sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Com apenas um deputado em plenário, CCJ aprova 118 projetos em sessão de três minutos


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, numa sessão meteórica de pouco mais de três minutos, aprovou, na manhã de quinta-feira, 118 projetos. O deputado Luiz Couto (PT-PB), o único presente, foi chamado com urgência na comissão para ter pelo menos um parlamentar no plenário da CCJ. Quem presidiu a sessão foi o deputado Cesar Colnago (PSDB-ES), terceiro vice-presidente. Quando Couto chegou, Colnago declarou: "havendo número regimental, declaro aberta a reunião". Para abrir uma sessão na CCJ, a mais numerosa e mais importante da Câmara, são necessárias assinaturas de 36 deputados. Esse quórum existia, mas todos assinaram e foram embora, como ocorre em todas quintas-feiras.
Os projetos foram votados em quatro blocos: de 38 (concessão de radiodifusão), de 09 (projetos de lei), de 65 (renovação de concessão de radiodifusão) e de 06 (acordos internacionais). A cada rodada de votação, Colnago consultava o plenário, como se estivesse lotado.
- Os deputados que forem pela aprovação, a favor da votação, permaneçam como se encontram.
Sentado na primeira fileira, Luiz Couto nem se mexia.
Em outro momento, Colnago fez outra consulta ao plenário:
- Em discussão. Não havendo quem queira discutir, em votação. Aprovado!
Declarada encerrada a sessão, Colnago dirigiu-se a Couto:
- Um coroinha com um padre, podia dar o quê?!.
Couto é padre e Colnago revelou ter sido coroinha na infância.
A secretária da CCJ também fez um comentário:
- Votamos 118 projetos!
E Colnago continuou, falando com Couto:
- Depois diz que a oposição não ajuda...
Além das centenas de concessões e renovações de radiodifusão, a CCJ aprovou, neste pacote, acordos bilaterais do Brasil com a Índia, Libéria, Congo, Belize, Guiana e República Dominicana. Entre os projetos de lei, há um que trata de carteira de habilitação especial para portadores de diabetes e até a regulamentação da profissão de cabeleireiro, manicure, pedicure e "profissionais de beleza em geral".
Fonte: Jornal O Globo

Estudantes de comunicação escrevem mal e perdem para os da área de exatas


Uma pesquisa indicou que os estudantes de Comunicação Social têm pior desempenho na escrita do que os universitários da área de exatas, como Engenharia, por exemplo. No estudo, os engenheiros obtiveram a melhor avaliação e 87,5% conseguiram passar nos testes. Na outra ponta estão os alunos de Comunicação, 65,3% deles foram reprovados. A pesquisa foi conduzida pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), centro de recrutamento e seleção de estagiários.
O teste foi feito entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2011 e dez mil candidatos a vagas de estágio realizaram um ditado de 30 palavras, que permitia até seis erros. Dentre as palavras avaliadas estavam: desajeitado, autorizar, exceção, seiscentos e anexo.
Para a coordenadora de Recrutamento e Seleção do Nube, Natália Caroline Varga, a constatação surpreendente é o retrato da falta de candidatos qualificados para as carreiras que elegeram. “Isso nos mostra um pouco como está o mercado: temos muitos candidatos, mas poucos qualificados para algumas áreas”, explica.
Segundo ela, muitos estudantes ainda não têm noção da área que escolheram e não investem na leitura e escrita. “Muitos escolhem a profissão sem ter noção do que acontece no dia-a-dia. Alguns escolhem Jornalismo achando que vão apenas aparecer na TV e não fazer vários tipos de matérias diferentes, como acontece”.
Natália também acredita que os estudantes se preocupam com outros idiomas e cursos, mas esquecem da própria língua. Por outro lado, gastam muito tempo com entretenimento. “Os estudantes passam horas nas redes sociais, o que não ajuda na melhora do Português. Também falta incentivo à leitura nas escolas e nas próprias universidades”, conclui.
Fonte: Comunique-se

