segunda-feira, 4 de abril de 2011

Piso regional tem votação antecipada

Inicialmente programada para a próxima quarta-feira, dia 6, a votação do projeto de lei que reajusta em 6,86% os pisos regionais do Estado do Rio foi antecipada para a próxima terça-feira, dia 5. Na segunda-feira, véspera da sessão, o presidente da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Ricardo Abrão (PDT), vai receber os líderes dos sindicatos para discutir as 87 emendas apresentadas pelos deputados esta semana. O encontro está marcado para as 11h.
Às 14h de terça-feira — pouco antes da sessão, que começará às 16h30m —, haverá uma reunião de líderes dos partidos da Alerj com o objetivo de costurar um acordo que facilite a aprovação da matéria no plenário.
A demora em estabelecer os novos pisos regionais já criou atrasados de três meses (janeiro, fevereiro e março) para os cerca de dois milhões de trabalhadores que recebem os valores, já que a correção terá efeito retroativo a 1 de janeiro deste ano.
Emendas
Entre as principais emendas propostas pelos deputados, estão a que pede um aumento real de 4,5%, além dos 6,86% propostos pelo texto original do projeto de lei, e a que cria uma fórmula de cálculo para os reajustes, que seria válida entre 2012 e 2015. O cálculo levaria em conta o Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto das riquezas do país) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais 3% de aumento real para os trabalhadores.

Supervisor do Imposto de Renda garante 100% de segurança na transmissão da declaração via internet

Com o fim das declarações de papel, a Receita Federal avalia que haverá mais segurança para os contribuintes na hora de enviar as informações e menos erro. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o índice de segurança na operação entre o computador do contribuinte e os computadores da Receita chega a 100%.
"A declaração, que chega à Receita pela internet, é 100% segura, pois ninguém tem acesso. Não é manipulada", afirmou. Ele destaca que as declarações de papel, que não serão mais aceitas a partir deste ano, terminavam facilitando o acesso aos dados dos contribuintes por outras pessoas. O risco começava na entrega e ia até o processamento na própria Receita Federal, quando funcionários precisavam transcrever a declaração para os programas de computador do órgão.
Adir lembra também que a transcrição aumentava o risco de erros. "O risco começava na entrega e ia até a manipulação da declaração para transcrever. Mas essa forma [internet] não tem interferência nenhuma e é muito mais segura", disse Adir.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoas Física termina no dia 29 de abril. O programa gerador da declaração do imposto está disponível na internet no site da Receita Federal e pode ser instalado em praticamente todos os computadores. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada à Receita por meio de outro aplicativo, conhecido como Receitanet, disponível no site.
Os dados enviados do computador do contribuinte seguem criptografados aos computadores da Receita, onde são armazenados para o processamento, que deve ser iniciado em maio.
No processamento, diversas informações de outras fontes, como administradoras de cartão de crédito, prestadoras de serviços médicos ou de saúde ou da empresa onde o contribuinte é empregado, por exemplo, são cruzadas para verificar se houve sonegação, se os dados estão corretos ou se houve omissão. Se não houver problema, a declaração é liberada. Do contrário, fica retida na malha fina.
As liberadas obedecem à forma como foram apresentadas. As que vão pela internet têm prioridade. Na sequência, vêm os disquetes entregues à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil. Os idosos continuam recebendo prioritariamente as restituições, conforme determina o Estatuto do Idoso, obedecendo, entre eles, também à ordem de como fizeram a entrega da declaração.

