sexta-feira, 8 de julho de 2011

Debatedores defendem difusão do cooperativismo entre os jovens

Deputados e representantes de entidades ressaltaram nesta quarta-feira a importância de transmitir ao público jovem as ideias do cooperativismo. “As novas gerações serão responsáveis pela continuidade dessa filosofia de vida que insere, econômica e socialmente, as pessoas na sociedade e no mercado de trabalho”, disse o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, no seminário “Juventude: o futuro do cooperativismo”.
O dirigente lembrou que a OCB desenvolve programas específicos para a juventude. Entre eles, está o Cooperjovem, que estimula o ensino do cooperativismo nas escolas básicas. Em 2010, a iniciativa teve a participação de 77 mil alunos, 3.100 professores, 26 cooperativas educacionais e 382 escolas públicas de 153 municípios, em 15 estados.
Jovens lideranças
Freitas destacou ainda a necessidade de formar novas lideranças cooperativistas: “As cooperativas precisam utilizar a energia dos jovens”. O presidente do Sistema OCB do Amazonas, Petrúcio de Magalhães Júnior, informou que o programa de formação de jovens líderes cooperativistas é um sucesso no estado, pois 69% dos jovens que participam do projeto já trabalham na comunidade. O programa tem duração de um ano e meio e é oferecido para os filhos dos cooperados.
O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado Zonta (PP-SC), salientou que o mundo caminha para um bilhão de pessoas unidas em cooperativas. No Brasil, frisou o parlamentar, são mais de nove milhões de famílias associadas ao cooperativismo. “O espaço ainda está aberto para a juventude”, ressaltou, explicando que o cooperativismo une pessoas que buscam suprir suas necessidades.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), também frisou a importância de expandir as cooperativas. “Não é o socialismo nem o capitalismo que vai resolver os problemas do mundo, mas o cooperativismo”, afirmou.
O seminário foi uma promoção conjunta da OCB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com o apoio da Frente Parlamentar do Cooperativismo e da Frente Parlamentar da Juventude. O evento marcou as comemorações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado oficialmente no primeiro sábado de julho.
Fonte: Câmara dos Deputados