Opinião: No site Comunique-se algumas pessoas postaram comentários a esta notícia. Creio que muitas delas, sem o menor embasamento e conhecimento de causa. Simplesmente, porque não vieram de regimes educacionais anteriores, viveram sob a égide da anarquia pós-ditadura e das constantes greves. Querer culpar os professores, parece fácil, mas o problema é bem maior. O problema ao meu ver, é de todos, do Estado, das faculdades e também dos alunos.
Senão vejamos, o Estado paga mal, as universidades pagam mal, e consequentemente, os professores de todos os níveis, sentem-se desmotivados por não poderem receber um salário digno que lhes proporcione bem-estar e satisfação para entrar em sala de aula e ministrar uma aula.
A culpa também é dos estudantes, que após atingirem a adolescência, acham que tudo na vida se restringe a diversão. Escolhem mal, seus “amigos”, e abrem mão da família por esses “Amigos-do-Onça”, que só servem para tirar o foco do que deveria ser o objetivo de qualquer jovem, adquirir conhecimento, preparar-se e bem para executar em alguns anos, uma profissão digna, que lhes dê motivação e independência financeira.
Quando cursei os bancos da universidade, depois de muitos anos afastado dos livros e cadernos escolares. Fiquei deveras ansioso, para ver o dia em que um professor me pediria para escrever uma redação. Estranhamente o fato só aconteceu depois de um ano e meio, quando já cursava o quarto período de Comunicação Social, e lembro até hoje, que pus o sugestivo título de “Até que enfim!”. Criticando o fato de que até que enfim um professor se lembrou que num curso de comunicação social, a matéria que deveria fazer parte da grade de forma massiva, era justamente redação.
Nos comentários postados no site, uma pessoa fez referência ao imediatismo da internet, e ao fato de que os universitários perdem seu tempo com sites de relacionamento, nesse caso, concordo em número, gênero e grau. Pois via essa situação na faculdade. Mas enquanto, eles se divertiam, eu aproveitava meu tempo para fazer um tour pela biblioteca, para pesquisar e ler sumário de diversos livros, com o intuito de preparar-me para aquilo que é o terror de muitos universitários que chegam ao final do curso, a tão mal-desejada monografia ou tcc.
Mas concluo o meu pensamento, com as palavras do amigo, Wilson Heidenfelder.
“Temos de torcer para que haja muitos imbecis no curso que fazemos, pois só assim, nosso currículo terá muito mais valor do que o deles”.
Valeu Wilson!
Paulo de A. Ourives

Com alta do dólar, pão francês terá aumento entre 5% e 10% em outubro


O aumento na cotação do dólar vai elevar o preço do pão francês já no início de outubro. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o aumento será entre 5% e 10%. Já o macarrão e o pão de fôrma terão na próxima semana alta de 5%, informou a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).
O Brasil importa hoje 60% do trigo que consome. Cerca de 70% do custo da farinha de trigo vem de sua principal matéria-prima, o trigo. Das dez milhões de toneladas de trigo consumidas por ano no país, metade é usada para a fabricação do pão francês. Os 30% restantes vão para macarrão, biscoitos e pão de forma.
- O repasse é rápido porque os estoques duram entre sete e dez dias. Na padaria, o aumento nos preços vai variar entre 5% e 10%, pois cada empresa tem um determinado nível de estoque e exposição cambial - diz Christian Saigh, diretor da Abitrigo.
Claudio Zanão, presidente da Abima, diz que não há como segurar a alta do dólar:
- A alta do dólar foi repentina. No fim deste mês, já haverá o repasse - diz.
Com estoque alto, varejo consegue manter preço
No varejo, a situação é um pouco diferente. Os estoques e as negociações feitas com antecedência estão permitindo que parte do comércio segure os preços. Na rede Lidador, os importados não ficaram mais caros por causa da oscilação do câmbio. Mas, com as encomendas de Natal em aberto, manter os preços ainda é uma dúvida.
- Vamos segurar o máximo. Se o câmbio ficar nesse novo patamar por um período mais longo, seremos obrigados a repassar para o consumidor - disse Bruno Pereira, consultor de vendas da Lidador do Rio Sul.
Apesar dos custos até 20% maiores apenas em setembro, a italiana Onda Mobile, fabricante de celular, ainda não repassou a alta para o varejo.
- Vamos reduzir margem, mas, até quando der, vamos segurar - disse Vicenzo di Giorgio, presidente da companhia.
Enquanto a indústria tenta segurar suas margens, o brasileiro com viagem marcada para o exterior deve comprar dólares aos poucos, segundo especialistas em finanças, para diluir o sobe e desce da divisa.
As altas das cotações da moeda americana nos últimos dias não afetaram a defasagem dos preços da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras porque, ao mesmo tempo, os preços desses dois combustíveis também têm tido queda no exterior.
Fonte: Jornal O Globo

Bancários rejeitam 7,8% e decidem entrar em greve a partir do dia 27 em todo o país


