quarta-feira, 2 de março de 2011

Retroativo do piso garantido - Empresários do Rio já aceitam pagar as diferenças quando o reajuste entrar em vigor

Trabalhadores da iniciativa privada — aproximadamente 1,5 milhão — que aguardam definição sobre o reajuste do piso regional podem ficar mais tranquilos. Em reunião com o secretário estadual de Trabalho, Brizola Neto, na última sexta-feira, os empregadores recuaram e informaram que aceitam pagar o valor retroativo a janeiro e fevereiro, caso o novo piso entre em vigor neste mês.
Em nota divulgada ontem pela secretaria, Brizola Neto reafirmou que busca o consenso em torno do índice de aumento, antes mesmo da reunião do Conselho Estadual de Trabalho e Renda, que só ocorrerá a partir do dia 14.
Representante dos empresários no Conselho, Natan Schiper disse que as diferenças salariais dos dois primeiros meses estão garantidas, mas acrescentou que os empresários da Região Serrana terão dificuldades para honrar os compromissos.
TRABALHADORES RECUAM
“A confusão está ocorrendo porque nunca houve período tão longo de indefinição. O reajuste é anual. Então, o retroativo está garantido. Mas creio que haverá dificuldades para os empresários da Serra”, alertou Schiper.
Enquanto os empresários mantêm proposta de 5,9%, o representante da CUT, Indalécio Wanderley, admite rever a posição dos trabalhadores para índice menor do que a proposta de 18,23%. Segundo ele, já se aceita discutir a reposição da inflação (6,8%) mais uma média do PIB (Produto Interno Bruto) fluminense nos últimos dois anos (7%), ou seja, reajuste em torno de 13,5%. Mas nos próximos anos, opina Indalécio, o ideal seria seguir o mesmo percentual aprovado pelo governo federal.