PREVIC: Prorrogado prazo para envio de prestação de contas aos participantes

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (1º) resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) que prorroga o prazo, para 31 de maio de 2011, para que os fundos de pensão enviem o relatório anual de informações aos participantes e assistidos. Esse instrumento é responsável pela divulgação dos resultados contábeis, financeiros e atuariais dos planos aos seus beneficiários. O prazo relativo ao registro do Livro Diário das entidades em cartório também foi estendido para 15 de maio de 2011. As medidas têm caráter excepcional e atingem apenas o exercício social de 2010.
As prorrogações têm como objetivo adequar os prazos de cumprimento das obrigações exigidas pelas Resoluções CGPC n° 23 e 28, alteradas em março deste ano. E são consequência da ampliação do limite para o envio dos demonstrativos contábeis à fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), definida pela autarquia.
Alterações - No dia três de março, o CNPC aprovou - por meio das resoluções n° 1 e 2 - ajustes nas demonstrações contábeis obrigatórias dos fundos, alteração da periodicidade de seu envio à Previc e a simplificação do relatório de informações anualmente enviado aos participantes, cujo objetivo é tornar mais didática a prestação de contas aos beneficiários. As alterações realizadas visam a ampliação da transparência, redução de burocracia e de custos para as entidades.

Aposentadoria por invalidez pode ser paga junto com pensão por dano material

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho deferiu a ex-empregada de um banco o direito de receber, ao mesmo tempo, a aposentadoria por invalidez e a pensão mensal vitalícia, prevista no artigo 950 do Código Civil para os casos de redução da capacidade de trabalho. O voto do ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do colegiado, foi seguido pelos demais colegas.
Segundo o relator, os dois benefícios não são incompatíveis. A aposentadoria por invalidez é concedida ao segurado que contribuiu para o regime geral de previdência social. Já a pensão mensal devida pelo banco à trabalhadora diz respeito a dano sofrido pela empregada que teve reduzida sua capacidade para o serviço.
A sentença de origem condenou a empresa ao pagamento de pensão vitalícia. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE) excluiu-a da condenação porque a trabalhadora recebia aposentadoria do INSS e complementação paga por instituto de previdência privada. Assim, na avaliação do TRT, a empregada não tinha sofrido prejuízo salarial com a aposentadoria.
No entanto, ao analisar o recurso de revista da trabalhadora, o ministro Lelio Bentes verificou que, de fato, não havia incompatibilidade entre a pensão e a aposentadoria. De acordo com o relator, a aposentadoria por invalidez é concedida ao segurado por sua incapacidade para o trabalho em decorrência das contribuições previdenciárias feitas. A pensão é consequência de um ato ilícito praticado por alguém que causou prejuízos a outro (vítima). Portanto, concluiu o relator, são parcelas derivadas de relações jurídicas distintas.
Em relação ao benefício suplementar à aposentadoria do INSS, o relator esclareceu que também não tem a natureza indenizatória pretendida pelo banco. Isso significa que o valor fixado a título de dano material, a ser pago na forma de pensão mensal vitalícia, independe do benefício de aposentadoria.

Declaração do Simples Nacional poderá ser enviada até o dia 15 de abril

Prazo terminaria nesta quinta-feira, 31 de março
Está publicada no DOU desta quarta-feira (30) a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que prorroga para 15 de abril o prazo para a entrega da
Declaração Anual do Simples Nacional - DAS/2011. A expectativa é de que até o final do prazo sejam entregues 3 milhões de documentos.
Segundo o Secretário-Executivo do CGSN, Silas Santiago, a medida foi adotada por ocorrência temporária de problemas operacionais, já resolvidos, atendendo-se parcialmente ao pedido de fixação de nova data por parte das entidades contábeis e empresariais.
A fixação do prazo de 15 de abril atende à necessidade de obtenção dos dados da declaração, por parte dos Estados, para apuração do Índice de Participação dos Municípios (IPM), utilizado para cálculo da distribuição do ICMS.
A entrega da declaração deve ser feita por meio do aplicativo disponível no portal do Simples Nacional acessando o endereço: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/.
Novo Período de opção para municípios do Rio de Janeiro atingidos por desastres naturais
A norma publicada hoje ainda estabelece o período de 4 a 29 de abril para que as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), já em atividade, com sede nos municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis, todos no estado do Rio de Janeiro, possam optar pelo Simples Nacional.
As ME e EPP, localizadas nesses municípios, que tiverem pendências, deverão regularizá-las até 29/04/2011. O resultado final estará disponível no Portal do Simples Nacional em 13/05/2011.

