Por Basil Katz | Reuters
20 Jun (Reuters) - Uma moradora de Illinois iniciou um
processo no valor de 5 milhões de dólares contra o LinkedIn, dizendo que a rede
social violou promessas a consumidores ao não ter uma melhor política de
segurança quando mais de 6 milhões de senhas de clientes foram roubadas.
O processo foi registrado em um tribunal federal em San
Jose, California, em 15 de junho, menos de duas semanas após as senhas roubadas
aparecerem em sites frequentados por hackers.
O ataque ao LinkedIn, sediado em Mountain View, California,
um site de empregos e de relacionamentos profissionais com mais de 160 milhões
de membros, foi o mais recente vazamento de dados corporativos de grandes
proporções a atrair a atenção de advogados.
Um colegiado judicial federal consolidou na semana passada
nove processos que buscam estatuto de classe em um tribunal federal em Nevada
contra a vendedora online de sapatos Zappos, uma unidade da Amazon, por conta
da divulgação em janeiro de que hackers haviam roubado informações que afetam
24 milhões de usuários.
O processo contra o LinkedIn foi registrado pela usuária do
site Katie Szpyrka, de Illinois. Em documentos jurídicos, seu escritório de
advocacia sediada em Chicago, Edelson McGuire, disse que o LinkedIn havia
"enganado clientes" ao ter uma política de segurança "em clara
contradição com os padrões aceitos do mercado para segurança de banco de
dados".
A porta-voz do LinkedIn Erin O'Harra disse que o processo
não tem mérito e foi elaborado por "advogados que estão tentando tirar
vantagem da situação".