quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Padroeira do Brasil



Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira dos Católicos do Brasil.
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram ao Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram a fuzél para os três humildes pescadores.
Início da devoção
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.
No mês de maio de 2004 o papa João Paulo II concedeu indulgências aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião das comemorações do centenário da coroação da imagem e proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil. Após um concurso nacional, devotos e autoridades eclesiais elegeram a Coroa do Centenário, que marcaria as festividades do jubileu de coroação realizado naquele ano.
Na cidade de Campos dos Goytacazes, assim como no restante do Brasil, a celebração é tímida e os fiéis apenas fazem orações em algumas igrejas.

Greve dos Correios: TST manda funcionários voltarem na quinta e determina desconto de sete dias



O Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou que a greve dos funcionários do Correios, que já dura 28 dias, não é abusiva, e que os funcionários devem voltar ao trabalho na próxima quinta-feira. A decisão foi tomada, durante julgamento do dissídio coletivo, que determinou um aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro de 2011, com reajuste salarial de 6,87% a partir de 1º de agosto.
Sobre os dias parados, os demais ministros não acompanharam o voto do relator e decidiram pelo desconto imediato de sete dias de paralisação e a compensação de outros 21 até maio de 2012 aos sábados e domingos. Pelo entendimento do TST, os funcionários dos Correios devem retornar ao trabalho à 0h de quinta-feira. O descumprimento dessa decisão tornará a greve abusiva. O comando nacional de greve ainda não informou como será feito o encaminhamento da decisão aos 35 sindicatos regionais.
O presidente do tribunal, o ministro João Oreste Calazen, chamou a atenção para o fato de o reajuste corresponder à variação do INPC, o que poderia ser interpretado como a indexação. No entanto, foi acatado o argumento do ministro Walmir Oliveira da Costa. Ele afirmou que foi feita a escolha da decisão conciliadora das partes, sem interesse de atrelar o reajuste à variação do índice.
A greve da categoria começou dia 14 de setembro. O ministro relator não considerou o movimento grevista abusivo porque os trabalhadores não cometeram atos de violência e nem de vandalismo durante a paralisação.
Fonte: Jornal O Globo

Sorteio da Mega-Sena será realizado na quinta-feira em virtude do feriado de 12 de outubro



Os sorteios das Loterias Federais previstos para esta quarta-feira, dia 12 de outubro, foram transferidos para a quinta-feira, dia 13, em virtude do feriado nacional.
A Caixa Econômica Federal informa que nesta semana o sorteio das Loterias será realizado no Caminhão da Sorte, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.
Os concursos 1183 da Lotomania, 253 da Timemania e 1327 da Mega-Sena serão sorteados a partir das 20h (horário de Brasília) e as apostas podem ser feitas até uma hora antes em qualquer uma das 11 mil casas lotéricas espalhadas no país. O sorteio dos concursos 678 da Lotofácil e 2720 da Quina também serão feitos, normalmente, na quinta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília).
Fonte: Jornal O Globo

Dilma sanciona sem vetos lei que prevê até 90 dias de aviso prévio



A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira sem vetos a lei que determina aos trabalhadores aviso prévio de até 90 dias, a depender do tempo de trabalho, informou a Casa Civil da Presidência da República.
De acordo com o texto, o aviso prévio que o empregador deve conceder em caso de demissão passa a ser proporcional ao tempo de trabalho na empresa. Para quem tem até um ano, nada muda, continuando os atuais 30 dias previstos na Constituição.
A partir de um ano, serão acrescidos ao aviso três dias para cada ano de trabalho, podendo chegar ao máximo de 90 dias.
A sanção será publicada na edição do Diário Oficial de quinta-feira.
Fonte: Jornal O Globo

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2011.



FOLHA DE SÃO PAULO
- Justiça determina fim da greve de 28 dias dos Correios
- Agências de risco rebaixam nota de bancos espanhõis
- Aviso prévio de até 90 dias entra em vigor na quinta

JORNAL O GLOBO
- Europa vive impasse após rejeição a acordo do euro

JORNAL EXTRA
- Conta do plano de saúde chega por fax e telefone
- Brasil vira no finzinho e vence por 2 a 1
- Argentina dá um tropeço histórico
- Dilma assina a lei que dá anistia aos bombeiros
- Aviso prévio de até 90 dias é sancionado

JORNAL O DIA
- Aviso-prévio para demissão será de 90 dias
- Viva Rio devolverá aos cofres públicos R$ 333.700 gastos de forma irregular
- Justiça manda funcionários dos Correios voltarem a trabalhar amanhã