Projeto prevê concessão de 13º para beneficiários do Bolsa Família

Hauly: Bolsa Família
promove inclusão social.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7892/10, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que concede aos beneficiários do Programa Bolsa Família uma parcela adicional do benefício no mês de dezembro, correspondente ao 13º salário dos assalariados. Pelo projeto, essa parcela terá valor correspondente ao maior valor recebido pelo beneficiário ao longo do ano.
O autor afirma que o Bolsa Família tem funcionado como fator de inclusão social e geração renda para a população mais carente e que a ausência do pagamento de um valor adicional em dezembro cria uma discriminação em relação aos trabalhadores. "A aprovação desta lei permitirá a criação de uma sociedade mais justa, sem onerar, significativamente, o Tesouro Nacional", afirma.
O projeto estabelece também que o benefício passará a ser reajustado em fevereiro de cada ano, com aumentos indexados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado durante o exercício anterior. Atualmente, não há obrigação governamental de reajustar os valores do Bolsa Família.
Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, será examinada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Proposta reajusta desconto simplificado do Imposto de Renda


Para Thame, se hoje mais pessoas pagam imposto,
é justo que os descontos sejam maiores
.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7832/10, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que aumenta de 13.317,09 para R$ 16.639,98 o desconto máximo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem optar pelo modelo simplificado.
 “Nos últimos anos, houve sucessivos reajustes nas faixas de rendimentos da tabela progressiva do IRPF, sempre acompanhados de reajustes de mesmo percentual nos limites de dedução. Apesar disso, consideramos que ainda falta elevar o atual limite do desconto simplificado, em razão da tendência de aumento do número de pessoas que pagam esse tributo”, disse. Ele lembra que o número de declarantes passou de 18,35 milhões, em 2004, para 22,44 milhões, em 2006.
"A proposição beneficia principalmente os contribuintes de menor renda, já que o desconto simplificado facilita o cumprimento das obrigações tributárias, por ser mais rápido e simples", acrescenta.
Outro ponto defendido pelo deputado é que o aumento do limite levará a contribuintes que hoje optam pela declaração completa a preferir a simplificada.
A proposta altera a Lei 9.250/95, que trata do Imposto de Renda.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Proposta proíbe cobrança de juros sobre juros

A Câmara analisa o Projeto de Lei 205/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que anula as cláusulas de contratos que determinem a cobrança de juros sobre juros. A prática, denominada anatocismo, implica a incorporação dos juros vencidos ao capital e a cobrança de juros sobre o montante capitalizado. A proposta é idêntica ao PL 4678/04, do ex-deputado Celso Russomanno, que foi arquivado ao final da legislatura passada.
De acordo com o projeto, a proibição valerá para os contratos de mútuo (espécie de empréstimo para consumo durante certo prazo e posterior devolução de bem do mesmo gênero, quantidade e qualidade) e nos financiamentos junto a bancos, financeiras, administradoras de cartão e outras instituições de crédito.
O texto, que acrescenta inciso ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), prevê que a instituição infratora pagará ao contratante, como ressarcimento e multa, o dobro do valor cobrado indevidamente.
O autor lembra que a Lei 10.931/04 admitiu o anatocismo para operações de mútuo. "Nosso entendimento, porém, é que o consumidor deve ser colocado a salvo dessa prática", disse. "É evidente a vulnerabilidade do consumidor diante da astúcia das empresas que fazem empréstimos e financiamentos", completou.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sacolas de supermercado poderão ter informação sobre peso máximo

Sandes Júnior afirma que falta de informação
provoca prejuízo para o consumidor.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 198/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga as empresas a estampar, nas sacolas de supermercado e similares, dados sobre volume, peso máximo suportado, composição e restrições de uso e riscos.
A proposta é idêntica ao PL 1390/07, do ex-deputado Celso Russomano, que foi arquivada ao final da legislatura passada. Esse PL chegou a ser rejeitado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor.
Segundo o texto, sacolas sem alça e sacos de lixo não podem ser usados para embalar produtos. A obrigação não vale para a embalagem original do produto.
Sandes Júnior afirma que a ausência de regulamentação sobre o assunto possibilita situações de risco e de prejuízo para o consumidor, com o rompimento de sacolas, quebra de vidros e perda de produtos.
A proposta, de acordo com ele, não implicará em aumento significativo de custos para as empresas, pois a maioria das sacolas já traz informações como logotipo, endereço e telefone estampados.
Quem não cumprir a determinação, diz o texto, sofrerá as penas previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que vão de multa à interdição do estabelecimento. A medida entrará em vigor 90 dias após a publicação da lei no Diário Oficial.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Telefone 190 poderá ser adotado para todos os tipos de emergência

Mendes Thame usa como exemplo
o número 911 dos EUA.

