segunda-feira, 20 de junho de 2011

Frente Parlamentar das Apaes quer apoiar associações e aprimorar legislação

Foi lançada na terça-feira (14) no Congresso a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). A proposta é atuar na integração e inclusão social das pessoas com deficiência e apoiar essas entidades.
Presidente da Federação Nacional das Apaes, o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) afirmou que a instituição passa por um momento especialmente difícil. Além das dificuldades estruturais como falta de locais adequados e profissionais treinados, o parlamentar diz que as Apaes são questionadas pelas autoridades de educação do País. "Uma discriminação do Ministério da Educação, que tem uma política radicalizada de inclusão escolar, entendendo que todas as pessoas com deficiência, independentemente de sua condição, têm como ser inseridas no sistema comum de ensino. Nós defendemos a escola inclusiva, mas sabemos que precisam de ambientes específicos para atender especificidades", ressaltou.
O deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que preside a Frente Parlamentar das Apaes, disse que o colegiado terá papel decisivo na construção de uma legislação que proteja mais as pessoas com deficiência. Ele citou como exemplos de projetos que vão receber apoio dos deputados o que propõe que quem cuida do deficiente receba um benefício da Seguridade e também o que determina a reinclusão imediata da pessoa deficiente no sistema de Seguridade quando perder o emprego.
O parlamentar destacou que a frente deve atuar em parceria com as Apaes no apoio aos deficientes e às suas famílias. "As Apaes têm um papel muito importante do ponto de vista da inclusão da família. A família da pessoa portadora de deficiência, na sua grande maioria, é carente do ponto de vista financeiro, e do intelectual também. Então, o que que nós como parlamentares vamos fazer é destacar isso e construir leis."
No lançamento da frente, o deputado Romário (PSB-RJ), que tem uma filha com Síndrome de Down, afirmou que a convivência com os deficientes mostrou a ele o preconceito que esse grupo social sofre no País.
Fonte: Câmara dos Deputados