terça-feira, 12 de abril de 2011

Biblioteca online tem mais de 1 milhão de títulos disponibilizados gratuitamente

Acervo é da Universidade Gama Filho e supera iniciativas similares mantidas pelo governo federal
A Universidade Gama Filho anunciou na última semana que sua biblioteca online bateu a marca de 1 milhão de títulos, passando, assim, a ter o maior acervo digital do Brasil. A iniciativa disponibiliza gratuitamente a totalidade dos acervos digitais de texto completo de bibliotecas de 1.435 universidades, artigos de 48 mil periódicos científicos, além dos bancos de dados de centros de pesquisa, bibliotecas nacionais e órgãos governamentais de 62 países, através da participação no consórcio internacional OAI - Open Archives Initiative, o maior compartilhamento de informação científica da história.
Outras iniciativas
A BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, mantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e baseada no mesmo conceito de compartilhamento de arquivos abertos, possui um acervo com cerca de 150 mil itens de textos completos produzidos pelas universidades brasileiras.
Outra referência é a biblioteca Domínio Público, mantida pelo Ministério da Educação, que disponibiliza cerca de 180 mil itens digitais integrais.