segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma vitória conquistada com muita luta e lágrimas


Trinta anos depois das primeiras lutas em prol do reconhecimento da arte e da cultura campista, os novos membros do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura, foram empossados na manhã de sábado, na sede da Secretaria Municipal de Cultura. Todos os membros presentes a esta solenidade, ficaram visivelmente emocionados quando o conselheiro Antônio José Muylaert, lembrou que o momento era histórico, pois ficava ali consagrada a vitória de uma luta iniciada pelo atual Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, Antônio José Muylaert e Antônio Roberto de Gois Cavalcanti (Kapi).
Os novos membros do Conselho presididos pelo professor Joel Mello, terão como prerrogativa gestar os recursos oriundos da municipalidade em prol dos diferentes projetos de cunho cultural do município.
Enquanto o professor Joel Mello lembrava o compromisso que todos os conselheiros têm para com a cultura e com os recursos da municipalidade, o secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, reafirmava que agora o Conselho Municipal de Cultura, terá condições de alavancar os projetos que sempre desejou fazer, mas que nunca teve a oportunidade de vê-los concretizados.
- Este momento é histórico não só para mim, mas também para a Prefeita Rosinha Garotinho, e os demais companheiros que iniciaram essa luta há trinta anos, quando desejávamos mostrar que as manifestações culturais possuem uma importância muito grande para o município, pois ajuda a preservar a nossa cultura de raiz, da baixada e das periferias da cidade. Essas culturas são elementos agregadores das nossas manifestações culturais e dão embasamento ao estudo feito por alguns teóricos do folclore nacional – disse o secretário.

Secretário visita CEPOP para planejar as festividades da Semana do Folclore

Orávio de Campos ultimando detalhes para "Semana do Folclore"


 Com a aproximação das festividades da Semana do Folclore, marcada para os dias 19,29 e 21 de agosto, o secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, visitou as obras de construção do CEPOP – Centro de Eventos Populares Osório Peixoto - com o objetivo de elaborar o organograma do espaço onde será realizado o evento.
O secretário fez-se acompanhar pelos presidentes da AESC – Associação de Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar; da UBS – União dos Blocos de Samba de Campos -, Felizardo Manhães; e da AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro -, Rubinho da Maçã; da diretora da Secretária da Cultura, Maria Lúcia Bittencourt, da diretora da COESA, Rosa Morrisson, da arquiteta da Secretaria Municipal de Obras, Nahri Alves de Andrade, e, no canteiro de obras, foi recebido pelos arquitetos Anne Apcelo e Fernando Cardoso, da empresa responsável pelas obras do CEPOP.
Na programação deverá acontecer desfile de bois pintadinhos, encontro regional de jongueiros, samba de terreiro e partido alto e apresentação de folias de reis. Na área de alimentação, por conta da Coesa, haverá, também, exposição de arte popular e barracas com bebidas e comidas típicas.
A diretora da Coesa, Rosa Morrisson ficou satisfeita com a área destinada à colocação das barracas das entidades assistenciais de Campos e vislumbra boas perspectivas para os próximos meses, em relação ao número de eventos que acontecerão no CEPOP, como o desfile pela Semana da Pátria e show previstos na programação de inauguração.