quarta-feira, 25 de maio de 2011

Técnicos da Faetec visitam São João da Barra e firmam parcerias


Oito escolas da rede municipal de São João da Barra serão contempladas com um convênio entre a Fundação de Amparo à Escola Técnica (Faetec) e a prefeitura.  A intenção é levar os cursos profissionalizantes às comunidades que vivem um período de crescimento com a construção do Complexo Portuário do Açu e a sua necessidade de mão de obra qualificada. Na última sexta-feira (20), técnicos da Faetec, liderados pela vice-presidente Educacional, Maria Cristina Lacerda, foram recebidos pela prefeita Carla Machado e o secretário de Educação, Antônio Neves, e definiram que o convênio será assinado entre as partes na segunda quinzena de junho. A previsão de inicio das aulas é para julho deste ano, após abertura de inscrições.
O primeiro encontro da agenda foi entre o secretário Antônio Neves e os técnicos da Faetec, com a presença da diretora do CETEP de São João da Barra, Sila Miranda; do coordenador do Pólo Avançado da Faetec  em Campos, professor Etevaldo Pessanha; da vice-presidente Educacional da Faetec, Maria Cristina Lacerda; a diretora de Desenvolvimento Educacional, Leila Gelelete e a diretora de Formação Inicial, Ângela Maria Almeida, entre outros, que fecharam a agenda visitando as obras do Porto do Açu, onde foram recebidos pelo gerente de manutenção da LLX, Humberto Ribeiro e pela gerente do setor de Recursos Humanos, Flávia Barroso.
Para Antônio Neves, o governo municipal está pensando no futuro, mas com ações no presente. “É mais um direcionamento que damos para qualificar a mão de obra local. As grandes empresas estão chegando. É um processo irreversível e se faz necessária a inclusão dos atores locais neste contexto, formatando um processo de desenvolvimento com inclusão social”, frisa.
A Faetec atende São João da Barra desde 2004 e já formou aproximadamente quatro mil alunos nas áreas de Línguas, Português Instrumental, Informática e Hotelaria. A ampliação e expansão da instituição é um desdobramento da recente reunião entre a prefeita Carla Machado, o governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que visa descentralizar a instituição através de pólos para atender a todas as comunidades sanjoanenses. Outro incremento desta reunião no Rio foi a construção no município de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Ainda ficou definido para esta semana  que  vem um técnico da Faetec estará vistoriando o terreno comprado pela prefeitura para sediar as instalações, com localização em Cajueiro, quarto distrito de São João da Barra.
“Queremos, além de ampliar, expandir os cursos de qualificação pelas comunidades. Quanto mais perto o acesso, mais os jovens, adultos e idosos vislumbrarão uma oportunidade ímpar de se especializar em busca de oportunidades com a chegada de grandes empreendimentos. O CVT aportará cursos de grande porte, como de construção naval, por exemplo”, analisa a prefeita.
Segundo a coordenadora do CETEP de São João da Barra, Sila Miranda, os núcleos serão na sede, Açu, Atafona, Grussaí, Cajueiro, Pipeiras, Cazumbá e Barcelos. “Com certeza a procura será bem grande já que a instituição tem um know how e credibilidade no mercado de trabalho para formar cidadãos aptos a desenvolverem suas tarefas”, ressalta.
 Porto do Açu: próxima parada
Os técnicos da Faetec após contato com a prefeita e o secretário de Educação seguiram para uma visita às instalações do Superporto do Açu. O grupo viu de perto a grandiosidade do Complexo, onde assistiram a uma apresentação sobre o Complexo, com maquete e vídeo, foram servidos um lanche e conheceram às instalações físicas, com passeio pelo píer.  A vice-presidente Educacional, Maria Cristina Lacerda, inclusive, colocou toda a estrutura da Faetec à disposição do Grupo EBX para a questão da qualificação da mão de obra. Para isso, ficaram de agendar uma nova reunião.
