acontecendo”, completa Eliane.

Internet chega a 73,9 milhões de pessoas no Brasil, diz Ibope

O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, LAN houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo o Ibope Nielsen Online.
O número representou um crescimento de 9,6% em relação aos 67,5 milhões do quarto trimestre de 2009, segundo dados divulgados pelo instituto nesta sexta-feira.
No que se refere ao acesso mensal em fevereiro deste ano, o Ibope informou que "o acesso à internet no trabalho e em domicílios vem crescendo ainda mais. O total de pessoas com acesso em pelo menos um desses dois ambientes chegou a 56 milhões em fevereiro de 2011, o que significou um crescimento de 19,2% sobre os 47 milhões do mesmo mês do ano anterior."
O total de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet cresceu 24% nesse período --e já é de 52,8 milhões.
O Ibope informa ainda que das 56 milhões de pessoas que têm acesso à internet no trabalho ou em residências, 41,4 milhões foram usuárias ativas em fevereiro --o que significou uma diminuição de 3,3% em relação a janeiro e um crescimento de 12,7% na comparação com os 36,7 milhões de fevereiro de 2010.
Controvérsia
Embora o crescimento do número de internautas seja favorável, a internet brasileira não está preparada para suportar as exigências atuais dos internautas, de acordo com um relatório divulgado pela Cisco no ano passado.
A pesquisa "A Qualidade da Internet", feita pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e pela Universidade de Oviedo (Espanha) com apoio da Cisco, empresa que fabrica equipamentos que conectam os computadores à rede, revelou que embora o Brasil tenha feito avanços para aumentar o número de domicílios conectados, a qualidade das conexões está abaixo da média.
Hoje, para que um internauta navegue e realize suas tarefas (trocar e-mails, baixar arquivos, assistir a vídeos, entre outras), as velocidades médias precisam ser de 3,75 Mbps (megabits por segundo) para o download (quando se baixa arquivos ou se acessa um site qualquer) e de 1 Mbps para o upload (quando se envia algo, e-mail ou mensagem instantânea).
O tempo de resposta (entre dar o comando e perceber que ele foi obedecido) não pode ser superior a 95 milésimos de segundo, segundo a pesquisa.
Em Fortaleza, apontada como a cidade brasileira com a melhor qualidade de internet, a velocidade de download auferida foi de 4,3 Mbps, ante 570 Kbps (kilobits por segundo) de upload. O tempo de resposta ficou em 114 milésimos de segundo.
A pesquisa indica que, nos próximos cinco anos, os internautas estarão consumindo mais capacidade de rede porque assistirão a vídeos sob demanda e farão videoconferências, entre outras aplicações sofisticadas.
Por isso, os especialistas estimam que, até 2015, um domicílio estará consumindo 500 GBytes mensalmente, ante os atuais 20 GB.
Para dar conta dessa quantidade de dados trocados via internet, será preciso investir mais para que as redes ofereçam velocidades de download de 11,25 Mbps e de 5 Mbps de upload com uma resposta de 60 milésimos de segundo.
Mundo
Só 38 cidades no mundo já estão preparadas para essa nova fase - nenhuma no Brasil. No total, foram monitorados domicílios em 239 cidades e 72 países. A Coreia do Sul continua liderando a lista de países líderes em internet, seguida por Hong Kong e Japão. O Brasil ocupa a 38ª colocação. Esteve na 41ª, em 2009, e na 36ª, em 2008.  

Sete dicas para não se prejudicar nas redes sociais

Segundo especialistas, as informações publicadas podem ter um peso muito grande e prejudicar profissionalmente
As redes sociais vêm se tornando parte também da vida profissional das pessoas. Construir um networking, trocar informações, conseguir colocações, divulgar portfólio e buscar recomendações de chefes e colegas são algumas das oportunidades que redes como Facebook, Twitter, Orkut e Linkedin oferecem.
Mas como viver bem conjugando suas necessidades profissionais e pessoais? Veja algumas dicas dos especialistas consultados pelo iG Carreiras:
1. Escolha a mensagem de acordo com o canal – “Se uma pessoa se propõe a ter um perfil em uma rede social, ela tem que saber que as informações divulgadas serão acessadas por diversos públicos . Por isso, para falar sobre assuntos mais pessoais, tenha um canal de acordo, como o Orkut e o Facebook. Questões profissionais podem ser tratadas no Linkedin. Tudo é uma questão de saber se adequar”, aconselha Lívia Lampert, presidente da Associação Brasileira das Agências Digitais do Rio Grande do Sul.

