O Ministério da Saúde inicia, nesta terça-feira (14), a
veiculação em TV aberta da campanha de prevenção da aids para o Carnaval de
2012. A divulgação é uma nova etapa da campanha lançada em 2 de fevereiro, cujo
tema é “Aids não tem cura. Previna-se. No Carnaval rola de tudo, só não rola
sem camisinha”. Confira abaixo o vídeo, que será veiculado em programação
aberta de TV até o Carnaval.
Com foco informativo, o vídeo chama atenção para o avanço da
doença entre os jovens gays, público-alvo da campanha deste ano. Dados do
Boletim Epidemiológico Aids 2011 mostram que, nos últimos 12 anos, a
porcentagem de jovens de 15 a 24 anos com aids caiu 20,1%, enquanto entre os
gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais
dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em
1998, era de 12 para 10.
“É preocupante a queda do uso do preservativo pelos jovens.
Pesquisas do ministério identificam que apenas 43% dos jovens usam a camisinha
regularmente, e isso reflete que o jovem tem subestimado a aids. Por isso,
estamos alertando para a importância do uso da camisinha”, explica o ministro
da Saúde, Alexandre Padilha.
O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do
Ministério da Saúde, Dirceu Greco, destaca que o crescimento da doença entre o
público jovem é tendência mundial, conforme o Relatório do Programa Conjunto
das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). “De acordo com o relatório, em 2010
houve mais de sete mil novas infecções por dia em todo o mundo, sendo 34% em
jovens de 15 a 24 anos. Preocupado com o cenário atual, o Unaids prevê, entre
suas diretrizes estratégicas para 2015, que os países reduzam pela metade a
transmissão sexual do HIV entre jovens gays”, detalha.
Jovens e preservativos – Os jovens são os que mais recorrem
à distribuição de preservativos nos serviços de saúde, respondendo por 37,5% do
consumo. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da
População Brasileira (PCAP – 2008) realizada em todas as regiões do Brasil com
8 mil pessoas de 15 a 64 anos.
A pesquisa também identificou que, depois da primeira
relação sexual, o uso da camisinha entre os jovens cai. Apesar do conhecimento
sobre a importância do preservativo, do alto uso na última relação sexual e do
maior uso em relação às demais faixas etárias em todas as situações, o uso
regular do insumo caiu de 63% para 55% com parceiros casuais e de 53% para 43%
com qualquer parceiro.
Campanha – Desde 2011, o Ministério da Saúde tem apostado na
realização de campanhas de comunicação que abordam públicos diferentes com
estratégias distintas. Na prática, isto tem se traduzido em ações não apenas de
publicidade, mas também nas redes sociais, em eventos públicos, na imprensa e
junto aos movimentos sociais. Para cada um destes espaços, é definida uma
linguagem própria, de modo a potencializar o impacto junto ao seu público.
Antes do Carnaval, o plano de mídia prevê ações nas redes
sociais, nas rádios e exposição das peças em painéis eletrônicos e
aeroportuários, táxis, pedágios e canais fechados de TV. As peças também serão
anunciadas em publicações especiais distribuídas no carnaval. O material
específico para a população gay será veiculado em sites e revistas
especializadas para esse público.
Na web e nas redes sociais, o ministério conta com o apoio
de artistas e celebridades como Sheila Carvalho, David Brasil, Luís Salém,
Gisele Tigre, Pedro Luís e Zezeh Barbosa, que gravaram vídeos informando aos
foliões sobre a importância do uso da camisinha.
Esta campanha, que soma investimentos de R$ 15 milhões é
parte do processo de prevenção que ocorre durante todo o ano para o controle da
epidemia da aids, com ética, respeito aos direitos humanos e contra qualquer
tipo de discriminação.
Fonte: Ministério da Saúde