Os bancários de todo o país rejeitaram a proposta de 7,8% de reajuste apresentada pelos bancos e decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira, dia 27. A decisão foi anunciada após assembleia realizada na noite desta quinta. Para a categoria, o índice é insuficiente e "não se justifica frente aos lucros recordes dos bancos". A campanha salarial dos bancários é nacional e dela participam funcionários de bancos públicos e privados.
Ainda de acordo com o Comando Nacional dos Bancários, os bancos também não avançaram em relação à participação nos lucros propondo a mesma regra da do ano passado: 90% do salário mais R$ 1.100,80, com teto de R$ 7.181. "Disseram não à reivindicação de um reajuste maior para o piso (o do ano passado foi de 16,3%) e a todas as propostas relacionadas à saúde, fim das metas abusivas de venda de produtos e do assédio moral e segurança bancária, apesar das mortes em saidinhas de banco e sequestros", informa a nota divulgada pela entidade.
Os bancários reivindicam 12,8% de reajuste salarial (reposição da inflação mais 5% de aumento real), participação nos lucros de três salários mais R$ 4.500; piso de R$ 2.297,51 (salário mínimo do Dieese), tíquete-refeição e vale-alimentação de um salário mínimo cada (R$ 545), plano de carreira, cargos e salários e auxílio-educação.
A decisão foi tomada em assembleias realizadas na noite desta quinta-feira pelos sindicatos dos bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Ceará, Alagoas, Rondônia, Acre, Campinas, Juiz de Fora, Dourados e Campina Grande, entre outros, conforme levantamento feito até as 20h50 da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que coordena o Comando Nacional dos Bancários
Uma nova rodada de negociação com a Fenaban ocorre nesta sexta-feira, às 14h, em São Paulo. Na segunda-feira, novas assembleias serão realizadas pelos sindicatos em todo o país para avaliar o resultado da reunião e organizar a greve.
- Esperamos que os bancos apresentem uma proposta decente para os bancários, pois a proposta rejeitada é insuficiente, na medida em que significa apenas 0,37% de aumento real, apesar dos lucros acima de R$ 27,4 bilhões obtidos somente no primeiro semestre deste ano - disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Fonte: Jornal O Globo

Mutirão de conciliação com o INSS começa em outubro


Segurados com processos contra a Previdência Social terão que procurar Juizado Especial
Dos dias 3 a 7 de outubro, o Conselho Nacional de Justiça — em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU) e o INSS — vai realizar um mutirão nacional para desafogar o judiciário de ações contra a Previdência. No Rio, a semana de conciliações deve acontecer no Juizado Especial Federal, Centro da Cidade. Os segurados com ações nos tribunais contra o INSS e que desejarem fazer um acordo deverão procurar a Justiça Federal nesse período.
De acordo com a AGU, o maior número de demandas ajuizadas contra o instituto são aquelas que dizem respeito à concessão de benefício por incapacidade. Para o mutirão, serão selecionados processos que dependem apenas de cumprimento pelo INSS e os que estão aguardando perícia ou cálculo. Serão analisadas também as situações em que o órgão pode incorporar administrativamente os direitos já reconhecidos pelo Judiciário — por exemplo, o caso da correção pela ação do teto previdenciário.
Segundo a ministra Eliana Calmon, corregedora Nacional de Justiça, a meta é solucionar, até o fim do ano, todos os processos que estão com sentença, acordo e os inseridos dentro da repercussão geral, julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Empréstimo consignado chega à marca de R$ 2,2 bilhões
Aposentados e pensionistas do INSS movimentaram no mês de agosto, só com empréstimos consignados, um total de R$ 2,284 bilhões. O resultado foi 3,62% inferior ao do mesmo período ano passado.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social, os empréstimos consignados representaram grande parte das operações de crédito movimentadas pelos segurados nesses últimos oito meses.
Das regiões do País que lideram o ranking de empréstimos consignados em agosto, o Sudeste está no topo, com R$ 1,161 bilhão ou 358.446 contratos.
Do total de operações realizadas no mês, 37% foram contratadas por segurados de 60 a 69 anos. A faixa etária de 70 a 79 anos foi responsável por 23,4% dos empréstimos, e a de 50 a 59 anos, por 22,6%.
STF: auxílio- doença não é contribuição
O Supremo Tribunal Federal considerou que o auxílio-doença por afastamento contínuo da atividade, sem contribuição intercalada, não pode ser considerado para calcular aposentadoria por invalidez. A decisão foi em resposta ao recurso do INSS, que questionava acórdão da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais de Santa Catarina.
O juizado havia determinado que o valor do auxílio-doença fosse considerado como salário de contribuição e, por isso, usado para calcular a renda mensal inicial da aposentadoria por invalidez. Na defesa, o INSS argumentou que o valor dos proventos do segurado deveria ser obtido mediante transformação do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez.
Fonte: Jornal O Dia