O Projeto de Lei 175/11, em tramitação na Câmara, determina que o número 190 será utilizado em todo o País para todos os tipos de emergência (polícia, bombeiros, atendimento médico, defesa civil, disque-denúncia e outros).
Mendes Thame argumenta que a medida vai possibilitar o atendimento mais eficaz à população. “Hoje, o usuário é obrigado a decorar uma variedade de números: 190 para Polícia Militar, 192 para atendimento médico de emergência, 193 para bombeiros, 199 para defesa civil, 147 para polícia civil, 181 para disque-denúncia e assim por diante”, disse ele, acrescentando que, nos Estados Unidos, o número 911 cumpre essa função.
O projeto também prevê pena de detenção de dois a quatro anos, acrescida da metade se houver dano a terceiro, além de multa, para quem utilizar o serviço de forma abusiva, com a intenção de prejudicar ou impedir sua operação – passar trote, por exemplo.
De acordo com a proposta, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), as despesas do serviço serão pagas pelas operadoras de serviços de telefonia – fixa e móvel. O parlamentar reconhece que os custos do serviço serão elevados. No entanto, ele afirma que esse setor tem um faturamento de aproximadamente R$ 160 bilhões por ano.
A proposta que altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97), acrescentado um item (o direito ao número único) na lista de direitos do usuário de serviços de telecomunicações.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto aumenta em 10% as aposentadorias a partir de janeiro

Hauly: aposentados representam,
segundo dados oficiais, a principal renda
de grupos familiares no Brasil.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7941/10, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que aumenta em 10% os valores das aposentadorias mantidas pela Previdência Social a partir de 1º de janeiro de 2011.
Conforme o autor, o novo valor permitirá a recuperação do poder aquisitivo dos aposentados. "O reajuste em índice superior à média dos percentuais oficiais de inflação assegurará um maior poder aquisitivo àqueles que, segundo dados oficiais, representam a principal renda de grupos familiares em nosso País", disse.
Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comissão discutirá acesso a banda larga com ministro das Comunicações

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promoverá audiência pública na quarta-feira (6) com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Segundo o presidente da comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), o ministro deverá apresentar os programas em curso para promover a universalização do acesso à internet em banda larga.
Bernardo também vai debater outros temas, como a modernização dos processos administrativos do ministério e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Os deputados querem discutir, ainda, questões como a proposta de um novo marco regulatório para o setor de radiodifusão.
A reunião está marcada para as 10 horas, no plenário 13.

Projeto endurece punição para empresas lesivas ao meio ambiente

Lucena quer aumentar sanções
contra empresas no caso
de infração administrativa.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 383/11, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que proíbe as empresas que cometerem infração administrativa ambiental de obter subsídios, subvenções ou doações do governo pelo período de até três anos.
O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que já impossibilita essas empresas de fechar contrato com a administração pública, também pelo prazo de até três anos. Outras sanções previstas pela lei em caso de infração ambiental administrativa são a suspensão ou cancelamento de registro, licença ou autorização da empresa; e a perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais.
Além disso, o projeto estabelece que a empresa não poderá receber subsídios, subvenções ou doações da administração pública se tiver débitos previdenciários ou fiscais ou se tiver sido condenada por crime ambiental com sentença transitada em julgado. "Decorridos 13 anos de sua aprovação, ainda se observam imperfeições na Lei de Crimes Ambientais, duas das quais este projeto de lei objetiva sanar", explica o autor.
A proposta é idêntica ao PL 2243/07, do ex-deputado Dr. Talmir, que foi arquivado ao final da legislatura  passada, após ter sido aprovado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Finanças e Tributação.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo  pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Processos civis que envolvam idosos poderão ter rito sumário

Arnaldo Faria de Sá: é comum decisões judiciais
só sairem depois da morte do idoso.

