segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino convida...

O maestro Jony William Vilela convida a população para um Grande Concerto Sinfônico da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino juntamente com o violonista Daniel Guedes, no próximo dia 16 de setembro (sexta-feira) às 20h30, a ser realizado na Igreja de São Francisco.

Inscrições abertas para mais de 14 mil vagas em cursos profissionalizantes e de qualificação na Faetec

Foram abertas na última sexta-feira (9) as inscrições para as 14.589 vagas em cursos oferecidos pela Faetec nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), nos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) e em outras unidades da Faetec em várias regiões do Estado do Rio. Ao todo, 60 unidades estão oferecendo chances de qualificação.
As inscrições seguem até 25 de setembro e, para quem deseja se qualificar para buscar um emprego, esta é a última chance de 2011 para se inscrever nos diversos cursos gratuitos profissionalizantes e de qualificação da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
Os CVTs oferecem cursos, seguindo a vocação econômica de cada região, o que aumenta a empregabilidade do aluno, que sai capacitado para trabalhar em segmentos com demanda no mercado. Já existem 30 unidades no Estado, com mais de 80 cursos. Já os Ceteps, com 58 unidades e 156 cursos, são os responsáveis pela maior oferta de vagas da Rede Faetec.
O presidente da Faetec, Celso Pansera, ressalta o quanto é decisiva a qualificação profissional na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho “O Estado do Rio de Janeiro está em franca expansão na oferta de empregos. Os eventos internacionais e o boom da economia demandam mão de obra qualificada, e a Faetec atua exatamente nessa formação, com excelência e compromisso”, afirma.
Já o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, destaca que os cursos oferecidos pela Faetec regionalizam a mão de obra e formam profissionais em todas as regiões. “Além dos jovens, os cursos podem ser feitos por pessoas que já trabalham e querem se qualificar ainda mais para encarar os desafios e o bom momento que o Rio de Janeiro está vivendo. O Estado é líder na atração de investimentos e estamos oferecendo para as empresas um trabalhador qualificado” afirma o secretário.

Como se inscrever

As inscrições vão até o dia 25 de setembro e só poderão ser feitas pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Para isso, basta acessar o link "Cursos Profissionalizantes - FIC / Inscrições Online".
Na página, os interessados encontrarão todas as informações necessárias para fazer a inscrição. Quem não tiver acesso à Internet pode procurar a própria unidade dos CVTs e Ceteps em que deseja cursar ou a unidade da Faetec Digital mais próxima da sua casa para realizar a inscrição. Monitores e funcionários auxiliarão no processo de inscrição.
O sorteio das vagas ocorrerá no dia 26 de setembro, no auditório da presidência da Faetec, a partir das 10h. A listagem será divulgada no site da instituição. A matrícula será realizada de 27 de setembro a 26 de outubro, mas de maneira diferente. Os candidatos sorteados terão de 27 de setembro a 5 de outubro para se matricular e quem não o fizer, não poderá realizar a inscrição no curso. Restando vagas, a Faetec chamará outros candidatos que ficaram na lista de espera. Estes deverão se matricular de 7 a 14 de outubro e também não poderão fazer a inscrição caso não aparecerem. Se necessário, outros dois períodos de matrícula ocorrerão, de 18 a 21 de outubro e de 24 a 26 de outubro, para preencher as vagas que restarem.

— Cursos oferecidos nos CVTs em Campos:

CVT Cerâmica: 124 vagas
Logística Básica; Autocad Básico; Manutenção de Máquinas

CVT Solda: 54 vagas
Solda Mig/Mag; Solda Tig.

— Cursos oferecidos nos Ceteps:

Cetep Campos dos Goytacazes: 750 vagas
Montagem e Manutenção de Computadores; Digitação; Access; Módulo II; BROffice; Computação Gráfica

Cetep Itaocara: 405 vagas
Computação Gráfica; Digitação; Internet; Criação de Homepage; Montagem e Manutenção de Computadores; Redes e Cabeamento; Office Avançado.

Cetep Santo Antonio de Pádua: 270 vagas
Informática Módulo II (apenas para renovação de matrícula); Digitação; Computação Gráfica; Acess; Montagem e Manutenção de Computadores; Redes e Cabeamento; Criação de Homepage.

Cetep São Fidélis: 307 vagas
Informática II; Montagem e Manutenção de Computadores; Programação Visual; Computação Gráfica; Digitação.

Cetep São João da Barra: (Cursos disponíveis apenas para renovação de matrícula)

Cetep Itaperuna: 274 vagas
Informática Módulo II; Acess; Digitação; Montagem e Manutenção de Computadores; Redes e Cabeamento.

Cetep Laje do Muriaé: (Cursos disponíveis apenas para renovação de matrícula).

Cetep Macaé: 130 vagas
Montagem e Manutenção de Computadores; Computação Gráfica; Redes e Cabeamento.

