terça-feira, 21 de junho de 2011

Planos de saúde terão prazo para marcação de consultas

Agência Nacional de Saúde fixa em até 7 dias tempo para obter horário com pediatra e clínico
Antiga reivindicação dos usuários dos planos de saúde, a partir de setembro haverá prazo máximo para marcação de consultas e procedimentos médicos. A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou às operadoras limite entre sete e 21 dias para o atendimento aos clientes.
Para as consultas básicas como pediatria, clínica médica, cirurgia geral — incluindo odontológico —, ginecologia e obstetrícia o prazo será de sete dias. As demais especialidades, que não são consideradas de alta complexidade, o período passa a ser de 14 dias.
Caso um paciente não possa ser atendido pelo médico escolhido, a operadora terá que apresentar outros médicos que o atendam o mais rapidamente possível, desde que seja dentro da área de abrangência do plano. Em caso de descumprimento da norma dos prazos, haverá multa de até R$ 80 mil.
Serviços de diagnóstico por laboratórios de análises clínicas deverão ocorrer em até três dias. Nos atendimentos com nutricionista, psicólogo ou terapia ocupacional o prazo será de 10 dias.
A alteração nas regras para os planos de saúde foi publicada ontem no Diário Oficial da União. As empresas obtiveram prazo de 90 dias para se adequar.
Dificuldades para agendar atendimento
A servidora Mariza Almeida Silva, 55 anos, considerou positiva a resolução da ANS. Ela afirmou já teve problemas para conseguir marcar consultas na data desejada.
“A ginecologista é a mais difícil de marcar. Tem um dia específico do mês. Se não for naquele, não consegue. Não dá para marcar para um dia perto. Demora mais de uma semana”, disse.
As operadoras informaram que os prazos são compatíveis de serem cumpridos.
Fonte: Jornal O Dia