Os processos da esfera civil que tiverem pessoas com idade a partir de 60 anos como uma das partes poderão ter rito de tramitação sumário. A medida consta do Projeto de Lei 194/11, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), em tramitação na Câmara. A proposta acrescenta dispositivos ao Código de Processo Civil (Lei 5.869/73).
Atualmente, o Código de Processo Civil prevê procedimento sumário para causas menos complexas (como ações de cobrança de condôminos em atraso e ressarcimento de danos em acidentes de veículos) e de menor valor (até o limite de 60 salários mínimos). Essas causas têm tramitação mais rápida, com fases processuais reduzidas. É comum que as fases do julgamento - petição inicial, defesa, provas e decisão - sejam restritas a duas audiências.
Para o deputado Arnaldo Faria de Sá, os idosos devem ter direito ao mesmo rito. Ele ressalta que a morosidade da Justiça faz com que as decisões, em alguns casos, saiam somente após a morte do idoso.
Prioridade
Projeto semelhante foi apresentado em 2007 pelo então deputado Juvenil Alves (MG). Em 2009, ele foi arquivado pelo ex-presidente da Câmara Michel Temer por entender que a Lei 12.008/09 já contemplava a questão. A lei alterou o Código de Processo Civil para tornar prioritária a tramitação de ações para idosos e portadores de doenças graves. A prioridade deve, no entanto, ser requerida pelo interessado.
Para o deputado Faria de Sá, a nova lei não trouxe os benefícios esperados. Segundo ele, o advogado do idoso precisa cobrar a prioridade em cada fase do processo. Além disso, as fases são as mesmas do rito ordinário, não contribuindo para a redução dos prazos. O deputado acredita que a morosidade da Justiça, no caso dos idosos, só será resolvida se for adotado o procedimento sumário.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto permite prisão por qualquer crime em período eleitoral

Donizette: legislação eleitoral
está protegendo criminosos.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 122/11, do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), que amplia a possibilidade de prisão de eleitores no período de cinco dias antes da eleição até 48 horas depois do encerramento da votação. Conforme o projeto, poderá ser preso qualquer eleitor que seja alvo de sentença criminal condenatória ou para o qual haja mandado de prisão expedido por juiz.
Atualmente, segundo o Código Eleitoral (Lei 4.737/65), os eleitores só podem ser presos se a sentença criminal condenatória referir-se a crime inafiançável, e não é permitido o cumprimento de mandados de prisão nesse período.
O projeto mantém as outras duas permissões de prisão já existentes: por flagrante delito e por desrespeito a salvo-conduto.
A proposta também permite que a Justiça Eleitoral crie um procedimento específico para que os eleitores presos nesse período possam votar.
Donizete afirma que os limites impostos pela legislação eleitoral têm o objetivo de proteger o eleitor e a integridade da eleição, mas, em vez disso, está protegendo criminosos. Ele cita dois exemplos: "No Rio de Janeiro, um suspeito de ter cometido mais de 40 estupros se entregou e em seguida foi posto em liberdade. Em Campinas (SP), um jovem de 18 anos, autor de dois roubos, foi preso e solto imediatamente. Horas depois, roubou e matou um cidadão de 83 anos."
Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 5490/09, do Senado, que trata de tema semelhante e está pronto para ser votado pelo Plenário.

Dê um empurrãozinho em sua memória RAM e faça seu sistema rodar mais rápido

PC Brother Memory Optimization é um aplicativo gratuito,
eficiente e muito fácil de usar.

