quinta-feira, 14 de julho de 2011

Programa atende empreendedor com rendimento anual de até R$ 36 mil

Para cadastrar-se como empreendedor individual, o cidadão que trabalha por conta própria no comércio, na indústria e na prestação de serviços deve ter rendimento bruto anual de até R$ 36 mil, não ter sócio ou ser dono de qualquer outra empresa. Pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
O prazo para o pagamento das contribuições é até o dia 20 de cada mês. O recolhimento é feito sempre em relação ao mês anterior, ou seja, os segurados têm até o dia 20 de agosto, por exemplo, para realizar o pagamento da competência de julho.
Atualmente, 467 ocupações se enquadram no perfil de empreendedor individual. Entre elas, doceira, pipoqueiro, borracheiro, barbeiro, artesão, carpinteiro, encanador, engraxate, jardineiro, jornaleiro, manicure, maquiador e quitandeiro.
A inscrição se dá exclusivamente pelo Portal do Empreendedor. Quem não tem computador pode se cadastrar nos postos do Sebrae ou em parceiros do Empreendedor Individual, como as prefeituras e câmaras municipais.

CVT de Cerâmica abre 492 vagas para seis cursos

Com uma média de 300 candidatos disputando turmas de 50 vagas, no primeiro semestre, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Cerâmica oferece, para o segundo semestre, 492 vagas, distribuídas em seis cursos profissionalizantes: Administração de Custos, AUTOCAD Básico, AUTOCAD Avançado, Logística Básica, Manutenção de máquinas e NR 10,11 e 12. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 29 de julho.
Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e concluído o Ensino Fundamental (9º ano). As inscrições podem ser feitas no CVT de Cerâmica, na Avenida Alberto Lamego, na Escola Técnica João Barcelos Martins, a partir das 8h. A documentação exigida é Carteira de Identidade e CPF. O sorteio, presencial, está marcado para o dia 1º de agosto. O aluno que fizer a inscrição para o turno da manhã deve comparecer ao CVT para participar do sorteio às 9h, já quem optou pelo turno da tarde, o sorteio acontece às 16h. Por último, quem pretende cursar à noite ou no sábado o sorteio está marcado para às 19h.
O coordenador do CVT de Cerâmica Lúcio Petrucci destacou a importância da qualificação hoje para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “Nos cursos, além de concorridos, ao término dá oportunidade ao profissional de ingressar em vários segmentos da economia. Um exemplo é o curso de Manutenção de máquinas, quem faz, pode conseguir uma vaga no mercado de trabalho nos setores têxtil e de alimento”, ressalta.
O CVT de Cerâmica é uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) ligada à secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia.  
Info
Cursos Gratuitos
CVT de Cerâmica
Administração de Custos – 120 vagas – duas turmas
AUTOCAD Básico – 48 vagas – duas turmas
AUTOCAD Avançado – 24 vagas – uma turma
Logística Básica – 180 Vagas – três turmas
Manutenção de máquinas – 60 Vagas – uma turma
NR 10, 11 e 12 – 60 vagas – uma turma

CETEP de Campos com 1.395 vagas abertas para Línguas e Informática

O Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (CETEP) de Campos está com inscrições abertas para cursos nas áreas de línguas e informática, num total de 1.395 vagas. As inscrições, que começaram no início da semana e terminam no dia 16 de JULHO, podem ser feitas no próprio CETEP, que fica no Colégio Visconde do Rio Branco, na Lapa, das 8h às 12h.
No Centro de Línguas do CETEP os interessados podem ser inscrever para Inglês, onde estão sendo oferecidas 270 vagas, distribuídas em quatro módulos, e Espanhol com oferta de 180 vagas, também em quatro módulos. Os cursos podem ser realizados em três turnos: manhã, tarde e noite.
Já no Centro de Informática são 975 vagas distribuídas para: Informática básica, Computação Gráfica, Técnica de Digitação e BR-OFF. 
A unidade do CETEP, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia tem como principal qualificar profissionais para buscar um emprego no mercado de trabalho.
O sorteio das vagas, presencial, ocorrerá no dia 18. A matrícula, para candidatos sorteados, será realizada de 18 a 22 de julho. Para se matricular, os candidatos contemplados no sorteio devem comparecer à unidade levando os originais do documento de identidade, do CPF e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem a partir dos 16 anos e está no Ensino Fundamental. O início do curso profissionalizante está marcado para o dia 1º de agosto.
CVT de Solda: de 08 a 16 de julho-inscrições on line!
http://www.faetec.rj.gov.br/

CVT de solda com 208 vagas para qualificação profissional

O Centro Vocacional de Tecnologia (CVT) de Solda, em Campos, está com 208 vagas abertas para oito cursos: MIG –MAG, Eletrodo Revestido, Maçarico, Caldeiraria, Caldeiraria Avançada, Inspeção de Solda, TIG e Encanador Industrial. Os cursos oferecidos pelo CVT de Solda, ligado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), unidade da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia são oportunidade de qualificação para atender funções nos setores offshore (Petrobras), automobilístico (montadoras) e sucroalcooleira (usinas).
As inscrições podem ser feitas no CVT de Solda até o dia 16, a partir das 8h. O sorteio, desta vez online, acontece no dia 18 pelo site: www.faetec.rj.gov.br/faetecdigital. Para se inscrever é necessário a apresentação da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os interessados devem ter mais de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental (9º ano).
— A rede Faetec, através do CVT de Solda, está mais uma vez ofertando essa oportunidade de qualificação profissional voltada para segmentos importantes da economia local — destaca o coordenador do CVT de Solda, Fabiano Portal.