Mas, segundo Maurício Noznica, que atua na área de planejamento da agência de publicidade Rinocon, independentemente de pessoal ou profissional, é preciso agir sempre como se estivesse em um local público. “As informações que estão na rede podem ser acessadas por qualquer pessoa. Isso exige cuidado. O ideal é deixar suas intimidades e radicalismos para momentos individuais mesmo.”
2. Tenha cuidado com o que publica – “O importante é fazer um bom uso da rede social. Não publique coisas irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem. O fundamental é aproveitar ao máximo que aquele canal tem para oferecer”, afirma Lívia.
Segundo Camilla Faccini, analista de recursos humanos da Training X, é preciso muito cuidado com o que você expõe nas redes de relacionamento. “Além disso, as pessoas às quais você está ligada também podem interferir muito. É preciso ter cautela e limitar seus amigos, para que você não seja surpreendido com comentários sobre a sua vida pessoal.”
3. Saibar usar seu perfil social – “A pessoa não precisa fazer dois perfis: um profissional e um pessoal. O importante é saber segmentar. Buscar uma rede para as necessidades de trabalho e outra para amigos”, destaca Lívia.
Na opinião de Camilla, dois perfis podem mais atrapalhar do que ajudar. “Se você tem dois perfis na mesma rede, pode ficar parecendo que quer esconder algo ou mostrar uma pessoa que não é. Não vale a pena. É melhor ser mais cuidadoso e evitar escrever coisas que possam te prejudicar.”
Para Noznica, o ideal seria ter dois perfis para cada rede. Um para conversar amenidades e outro mais profissional. Entretanto, isso é inviável. “Para ter dois perfis em cada lugar, você iria passar o dia todo atualizando. Hoje há muitas ferramentas e redes sociais. É mais fácil você prestar atenção no que escreve do que fazer perfis diferentes.”
4. Direcione as redes de acordo com seus objetivos – “O Linkedin, por exemplo, tem um lado mais profissional. Já o Facebook e o Orkut são mais uma rede de relacionamento com amigos, algo mais pessoal. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em cada um deles”, ressalta Camilla.
5. Atenção com os recrutadores – Algumas empresas utilizam as redes sociais para definir o perfil de quem estão contratando. “As informações que são publicadas podem acabar prejudicando a pessoa na hora da contratação. Muitos recrutadores usam isso até na finalização de processos seletivos”, diz Camilla.
6. Cuidado ao endossar comunidades ou páginas de terceiros – Participar de comunidades que incitem o ódio ou o preconceito, por exemplo, pode ser um tiro no pé de quem está em um processo de recrutamento – e, de resto, pode prejudicar sua imagem com todos os seus contatos.
7. Não negue convites – Quando você entra em uma rede social, precisa ter a consciência de que estará exposto. “Não tem como fechar essa rede e negar convites de conhecidos do trabalho apenas porque não quer que eles te conheçam no lado mais pessoal. Se você aceita em uma rede, como o Linkedin, mas não aceita no Facebook, fica parecendo que você tem algo a esconder”, destaca Camilla. Por isso, o cuidado com o que você deve ou não publicar sobre você.

Domésticas terão atrasados de R$ 82

Despesas com salários das empregadas subirão este mês devido aprovação do reajuste do piso regional ser retroativo a janeiro
As donas de casas precisam deixar um dinheiro extra em caixa para pagar dois meses de atrasados às empregadas domésticas que ganham o piso regional. A despesa crescerá este mês devido à proposta de 6,8627% de aumento para as faixas do piso. O percentual é retroativo a janeiro. Com a aprovação do reajuste proposto pelo governo do estado, que deverá acontecer este mês na Alerj, a remuneração das domésticas (faixa 2) subirá de R$ 581,88 para R$ 621,81. Além do aumento, as patroas terão que pagar uma diferença de R$ 82,80, além do salário.
A tramitação da mensagem do reajuste do piso regional na Alerj será em regime de urgência. O projeto seguiu na ultima sexta-feira para a Assembleia e sairá publicado no Diário Oficial do Legislativo de hoje. Se não sofrer emendas de deputados na Casa, a proposta do governador Sérgio Cabral de 6,8627% vai ser sancionada e entrará em vigor em março, beneficiando cerca de 1,5 milhão de trabalhadores da iniciativa privada no estado.
A mensagem do Executivo prevê que a fórmula de reajuste do piso levará em conta o Produto Interno Bruto (PIB) estadual de três anos antes mais a variação da inflação de, conforme O DIA antecipou com exclusividade na última quinta-feira.
ATÉ R$ 203,76 - Atrasados chegam a R$ 203,76, dependendo da faixa em que o trabalhador estiver enquadrado. Terão direito a este valor advogados e arquivistas de nível superior.
EMENDAS - Inconformados com a proposta de 6,8627%, os representantes dos trabalhadores no Conselho Estadual de Trabalho e Renda vã apresentar emendas ao projeto do estado.