O principal objetivo do PC Brother Memory Optimization é otimizar seu computador, além de exibir para você a quantas anda o sistema atual, tanto em formato gráfico quanto numérico. Esta ferramenta pode ser justamente aquilo que faltava para ajudar seu computador a funcionar mais eficientemente, rodando os programas de forma mais rápida e estável.
O software é totalmente gratuito e amigável. Suas principais ferramentas estão disponíveis em uma barra específica na tela principal.
Quando você executa um aplicativo, sua memória RAM é forçada a trabalhar mais rápido. Uma vez que a memória já está cheia, o sistema começa a usar o disco rígido - levando a uma queda considerável de desempenho em seu computador. Mas, com a ajuda de PC Brother Memory Optimization, você pode ter certeza de que isso não vai acontecer.
O processo utilizado pelo aplicativo para otimizar a memória do seu PC é simples: ele remove os processos e as informações que não estiverem sendo utilizadas no momento. Muitas vezes, dados como estes ainda nem chegam à memória RAM, justamente por ainda não terem sido transferidos pelos programas que os originaram.
Além disso, PC Brother Memory Optimization usa recursos mínimos para executar uma varredura constante de sua memória RAM, para prevenir situações desagradáveis. Enquanto isso, o programa exibe uma barra de status, onde você pode visualizar o uso de RAM atual e efetuar uma "limpeza" de memória, sempre que necessário. Você pode programar este processo, de modo que a limpeza ocorra automaticamente, quando o aplicativo atingir um nível pré-determinado.

Brasil está entre países com baixo domínio do inglês, mostra estudo

Pesquisa, que avaliou a habilidade de pessoas
em 44 territórios, aponta que País ocupa 31ª posição
no ranking mundial

Há algum tempo se discute que a falta de pessoas com fluência em inglês no Brasil representa um desafio para alguns setores da economia, como o caso da área de tecnologia da informação. E um estudo divulgado pela EF English Proficiency Index (EPI) confirma essa percepção, ao deixar o País em 31º colocado, em uma lista de 44 países, em relação à habilidade dos adultos com a língua inglesa. O que foi classificado como um baixo domínio do idioma.
O estudo se baseou em testes de inglês realizados por 2 milhões de pessoas adultas, entre 16 a 30 anos. A partir daí, detectou que os mercados considerados emergentes enfrentam hoje dificuldades parecidas com o Brasil em relação ao domínio do idioma inglês, com China, Índia e Rússia nas 29ª, 30ª e 32ª colocações.
Já quando considerado apenas os países da América Latina, o País fica em 6ª posição, à frente de mercados como Chile e Venezuela. No entanto, bem atrás da Argentina, 16ª colocada no estudo global e classificada como um mercado com habilidade moderada dos adultos com idioma inglês.

