terça-feira, 22 de março de 2011

FENAJ reforça convocação para Caravana a Brasília e reunião do Conselho de Representantes

Em novo comunicado aos Sindicatos de Jornalistas e membros da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma, a FENAJ reforçou a convocação para a Caravana a Brasília que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de março, para contatos com parlamentares e entidades pela aprovação das PECs que restabelecem a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão. Com este objetivo a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma tem reunião agendada para as 14h desta quarta-feira (23). A movimentação completa-se no dia 26 com reunião do Conselho de Representantes dos sindicatos junto à Federação.
Na agenda de ações imediatas da campanha em defesa do diploma e pela aprovação das PECs estão previstos contatos com deputados e senadores. Audiência com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), está agendada para as 11h30 desta quarta-feira (23). A deputada Rebecca Garcia (PP/AM) convocou reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para o mesmo dia, às 14h. Entre os convidados estão os deputados Paulo Pimenta (PT/RS), Hugo Leal (PSC-RJ), Maurício Rands (PT/PE) e os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) e Inácio Arruda (PCdoB/CE). Há articulações, também, para uma audiência com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS).
A Federação pede que os Sindicatos confirmem a presença de seus representantes pelo e-mail fenaj@fenaj.org.br ou fone (61) 32440650. Já nos dias 24 e 25 serão priorizados contatos com entidades e personalidades em Brasília, visando ampliar e consolidar a base de apoio ao movimento.
A Executiva e o GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma também reforçam a orientação para que em todos os estados e regiões se dê continuidade à busca e confirmação do apoio e voto dos senadores e deputados, informando a Federação para atualização do placar que consta no site da entidade. E pedem que seja ampliada a movimentação para buscar apoio junto a universidades, professores, estudantes e outros segmentos, entidades e instituições, na perspectiva de uma grande movimentação nacional já marcada para 7 de abril, Dia do Jornalista.
Sindicato gaúcho retoma agenda de debates
Sob o título de 'Para que serve o teu diploma?', o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promoveu um debate sobre a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. O encontro ocorreu sexta-feira, dia 18, na PUC, em Porto Alegre. Participaram José Maria Rodrigues Nunes, presidente do Sindicato, Valci Zuculoto, diretora FENAJ, Alan Camargo, membro da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Abraço, e Guilherme de Oliveira, representante do Núcleo dos Estudantes do Sindicato. Nunes falou da importância da formação do jornalista para que a sociedade tenha bons profissionais, e afirmou que o Sindicato não quer apenas uma categoria forte, mas qualificada. "Devemos reforçar o sentimento de categoria entre os jornalistas e acrescentar mais cadeiras teóricas nos cursos para que não tenhamos somente operadores, mas verdadeiros jornalistas", apontou.
Valci Zuculoto enfatizou que a exigência da formação específica em jornalismo para o exercício da profissão é uma conquista histórica que foi tirada porque não interessa aos donos da mídia ter uma categoria forte e lutadora. “E só seremos uma categoria com identidade, com força para batalhar pela democracia da comunicação se tivermos organização, regulamentação”, defendeu. Ela destacou, também que “a gente ao mesmo tempo em que luta pelo diploma, batalha pela qualidade da formação, pela universalização do acesso à universidade e contra a mercantilização do ensino”.
Conselho de Representantes
Além de apreciar o balanço financeiro e das atividades da FENAJ no exercício de 2010, no dia 26 de março o Conselho de Representantes dos Sindicatos filiados debaterá temas como a ampliação da campanha em defesa do diploma, o relatório elaborado por uma comissão com a posição dos Sindicatos acerca do registro profissional, emissão de carteira da FENAJ e sindicalização de não diplomados, além de ampliação da campanha contra a precarização do trabalho dos jornalistas.