Faetec é indicada ao prêmio Personalidade Educacional 2011


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é uma das três instituições indicadas esse ano para receber o prêmio “Personalidade Educacional 2011”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação (ABE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do jornal Folha Dirigida, para homenagear aqueles que fazem da valorização do ensino, em todos os seus níveis, um ideal e é aberta à indicação de personalidades e instituições. A homenagem acontece no dia 20 de outubro, na sede social do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Com votação secreta, a eleição foi realizada por um colegiado formado por profissionais dos mais variados campos de atuação no seguimento educacional, como reitores, pesquisadores, professores, gestores de educação básica e superior, sindicalistas e representantes do poder público. Uma pluralidade que também é destaque nesse tipo de eleição.
Cada integrante do colegiado recebeu uma cédula oficial contendo uma senha que permitia o acesso ao site específico para a votação, onde ele podia indicar até três educadores e três instituições de ensino para receberem a homenagem. Ao todo foram mais de 10.900 votos. A eleição aconteceu entre 23 de agosto e 9 de setembro e a Faetec foi indicada na categoria Instituições, na qual também foram indicadas outras duas importantes escolas do Estado, o Colégio Militar e o Colégio Sagrado Coração de Maria. Vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, a Faetec se destaca por oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional, educação básica, ensino técnico e educação superior, além possuir escolas com turmas educação infantil.
O professor Celso Pansera, presidente da Faetec, destacou a importância dessa indicação e afirma que ela é o reconhecimento do esforço da Faetec para se manter entre as melhores do país.
 — A nossa eleição para receber o “Personalidade Educacional 2011” na categoria Instituição, é mais uma demonstração de que nós estamos no caminho certo. A Rede hoje é uma das mais importantes de ensino técnico e profissionalizante do Brasil e nós queremos que ela continue ocupando lugar de destaque entre as escolas do país. Para se ter uma idéia da importância da Faetec no cenário nacional de educação, basta dizer que, só em 2010 a Rede atendeu quase 335 mil alunos em suas turmas que vão da creche até a pós-graduação, passando pela educação infantil, o ensino fundamental, médio-técnico, subsequente (para quem já concluiu o ensino médio), superior e de qualificação profissional — explica o presidente da Faetec.
Para o Coordenador do Pólo Avançado da Faetec Norte e Noroeste Flumiense, professor Etevaldo Pessanha, a indicação para o prêmio Personalidade Educacional 2011demosntra a importância que a Faetec possui e reflete positivamente em todos os Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), Escolas Tecnicas, Institutos Superiores Tecnologicos (IST),Institutos Superiores de Educação (ISE), e nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) das regiões Norte e Noroeste do Estado. Ele destaca credibilidade da Faetec na formação de novos profissionais aptos em suprir as diversas demandas do mercado de trabalho em função das empresas e  empreendimentos que estão se estabelecendo na região, como, por exemplo, o Complexo Industrial do Porto do Açu e o Complexo Logístico Barra do Furado.
 — Estamos em um momento de mudança em toda a região e o Pólo Faetec Norte e Noroeste está acompanhando esse processo e já está trabalhando para suprir as demandas e participar efetivamente deste novo tempo. A credibilidade e a chancela da Faetec são requisitos importantes para que o mercado de trabalho receba novos profissionais com visão empreendedora e muita capacidade de inovar — explica o professor Etevaldo Pessanha.
Fonte: Assessoria da Faetec

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2011.



FOLHA DE SÃO PAULO
- BC intervém para segurar o dólar
- Para Fiesp, aviso prévio pode prejudicar o emprego

JORNAL O GLOBO
- BC muda estratégia mas não impede alta do dólar

JORNAL EXTRA
- Miliciano já fazia farras no presídio de PMs desde 2009
- Aviso prévio já causa polêmica
- Vasco volta à liderança, mas não dispara
- Dólar vai deixar pãozinho mais caro em outubro

JORNAL O DIA
- Motos somem de dentro do Batalhão de Choque
- Aposentados: INSS faz mutirão para acordo mês que vem
- Servidor do estado terá que abrir conta corrente para receber salário em novo banco
- Concurso do INSS: 2.500 vagas para técnicos e médicos. Salário vai a R$ 8 mil