União, Estado e municípios oferecem 52.602 chances

SELEÇÕES ABERTAS

INFRAERO
Vagas: 93 mais cadastro reserva
Escolaridade: Nível Superior
Salários: R$ 7.086,68
Prazo: até 8 de abril
Edital: www.concursosfcc.com.br

MARINHA — FUZILEIROS
Vagas: 1.275 
Escolaridade: Nível Fundamental
Salários: R$ 1.100
Prazo: até 14 de abril
Edital: www.mar.mil.br/cgcfn/
 
CONCURSOS PREVISTOS

CORREIOS
Vagas: 9.190 
Escolaridade: Nível Médio
Prazo: sem previsão
Inscrições: www.cespe.unb.br

DEGASE — DEPARTAMENTO GERAL DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Vagas: 1.236
Escolaridade: Níveis Médio (1.025 vagas) e Superior (211)

SENADO
Vagas: 624
Escolaridade: Níveis Médio e Superior
Prazo: sem previsão

PREFEITURA DE JAPERI
Vagas: 593
Escolaridade: Níveis Médio e Superior
Salários: R$ 789,52 a R$ 2.143,88

BANCO DO BRASIL
Vagas: 8 mil
Escolaridade: Nível Médio
Prazo: Julho
Salários: R$ 1.600,12

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO — TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Vagas: 300
Escolaridade: Nível Médio
Prazo: sem previsão

SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA — SEAP - RJ 
Vagas: 650
Escolaridade: Nível Médio
Salários: R$ 3.215,31
Prazo: maio

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E DOS SERVIDORES DE SÃO GONÇALO
Vagas: 40
Escolaridade: Níveis Médio e Superior
Edital: em breve

SECRETARIA ESTADUAL DE FAZENDA — SEFAZ 
Vagas: 30 
Escolaridade: Nível Superior
Salários: R$ 4.200 
Edital: em breve

GUARDA MUNICIPAL DO RIO — ADMINISTRAÇÃO 
Vagas: 308 
Escolaridade: todos os níveis
Salários: R$ 703,64 a R$ 1.467,95
Edital: Sem previsão

GUARDA MUNICIPAL DO RIO — AGENTES 
Vagas: até 2 mil
Escolaridade: Nível Médio
Salários: R$ 1.207
Edital: em abril

GUARDA MUNICIPAL DE NITERÓI
Vagas: 200
Escolaridade: Nível Médio
Salários: R$ 1.100
Edital: em breve

POLÍCIA MILITAR DO RIO — SAÚDE
Vagas: 400 
Escolaridade: Nível Médio
Salário: de R$ 850 a R$ 1.200

POLÍCIA MILITAR — MÚSICOS
Vagas: 90
Escolaridade: Nível Médio
Salários: de R$ 850 a R$ 1.200
 
MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO
Vagas: 368
Escolaridade: Níveis Médio e Superior

POLÍCIA CIVIL
Vagas: 898
Salário: R$ 1.954 a R$ 8.945,81
Escolaridade: Nível Superior

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
Vagas: 37
Escolaridade: Níveis Médio e Superior
Salários: de R$ 2.067,30 a R$ 2.643,28

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
Vagas: 12.590
Escolaridade: Níveis Médio e Superior

MINISTÉRIO DA SAÚDE
Vagas: 900
Escolaridade: Nível Superior
Salário: de R$ 2.906,66 a R$ 5.093,43

POLÍCIA FEDERAL
Vagas: 1.352
Escolaridade: Nível Superior
Salário: R$ 7.514, 33

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO 
Vagas: 6.804
Escolaridade: Níveis Médio e Superior
Salários: de R$ 4 mil a R$ 7 mil

INSS
Vagas: 2.500
Escolaridade: Nível Superior
Salário: R$ 4.149,89

INSS — MÉDICO PERITO
Vagas: 500
Escolaridade: Nível Superior
Salário: R$ 4 mil 

PROCON-RJ
Vagas: 181
Escolaridade: níveis Médio e Superior
Prazo: em junho

AGÊNCIA NACIONAL DE CINEMA — ANCINE
Vagas: 100  
Escolaridade: Nível Médio
Salários: de R$ 4.759,98 a R$ 4.984,78

MAGISTÉRIO — SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS
Vagas: 400
Escolaridade: Nível Superior
Salários: até R$ 1.405

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
Vagas: 44
Escolaridade: Nível Médio
Edital: até abril

CONTROLADOR DE
TRÁFEGO AÉREO
Vagas: 100
Escolaridade: Nível Médio
Salários: R$ 3.417

SECRETARIA DE CULTURA DO RIO
Vagas: 33
Escolaridade: Nível superior

PREVI-RIO 
Vagas: 45
Escolaridade: todos os níveis