segunda-feira, 4 de abril de 2011

Piso regional tem votação antecipada

Inicialmente programada para a próxima quarta-feira, dia 6, a votação do projeto de lei que reajusta em 6,86% os pisos regionais do Estado do Rio foi antecipada para a próxima terça-feira, dia 5. Na segunda-feira, véspera da sessão, o presidente da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Ricardo Abrão (PDT), vai receber os líderes dos sindicatos para discutir as 87 emendas apresentadas pelos deputados esta semana. O encontro está marcado para as 11h.
Às 14h de terça-feira — pouco antes da sessão, que começará às 16h30m —, haverá uma reunião de líderes dos partidos da Alerj com o objetivo de costurar um acordo que facilite a aprovação da matéria no plenário.
A demora em estabelecer os novos pisos regionais já criou atrasados de três meses (janeiro, fevereiro e março) para os cerca de dois milhões de trabalhadores que recebem os valores, já que a correção terá efeito retroativo a 1 de janeiro deste ano.
Emendas
Entre as principais emendas propostas pelos deputados, estão a que pede um aumento real de 4,5%, além dos 6,86% propostos pelo texto original do projeto de lei, e a que cria uma fórmula de cálculo para os reajustes, que seria válida entre 2012 e 2015. O cálculo levaria em conta o Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto das riquezas do país) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais 3% de aumento real para os trabalhadores.