Projeto prevê benefícios para deficientes a partir de 45 anos


A Câmara analisa proposta que estende às pessoas deficientes com idade entre 45 e 59 anos os mesmo benefícios previstos no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) para todas as pessoas com 60 anos ou mais. A medida está prevista no Projeto de Lei 1118/11, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
O autor do projeto argumenta que, apesar dos avanços científicos, a expectativa de vida das pessoas com deficiência ainda é menor que a da média da população. “Além disso, embora seja incontroverso que o envelhecimento não afete as pessoas da mesma forma, esse processo acomete as pessoas com deficiência mais precocemente, seja por razões genéticas, seja por sobrecarga dos sistemas corporais, bem como pelas adversidades ambientais e sociais que enfrentam durante toda a sua vida”, afirmou.
Problemas precoces
Eduardo Barbosa cita um estudo publicado pela organização não governamental Disabled Peoples International (DPI) para afirmar que os problemas funcionais e médicos decorrentes do envelhecimento normalmente ocorrem por volta dos 70 ou 75 anos de idade nas pessoas sem deficiência. As pessoas com deficiência enfrentam os mesmos problemas 20 ou 25 anos mais cedo.
Além disso, segundo o deputado, as pessoas com deficiência têm três a quatro vezes mais chance de apresentar problemas de saúde secundários, tais como: doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares, diabetes, fraturas e osteoporose. “O Estado brasileiro deve garantir a essas pessoas, na velhice, o acesso pleno aos direitos sociais básicos e uma qualidade de vida digna, em igualdade de condições com os demais cidadãos”, afirmou.
O Estatuto do Idoso garante hoje às pessoas com 60 anos ou mais benefícios variados, tais como: atendimento preferencial em órgãos públicos, preferência na formulação de políticas públicas e prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados

Proposta prevê medidas de segurança para trabalhadores rurais


A Câmara analisa o Projeto de Lei 1216/11, do Senado, que prevê a adoção de medidas para garantir a segurança dos trabalhadores rurais. O projeto obriga o empregador rural a fornecer, gratuitamente e em perfeitas condições, equipamento individual para proteger a integridade física do trabalhador e evitar acidentes de trabalho.
O equipamento obrigatório dependerá das peculiaridades de cada atividade. Poderá incluir, por exemplo, chapéu para proteção contra sol, óculos de segurança, luvas, calçados impermeáveis ou botas especiais.
Caberá ao empregador rural instruir o trabalhador quanto ao uso adequado do equipamento e substituir imediatamente o equipamento danificado ou extraviado. O trabalhador rural será responsabilizado, no entanto, por dano causado pelo uso inadequado do equipamento ou por seu extravio.
O empregador rural também será responsável por expedir e divulgar ordens de serviço sobre segurança e higiene do trabalho rural, levando em conta os riscos de cada atividade. Também deverá orientar os trabalhadores sobre técnicas de prevenção a acidentes do trabalho e doenças profissionais.
A proposta altera a Lei 5.889/73, que estabelece normas regulamentadoras do trabalho rural. Essa lei atribuiu ao Ministério do Trabalho a adoção de regras sobre segurança dos trabalhadores rurais.
Comissões de prevenção
Segundo o projeto, as propriedades com mais de 20 trabalhadores rurais devem formar uma comissão interna de prevenção de acidentes do trabalho rural, a ser integrada por representantes dos empregadores e empregados. Os representantes dos empregados na comissão não poderão sofrer “despedida arbitrária” (aquela que não tiver motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro).
Nas propriedades com mais de 100 trabalhadores, o projeto exige o funcionamento de um serviço especializado em prevenção de acidentes do trabalho rural. Esse serviço deverá ter a participação de médicos do trabalho e de engenheiros de segurança do trabalho, entre outros profissionais.
A autora do projeto, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), afirma que o objetivo é assegurar tratamento isonômico aos trabalhadores, sejam eles urbanos ou rurais. “A Constituição garante igualdade de direitos entre trabalhadores urbanos e rurais, mas a prática, em geral, revela um tratamento muito mais severo para os campesinos.”
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados

Projeto permite adoção direta de criança sem seguir ordem em cadastro


A Câmara analisa do Projeto de Lei 1212/11, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que permite a adoção direta de crianças e de adolescentes entregues pelos pais a conhecidos ou que tenham sido acolhidos por pessoas  interessadas em adotá-los, independentemente da ordem de registro no cadastro de adoção. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90).
Atualmente, o ECA estipula que a adoção deve seguir a ordem de um cadastro nacional de famílias interessadas. O acolhimento da criança por interessado não garante a guarda definitiva. “Se, por um lado, a obediência à ordem de inscrição tem o mérito de coibir discriminações negativas, por outro impede a adoção em situações especiais, em prejuízo do adotando”, argumenta.
Carlos Bezerra afirma que precisam ser consideradas as peculiaridades da denominada “adoção à brasileira” – em que determinada criança é entregue pelos pais, geralmente por razões econômicas, a determinada pessoa para adoção – e do acolhimento, por determinada família, de criança abandonada e encontrada ou acolhida, que passa a ter interesse na adoção.
“O estatuto prevê que a afinidade e a afetividade devem ser levadas em consideração na apreciação do pedido, e o deferimento deve ser dado quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos”, afirma.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2011.


FOLHA DE SÃO PAULO
- Rede pública perde espaço entre melhores do Enem
- No Rio, morro aprova a ação da polícia, mas aponta excessos
- Investimento cai em 22 Estados e nas estatais

JORNAL O GLOBO
- PM afasta comando de UPP em Santa Teresa

JORNAL EXTRA
- PM adota tolerância zero no 1º caso de propina em UPP
- Fla ganha... 2 dias de folga após derrota
- Guia tira dúvidas sobre pensão de militares

JORNAL O DIA
- ‘Mensalão’ do tráfico derruba chefes de UPP
- Três PMs são acusados de executar Juíza
- Pacotão do emprego tem 52.274 vagas em concursos públicos
- Flu vence e briga pelo tetra. Vasco empata. Fla e Fogo dão vexame