quarta-feira, 30 de março de 2011

LLX vai suspender posse em terras com moradores

Decisão foi intermediada pelo deputado Garotinho
Em reunião ontem (29) no escritório da LLX – responsável pela construção do superporto do Açu – na cidade do Rio de Janeiro, o deputado federal Anthony Garotinho, junto com a deputada estadual Clarissa Garotinho e o ex-prefeito de São João da Barra, Betinho Dauaire, conseguiram que a empresa suspenda as emissões de posse para desapropriações no 5º distrito, nas terras que tiverem moradores. A garantia foi dada pelo diretor do grupo, Otávio Lazcano, que acenou para uma nova etapa de entendimento com a população.
O texto abaixo foi publicado no Blog do Garotinho (http://www.blogdogarotinho.com.br/)
Tive hoje uma reunião com a diretoria da empresa LLX, do grupo de Eike Batista (ELX) para discutir a questão dos produtores rurais de Água Preta, distrito de S. João da Barra, onde está sendo construído o Porto do Açu (no domingo publiquei no blog o drama dessas famílias, podem conferir). Eu, a minha filha, a deputada estadual Clarissa Garotinho e o ex-prefeito do município Betinho Dauaire nos reunimos com o presidente da LLX, Otávio Lascano e diretores da empresa.
Mostramos à empresa as reivindicações dos pequenos produtores rurais com quem estivemos numa reunião no domingo. Eles protestam contra a forma covarde como estão sendo tratados pelo governo estadual, através da CODIN, no processo de desapropriação das terras. É inadmissível se tirar uma pessoa que há 50 anos vive num pedaço de terra e junto com a família planta e cria animais de pequeno porte e deixá-la sem nenhuma perspectiva de vida.
Na reunião desta manhã, a diretoria da LLX assumiu três compromissos.
1º Solicitar à CODIN (governo estadual) que monte um escritório temporário no 5º distrito de S. João da Barra, onde vivem esses pequenos produtores rurais já que para resolverem suas pendências precisam ir até à sede do município que fica muito distante.
2º A empresa LLX vai contratar assistentes sociais para acompanhar e orientar as famílias e interagir com a Associação dos Produtores Rurais.
3º Essa é a questão mais importante. A LLX se comprometeu a solicitar à CODIN, que por enquanto não faça nenhuma emissão de posse em terras que tenham moradores até que haja um entendimento entre as partes.
Espero que os compromissos assumidos hoje pela LLX sejam levados adiante, uma vez que a prefeita Carla Machado está desacreditada no município devido às sucessivas promessas não cumpridas. Vamos acompanhar de perto.