terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Google Chrome: novo layout pode eliminar barra de URL

A mudança tem o intuito de tirar abas, botões e menus na parte superior, com o intuito de deixar o navegador mais simples e minimalista
De acordo com o site Conceivably Tech, o Google está trabalhando em uma nova versão do seu navegador, o Chrome. Entre as possíveis novidades está a eliminação da barra de URL, o que pode ser uma das maiores mudanças já adotadas na história dos navegadores. Outra novidade é o suporte a vários perfis de usuários, que poderão usar o Chome paralelamente.
A última grande mudança do navegador aconteceu em julho de 2010, quando o Google fundiu os menus “Page” e “Ferramentas”. Naquela época, o mercado passou a chamar o Chrome de “browser nu” como uma tentativa de interpretar a tendência de uma interface mais simples e minimalista. Desde então, a empresa vem querendo aumentar o espaço de visibilidade para conteúdos da web, deixando o navegador ainda mais limpo.
Agora, segundo o site, a ideia é eliminar as linhas de navegação, que contam atualmente com abas na parte superior e botões, menus e barra de URL. No novo modelo, o Chrome teria apenas uma linha de navegação, que ficaria junto dos botões. A barra de URLs não existiria e os endereços seriam acoplados às abas, ao mesmo tempo, eles passariam a aparecer apenas quando a página estivesse carregando ou se a aba fosse selecionada.
O ponto positivo do novo layout, segundo a própria empresa, seria a vantagem de ter uma área maior para conteúdos. Já o lado negativo da história é que os endereços não ficariam sempre visíveis, por isso que o Google ainda não definiu se esse realmente será o novo design do navegador.