quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Posto do INSS no Rio aceita pedido de revisão pelo teto


Aposentados que ficaram de fora da lista devem preencher formulário e entregar na agência
Aposentados do INSS que estão de fora da lista da correção do teto podem entrar com pedido administrativo em agências da Previdência no Rio. Nos 96 postos no estado (29 na capital), os segurados que não tiveram o direito reconhecido da revisão, que chega a 39,35%, devem preencher formulário com dados pessoais e protocolá-lo em uma das agências.
Para fazer o pedido, é preciso levar carteira de identidade, CPF e o número do benefício. O segurado fará descrição do que pretende no formulário. O INSS ressalta que não há documento padrão para pedido de revisão do teto.
O instituto recomenda, no entanto, que o aposentado espere a análise dos 11.600 benefícios de segurados que preenchem os requisitos mas não foram incluídos na lista de 107 mil nomes.
Pelo acordo da Previdência com Justiça, quem fez pedido administrativo receberá o que é devido pelos últimos cinco anos considerando a data do protocolo no posto. O segurado com processo no Judiciário tem direito aos cinco anos antes da ação. Os beneficiários que não fizeram pedido administrativo ou não entraram com processo receberão até cinco anos antes da Ação Civil Pública do TRF da 3ª Região, feita em maio.
Segurado não precisa de intermediário
Entrar com requerimento administrativo ou fazer algum outro serviço nas agências da Previdência não precisa de intermediários. O alerta é do presidente do INSS, Mauro Hauschild. Segundo ele, os segurados podem esclarecer dúvidas pela Central 135 e serem atendidos nos postos com hora marcada. O presidente ressalta que os aposentados correm risco ao recorrer a terceiros que se oferecem para facilitar o andamento de processos mediante pagamento pelos serviços.
Quadrilha provoca prejuízos de R$ 8 milhões no Paraná
Operação da Força Tarefa Previdenciária contra fraudadores cumpriu ontem sete mandados de busca e apreensão no Paraná. O grupo colheu provas sobre a atuação de quadrilha que teria fraudado 80 benefícios. Estima-se que o prejuízo seja de R$ 8 milhões. As investigações começaram em outubro de 2010, a partir de denúncias sobre concessões de pensão por morte e aposentadorias por tempo de contribuição. A quadrilha seria formada por contadores que falsificariam documentos comprovando vínculos inexistentes. Os dados seriam inseridos nos sistemas do INSS.
Fonte: Jornal O Dia