sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governo admite conceder aumento aos servidores federais


O governo aceitou, enfim, conceder aumento aos servidores federais. Ainda na dependência de a proposta ser oficializada, a União sinaliza com reajuste para 500 mil funcionários. Forma e percentuais ainda não foram divulgados, mas já é dado como certo que o aumento virá por meio das gratificações e não no vencimento-base.
Dividirão o reajuste servidores com vencimentos mais defasados da Previdência, da Saúde e do Trabalho, pessoal da área meio (como secretárias) e Fundação Oswaldo Cruz. Também serão favorecidos funcionários do Inep, do FNDE, da área ambiental, do Incra, do Dnocs, celetistas do HFA, da Imprensa Nacional, do Ministério da Cultura, do Plano Especial de Cargos Fazendários, administrativos da AGU e Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o Ministério do Planejamento, a proposta poderá ser debatida pelos servidores em assembleia na próxima segunda-feira. Para os sindicalistas, a negociação depende, no entanto, de uma minuta oficial.
Em entrevista à Coluna, o secretário-geral da Condsef, Josemilton Costa, informou que a entidade quer uma comunicação oficial. “Falaram sobre reajuste nas gratificações, mas não informaram de quanto. Como vamos discutir algo que não foi formalizado?” indagou Costa.
Fonte: Jornal O Dia
s=Mso�I a>h/� �� le='font-size:11.0pt;line-height:150%'>Com direito a receber a correção pelo teto, o aposentado Orlando Matos, 60 anos, aguarda a liberação do contracheque de agosto para ver se o reajuste foi inserido na folha deste mês. Ele espera a definição da Previdência de como será comunicado dos valores atrasados. “Estou na expectativa de como o governo vai informar”, diz.

Valor médio dos atrasados a ser pago é de R$ 11.586
O valor médio dos atrasados é de R$ 11.586. Segundo levantamento da Dataprev, foram identificados 601.553 benefícios do INSS limitados ao teto entre 5 de abril de 1991 a 1º de janeiro de 2004. Desse total, 193.276 foram cessados há mais de cinco anos e não resultarão em impacto financeiro nos cofres da Previdência. Para 277.116 não há diferenças a serem pagas.
Digital será usada para saque de benefícios na Caixa
Aposentados e pensionistas do INSS, em breve, não vão mais precisar de cartão e senha bancária para sacar benefícios na Caixa Econômica Federal. Bastará usar a digital nos caixas eletrônicos do banco para liberar os pagamentos. Os dados serão coletados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anunciou ontem parceria com a Caixa. Segundo o banco, o objetivo é aumentar a agilidade e a praticidade para o usuário, que não precisará mais memorizar senhas alfanuméricas. A medida também ajudará no combate às fraudes contra a Previdência. Ao colocar o dedo na máquina para sacar o dinheiro, o aposentado fará espécie de prova de vida.
Fonte: Jornal O Dia