quinta-feira, 2 de junho de 2011

ALERJ – ORDEM DO DIA 02/06 (QUINTA-FEIRA) – 16H30


ESTADO PODERÁ CONCEDER LICENÇA PARA DOAÇÃO DE MEDULA
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (02/06), em primeira discussão, o projeto de lei 2.545/09, que autoriza o Governo a criar uma licença de cinco dias para doação de medula óssea. O abono seria concedido aos servidores públicos estaduais que doarem o tecido. “É preciso estimular ao máximo a realização de doações de medula óssea, facilitando aos doadores a realização deste ato que salva inúmeras vidas. Não se pode deixar de considerar o grande contingente de servidores públicos estaduais que pode tornar-se boa fonte de captação”, salienta a autora da proposta, deputada Graça Pereira (DEM).
A proposta explica que o servidor deverá comunicar a doação com 48 horas de antecedência. Os cinco dias de licença referem-se ao dia da doação e aos subsequentes, para sua recuperação.

IMPACTO AMBIENTAL DE GRANDES EVENTOS SERÁ TEMA DE COMISSÃO
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará em discussão única nesta quinta-feira (02/06), o projeto de resolução 169/11, que cria comissão especial para acompanhamento dos impactos econômico, ambiental e social dos eventos esportivos que serão realizados na cidade nos próximos anos. A comissão, que terá quatro meses de funcionamento, foi proposta pelo deputado Nilton Salomão (PT). “Em virtude destes mega eventos, o Estado receberá enormes investimentos públicos e privados em infraestrutura urbana, transportes e turismo nas cidades fluminenses. Estes impactos diretos e indiretos são considerados legados dos mega eventos esportivos. É necessário acompanhar os preparativos do Estado do Rio de Janeiro para estes eventos, conhecer boas experiências de outros países que passaram por este mesmo processo e propor soluções”, argumenta o parlamentar na justificativa.
O Rio sediará, já este ano os V Jogos Mundiais Militares. Em seguida, serão realizados aqui a Copa FIFA das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016.
Fonte: Alerj