A Faetec, uma das maiores redes de ensino profissionalizante do Estado do Rio de Janeiro, também vem trabalhando para cumprir seu papel de qualificar mão de obra e o Norte do Estado do Rio tem obtido atenção especial por parte do presidente da instituição Celso Pansera. Segundo levantamentos iniciais, o Norte Fluminense, até 2013, só com Complexo Portuário do Superporto do Açu, vai precisar contratar mais de 21 mil trabalhadores especializados.
Além dos Técnicos da Faetec, o coordenador do Pólo Avançado, professor Etevaldo Pessanha, também estendeu o convite para conhecer as dependências do Porto do Açu, diretores da Escola Técnica João Barcelos Martins, dos CVTs de Solda e Cerâmica, dos Ceteps de Campos e São João da Barra, do Colégio Agrícola Antônio Sarlo, do Isepam e do IST. “É importante que todos esses gestores conheçam a realidade que nos espera, para que juntos possamos traçar metas e oferecer ao mercado de trabalho profissionais cada vez mais qualificados, já que a demanda existe e temos a capacidade de ofertar esse tipo de profissional”, destaca o coordenador do Pólo Avançado, Etevaldo Pessanha.
 Impressões
“Conhecer as obras do Porto do Açu me possibilitou ter a visão da dimensão desse investimento e sua importância para alavancar a economia da região e do País como um todo. Como educadora pude perceber os postos de trabalho que demandarão da implantação da Cidade Industrial do Porto e promover uma discussão com a minha equipe para oferta de cursos para qualificação dos cidadãos desta região para a geração de renda e aumento da empregabilidade para esta população. ” Ângela Maria Alves de Almeida – diretora de Formação Inicial e Continuada da Faetec.
 “O que mais me impressionou é a grandiosidade dos empreendimentos. As oportunidades de emprego e desenvolvimento da região. Um outro ponto é a criação de uma ‘cidade’  que a meu ver será uma implantação complexa para atender 300 mil pessoas (trabalhadores). Uma questão a ser tratada  será a proximidade desta ´cidade´ da região industrial com a relação ao meio ambiente.” Rogéria  Feitosa,  coordenadora Técnica da DDE.
 “A visita ao Complexo do Açu foi de grande valia para percebermos a necessidade de planejarmos a implantação de cursos nos três níveis da educação profissional visando atender a demanda de mão de obra tanto na operação de construção do Complexo bem como do entorno da área de influência econômica e social, para dentro do passível qualificar a mão de obra local e que irá migrar atrás da oportunidade de emprego. Devemos ficar atentos a essas demandas para que seja evitado, por exemplo, o que aconteceu com Macaé, onde a violência e a favelização se faz presente por falta de qualificação da população local”. Elidio de Carvalho Patricio, da Divisão de Estágio. 
 “O conhecimento dos investimentos que estão sendo realizados na região, possibilitando o planejamento da oferta de cursos de educação profissional para atendimento a demanda de mão de obra qualificada, foi o mais relevante da visita.” Márcia Farinazo, coordenadora pedagógica da DDE
 “Extremamente relevante. Uma verdadeira aula sobre os próximos investimentos e os seus reflexos sobre os municípios de Campos e São João da Barra. Muito importante para o conhecimento de todas as possibilidades de ocupações que serão necessárias para o atendimento às demandas que já existem e aquelas que estão por vir.” Márcia Pimentel, coordenadora de projetos da Faetec
 “Só temos a agradecer e parabenizar o magnífico trabalho que vem sendo desenvolvido pela LLX e vislumbramos poder contribuir com a formação de mão de obra qualificada para as diferentes demandas dos postos de trabalho que esse grandioso empreendimento irá ofertar.” Leila Gelelete Bandeira Antunes, diretora de Desenvolvimento Educacional.
 “Nós enquanto educadores não podemos perder o foco que este momento exige temos que estarmos atentos oferecendo cursos técnicos e de qualificação profissional que atenda as reais necessidades deste novo empreendimento em nossa região. A visita da Faetec ao “superporto do Açu” demonstrou todo o nosso cuidado em buscarmos o caminho correto para os profissionais que queremos formar e capacitar para esta nova frente de trabalho”. Gilda Neto Ramos, coordenadora Pedagógica do Pólo Avançado de Campos.