As frases proibidas nas organizações

Nós geralmente valorizamos as pessoas que apresentam a resposta em vez de consagrarmos aqueles que se dedicam a fazer as perguntas certas
Com o passar do tempo, algumas frases se tornaram proibidas a todos que vivem o dia a dia nas empresas, pois os riscos decorrentes de tais manifestações são reconhecidos como muito elevados para quem pretende se manter no local onde trabalha.
Quando foi a última vez que você ouviu alguém afirmar "eu não sei" ou "o erro foi meu" em sua organização? Possivelmente, até tenha pensado que esta pessoa surtou momentaneamente ou então que se tratava de um profissional inexperiente e sem o mínimo senso de autoproteção.
No entanto, situações como esta precisam ser analisadas por outro prisma. A cultura organizacional da grande maioria das empresas brasileiras não valoriza a importância daqueles que dizem "eu não sei" ou mesmo quem faz questionamentos recorrentes, mas sim os profissionais que têm a capacidade de responder as questões elaboradas por outrem.
Você mesmo deve lembrar como era apreciado na escola quando conseguia responder a alguma pergunta do professor e os olhares de reprovação ou deboche que lhe eram dirigidos ao indagar algo que esclareceria o assunto a todos de uma única vez, mas ninguém arriscaria examinar publicamente.
Nós geralmente valorizamos as pessoas que apresentam a resposta em vez de consagrarmos aqueles que se dedicam a fazer as perguntas certas. Por conseguinte, também nas organizações, muitos dos colaboradores preferem ficar sem saber a questionarem o porquê das coisas.
Problema maior ainda existe em relação à outra frase destacada: "o erro foi meu". Estimo que inúmeras pessoas não tenham a coragem de reconhecer suas falhas, mesmo sabendo que esta seria a atitude correta, porque ao denunciarem os próprios erros ouvem apenas questionamentos de reprovação: "Como você pode ter deixado isto acontecer?" ou "Será que não vai aprender nunca?"
A lição que perdura para todos os demais trabalhadores que presenciam algo semelhante é: quando você cometer uma besteira fique quieto no seu lugar e, se necessário for, coloque a culpa em outro infeliz.
Quando as pessoas não se sentem seguras nem estimuladas a externar seus fracassos e inseguranças, abre-se espaço para que o ambiente seja inundado por posturas nas quais "esconder os problemas debaixo do pano" e torcer para que ninguém perceba ou se posicionar como vítima transforma-se em regra geral.
Se você é gestor, sugiro que comece a olhar de forma especial para quem evita respostas prontas nem tampouco utiliza justificativas esfarrapadas para explicar o trabalho que deixou de concluir a tempo. É claro que tais atitudes não credenciam o profissional desde já a uma promoção, mas revelam senso de responsabilidade, requisito fundamental para quem amanhã poderá ocupar uma posição de liderança.
As empresas devem ter a consciência de que inevitavelmente alguns erros serão cometidos e não haverá pessoas com respostas satisfatórias para uma série de perguntas. Todavia, se cultivarem um ambiente que favoreça o aprendizado contínuo e seus colaboradores forem estimulados a correr riscos calculados será comum escutar pessoas dizendo "eu não sei" ou "o erro foi meu" e além disso poderão comprovar que haverá um comportamento proativo ou reparador logo na sequência dos fatos.
E qual o primeiro passo para a mudança? As organizações precisam acompanhar de perto as atitudes de seus gestores. Quando os colaboradores percebem que os líderes diretos são os primeiros a encobertar erros ou se calar diante de determinada situação que requer posicionamento, eles compreendem que esta é a coisa certa a fazer naquele lugar. Ah, o contrário também é verdadeiro.
Wellington Moreira - Palestrante e consultor empresarial wellington@caputconsultoria.com.br

Você sabe como pedir aumento salarial? Confira algumas dicas

Argumentos têm de ser consistentes e profissional precisa provar que desempenho foi superior Às expectativas
Quem nunca quis pedir um aumento e não soube como? Essa é, realmente, uma situação difícil, seja para quem pede, seja para que escuta o pedido. Ambos, no entanto, precisam enxergar tudo com naturalidade. O profissional deve ter boas razões para convencer o chefe de que merece ter um salário mais alto. Já o gestor deve estar disposto a ouvir.
"A liderança analisa o desenvolvimento do profissional, os resultados alcançados na empresa através da sua atuação e como anda a sua qualificação. Atualização constante, novos cursos e participação em congressos podem ser diferenciais", aponta Mônica Veridiano, analista de recursos humanos da Global Network.
É fundamental que a situação do profissional perante a empresa seja favorável. Segundo Mônica, os objetivos traçados na contratação devem ter sido superados, não basta participar do crescimento da organização, tem que superar expectativas. "Para merecer um aumento, é preciso provar esse merecimento. Uma boa dica é pegar dados do crescimento da empresa, aumento do número de clientes, do faturamento e mostrar como o seu trabalho foi importante para estes resultados. Também é possível mostrar a evolução da sua equipe e novas ideias que você propôs e que deram certo", ressalta.
O ideal é se questionar se este é o melhor momento para fazer o pedido, para então marcar um horário para conversar pessoalmente com a chefia sobre o assunto. "Deve-se estar atento ao humor do chefe e a situação financeira da empresa, caso contrário o pedido de aumento pode se reverter para uma situação adversa. Por outro lado, o empregador deve estar preparado para responder se concederá ou não o benefício. Se a resposta for negativa é preciso ter argumentos consistentes e críticas construtivas para contribuir com o crescimento do profissional", explica.
Motivos pessoais, como 'meu custo de vida aumentou', jamais devem ser utilizados como justificativa para o pedido, já que a empresa não tem nada a ver com problemas pessoais de seus funcionários. Da mesma forma, ações que constituem obrigações profissionais devem ser excluídas da lista. "Chegar no horário, realizar tarefas de sua responsabilidade e nunca faltar ao trabalho são apenas requisitos básicos para serem vistos com bons olhos pela liderança, mas não servem como argumento para ganhar mais", considera a especialista.
Veridiano observa que se o motivo para pedir aumento foi o recebimento de propostas de outras empresas, oferecendo salários mais altos, isto deve ser esclarecido durante a conversa, mas não deve nunca ser usado como chantagem. "Caso a empresa não possa cobri-la, verifique se ela pode investir em seu crescimento profissional, através de cursos, treinamentos e MBA, por exemplo. Se considerar que o oferecido pela empresa não supre suas necessidades, então analise se não está na hora de avaliar outras oportunidades de trabalho", acrescenta.

