quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inscrições para o Enem 2011 começam na segunda-feira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será aplicado neste ano nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet a partir a próxima segunda-feira (23 de maio) às 10h, até o dia 10 de junho às 23h59m. As datas foram divulgadas nesta quarta-feira (18) pela presidente do Inep, Malvina Tuttman. Ela anunciou também que, em 2012, serão realizadas duas edições do Enem. A primeira delas nos dias 28 e 29 de abril do ano que vem. A segunda edição deverá ser realizada em novembro, após as eleições municipais, que ainda não têm data definida.
O Inep contratou uma empresa de gestão de risco para planejar e monitorar a realização do exame neste ano. Trata-se da empresa Módulo cujo contrato poderá custar até R$ 5,6 milhões. O Inep contará também com a ajuda do Inmetro. O objetivo é evitar que a prova seja furtada, vaze ou tenha erros de impressão como ocorreu nas edições de 2009 e 2010.
Malvina afirmou que está tomando todas as medidas possíveis para que não haja contratempos na aplicação das provas. Indagada se podia garantir que não haverá problemas ela, cautelosa, respondeu:
- Garantir, garantir, é uma palavra muito difícil de ser usada.
A presidente do Inep disse ter a expectativa de que 6 milhões de pessoas se inscrevam no Enem deste ano. Número superior aos 4,6 milhões do ano passado. O edital com as regras de realização do exame será publicado nesta quinta-feira.
Segundo Malvina, o edital não permitirá que participantes do Enem peçam revisão de prova ou apresentem recursos contra questões do exame. Ela disse, porém, que o Inep discute o assunto com o Ministério Público. Nas edições anteriores já era assim que ocorria, mas após os problemas de impressão no ano passado, a própria Malvina havia admitido a possibilidade de permitir recursos.
No caso das redações a correção neste ano será feita por duas pessoas. Quando houver discrepância superior a 300 pontos na nota de cada avaliador, um terceiro dará a nota final.
Como nas edições anteriores, os participantes não poderão usar lápis, lapiseira e borracha. Em 2011, uma novidade é que ao entrar na sala os alunos deverão desligar os celulares e guardar em um saco plástico. O uso de relógio também não será permitido. O Inep vai providenciar a colocação de marcadores de tempo em todas as salas.
Malvina disse que o Enem deu certo e que as novas medidas têm como objetivo aperfeiçoá-lo. O valor das inscrições continuará sendo de R$ 35, mas estudantes do ensino médio da rede pública são isentos.
- Acompanharei pessoalmente toda essa parte de logística e o treinamento dos aplicadores – afirmou.
O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Dênio Menezes, disse que só será possível saber o custo do Enem após as inscrições dos participantes. Ele afirmou que a empresa Módulo tem mais de 20 anos de atuação na gestão de riscos, tendo prestado serviços na logística dos jogos Pan-Americanos no Rio, à Receita Federal e para a Justiça Eleitoral. Segundo ele, a tarefa da empresa assim como do Inmetro e de um grupo especifico criado dentro do Inep será checar item a item todos os procedimentos de organização.
Os procedimentos de segurança adotados serão os mesmos do ano passado. No caso da gráfica, porém, haverá uma novidade com a instalação de um mecanismo eletrônico para prevenir erros de impressão e encardenação sem violar o sigilo das provas já que os funcionários da gráfica não podem ter acesso às questões.
O Enem será aplicado novamente pelo consórcio Cespe/Cesgranrio e as provas impressas pela Gráfica RR Donnelley Moore. A distribuição será feita pelos Correios e a segurança envolverá as Forças Armadas, a Polícia Federal e as policias militar e civil em todos os estados. O Enem 2011 será realizado em 1.599 municípios.
O Enem
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.
Questões
No dia 28 de março o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração do Enem, abriu cadastro (feito até 15 de abril) para as instituições públicas de ensino elaborar e revisar questões para a prova do Enem 2011.
A intenção do Inep é aumentar o número de questões do Banco Nacional de Itens (BNI) em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala. A meta é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.Bos os estados. O Enem 2011 será realizado em 1.599 municípios.
Enem vai substituir Enade
A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Enem de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) , que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.
A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória - quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso - mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.
Fonte: Jornal Extra