segunda-feira, 9 de julho de 2012

9 de julho de 2012 - Protesto no Boulevard Francisco de Paulo Carneiro, em Campos dos Goitacazes, RJ








Postura e Secretaria de Cultura não se entendem e população se revolta em favor de indígena



Isto é incrível! Uma cidade que teve nos indígenas goitacá seus primeiros habitantes, não se entende quando dois órgãos municipais brigam entre si pela exposição de arte e venda de peças.
Autorizado pelo Secretário de Cultura (em documento timbrado pelo COPPAM) talvez por pressa ou falta de raciocínio, autorizou que o índio pataxó Adilson Ramos dos Santos, expusesse e vendesse seus produtos no calçadão.
No entanto, na tarde desta segunda-feira, 9 de julho de 2012, fiscais da Secretaria de Posturas, resolveram intimar o índio a se retirar do local. 
O ato que foi presenciado por alguns estudantes do Colégio Nilo Peçanha, que passavam pelo local, ganhou contornos de protesto e com o barulho dos estudantes houve uma verdadeira aglomeração no local, com todos os populares revoltados contra os fiscais da Divisão de Posturas.
Estranho é a falta de cultura dos fiscais, que numa cidade que leva o nome de uma tribo indígena, que possui um clube de futebol centenário cujo símbolo maior é um índio, não queira que um índio mostre sua arte. 
Curiosamente, entre conversas, um amigo lembrou que foi justamente o ex-presidente  campista, Nilo Peçanha, quem criou e estabeleceu o Serviço de Proteção aos Índios em nosso país, e foi justamente os alunos do Colégio que leva seu nome que levantaram essa bandeira em favor do índio pataxó.
O povo protestou, vaiou e certamente colocou nos ombros da prefeita de Campos, o ônus da sua revolta. 
Para quem está em início de campanha eleitoral, a Divisão de Posturas do Município, deu  de bandeja para os adversários dela, um prato tipicamente indígena.
Aliás, a Divisão de Posturas vem proporcionando cenas de comédia pastelão no Calçadão. Porque age com truculência e ainda por cima, contra pessoas que estão a serviço de outras secretarias municipais. Isso já foi visto e registrado.
O índio ao final, foi levado para a 134ª DP, pelos policiais do 8º BPM, mas estudantes comentaram que iriam à pé para lá, para continuar o protesto.
A imagem do documento emitido pelo Secretário de Cultura pode ser vista no site Ururau: