terça-feira, 10 de maio de 2011

Facebook envia cada vez mais leitores a sites de notícias, mas Twitter ainda registra pouca influência

Enquanto o Google permanece em primeiro lugar entre os buscadores que direcionam usuários a sites de noticias, o Facebook está gerando cada vez mais tráfego para sites informativos, revelou um estudo divulgado segunda-feira, 9 de maio, citado pela agência AFP. O Twitter, no entanto, é pouco registrado no radar de influência de tráfego, de acordo com o estudo.
A publicação do Projeto para a Excelência em Jornalismo do Centro de Pesquisas Pew, "Navegando pelas notícias online", analisou como os consumidores de notícias digitais chegaram em 2010 aos 25 principais sites de notícias.
Cerca de 40% do tráfego para os sites vieram do Google e de outros serviços de referência no exterior, segundo o estudo. Facebook ocupou o segundo ou terceiro lugar na lista de geradores de tráfego de cinco dos 25 sites de notícias analisados, com uma média de 3% do tráfego proveniente dele, noticiou a Associated Press. O Huffington Post foi o site mais beneficiado, com 8% do seu tráfego originado de links do Facebook.
 “Se a busca de notícias foi o desenvolvimento mais importante da última década, o compartilhamento pode estar entre os mais importantes dos próximos dez anos”, disse o informe da Pew.
O caso do Twitter é diferente. Apenas um site de notícias, a página do jornal Los Angeles Times, obteve mais de 1% de seu tráfego do Twitter, acrescentou o San Francisco Chronicle.
Curiosamente, os usuários “casuais” que visitam sites informativos só uma ou duas vezes ao mês constituem a maior parte dos consumidores de noticias digitais e representam 77% do tráfego na web, explicou VatorNews. Os “usuários mais constantes”, que visitam sites ao menos 10 vezes ao mês, constituem uma média de 7% das visitas dos websites.