quarta-feira, 11 de maio de 2011

Marco Maia: veto sobre royalties dificilmente estará em pauta nesta quarta

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que dificilmente haverá acordo para colocar em pauta, na sessão desta quarta-feira (11) do Congresso, o veto do ex-presidente Lula à distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios. Marco Maia ressaltou, no entanto, que é favorável à discussão do tema e a uma divisão mais igualitária da verba entre os municípios.
A inclusão do veto na pauta de amanhã é uma das reivindicações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que promove nesta semana uma marcha dos prefeitos a Brasília.
Reforma tributária
Sobre a reforma tributária, Marco Maia disse que há expectativa de que o governo envie projetos sobre a simplificação dos impostos e a desoneração da folha de pagamentos e de cadeias produtivas impactadas pelo câmbio, como a de calçados.
Maia ressaltou que, atualmente, os calçados brasileiros perdem competitividade em razão da concorrência com o calçado chinês. Ele lembrou que, devido à concorrência internacional, foi anunciado ontem o fechamento de uma fábrica de calçados no Rio Grande do Sul, com a demissão de 800 funcionários.
As declarações foram feitas no Salão Nobre da Câmara, antes do ato em homenagem aos 35 anos da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Fonte: Cãmara dos Deputados