Reforma do Isepam em destaque na Alerj

O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, participou na última quarta-feira na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) da primeira audiência pública do ano da instituição com a Comissão Permanente de Educação. Ele traçou planos e ações para 2011. Em relação ao Pólo Avançado da Faetec em Campos, Pansera falou da reforma do prédio histórico do ISEPAM (Instituto Superior de Ensino Professor Aldo Muylaert), com investimento de mais de R$ 1,5 milhão. Segundo a diretora da instituição, Ângela Sanges, as obras já começaram no prédio da década de 50, com a ampliação do refeitório, que serve diariamente 1.200 refeições.  “As demais obras necessárias estarão acorrendo ao longo do ano”, destacou.   
Nos quesitos expansão e gestão administrativa, além da inauguração de novas unidades, as novidades nestes eixos são inúmeras como os CVTecs, que oferecerá ensino médio nos CVTs; a ampliação de mais vagas no ensino técnico, a partir de agosto deste ano; a instalação de CVTs em escolas estaduais e em municípios do estado, com arranjos produtivos definidos ou através de doação de terrenos pela prefeitura.
Celso Pansera respondeu a todos os deputados sobre o novo estatuto da rede, que será discutido com representantes, em breve, as participações no Conselho Consultivo da Faetec.  Sobre gestão escolar, falou da aplicação do Plano Político Pedagógico das Escolas, planejado em 2010, que incide diretamente sobre a formação técnica de nível médio nas unidades da Rede; também informou sobre a transformação dos Institutos Superiores de Educação/ISES em Institutos Superiores Tecnológicos; e, mesmo considerando a boa colocação da Faetec nos últimos exames do ENEM e do ENAD, o presidente anunciou a instalação de um exame interno, para melhorar não só a qualificação de nossos alunos, como também a eficiência da direção escolar.   

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2011.


JORNAL O DIÁRIO
- Vasco goleia e lidera seu grupo e Botafogo tropeça no Resende
- De olho no prazo: eleitor tem 10 dias para legalizar o título
- Indenizações no trânsito somam mais de 4,4 mil
- Vigilantes podem ter solução para paralisação hoje
- Consumidor vai aprender gastar menos energia
- Marcenaria vira opção para mais renda e emprego
- Na luta pela Policlínica da PM
- INSS continua a pagar hoje beneficiários

JORNAL O GLOBO
- Licença para obra de Angra 3 reduz exigências ambientais

JORNAL EXTRA
- Correios vão contratar carteiros comunitários em UPPs
- Atraso no piso regional: domésticas receberão 27% a mais sobre salário
- Trem bom é o de Felipe: Vasco 4 a 0
- Zé Lador encontra focos que passaram em vistoria

JORNAL O DIA
- Antecipação do 13º de aposentados sob ameaça
- Trem-Bala do Vasco atropela o Bangu
- Prefeitura quer reduzir benefício de inativos
- Botafogo empata, 1 a 1, com o Resende é é vaiado
- Polícia Civil vai abrir concurso com 600 vagas para inspetor no segundo semestre

FOLHA DE SÃO PAULO
- Salários do RJ ultrapassam os de SP
- Brasileiros movimentam mercado de imóveis em Miami
- Candidato tem assessoria de petistas no Peru