quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ensino profissionalizante

A presidente Dilma Rousseff resolveu atacar o problema do déficit de mão de obra no país, um dos maiores desafios da área educacional com a qualificação técnica e profissional. Em maio, o governo federal estará lançando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que vai unir os ministérios da Educação, da Fazenda e do Trabalho. Em Campos, o professor Etevaldo Pessanha, coordenador do Pólo Avançado da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) Norte e Noroeste Fluminense, foi designado pela presidência da instituição para acompanhar o Pronatec.  O programa atendera aos jovens que querem fazer um curso técnico e não dispõe de recursos para custear seus estudos.
O Pronatec  funcionará em articulação com o programa de Financiamento Estudantil (FIES) e  e terá como parceiros as entidades do Sistema S , Rede Federal de Ensino e os Centro Vocacionais Tecnológicos  — esse último ligado à Faetec.  A meta é capacitar 3,5 milhões de trabalhadores até 2014, começando este ano com 500 mil. O programa está sendo visto como a primeira iniciativa concreta da presidente Dilma em acabar com o “apagão” de mão de obra qualificada, agravada com o crescimento da economia e da demanda por obras e serviços. Segundo levantamento do governo, os setores mais carentes de profissionais especializados são construção civil, tecnologia da informação e serviços. Só para se ter uma idéia da dimensão do problema, no Norte Fluminense, até 2013, o Complexo portuário do Superporto do Açu, em São João da Barra, vai precisar contratar mais de 21 mil trabalhadores especializados.
— Nesse programa está previsto a ampliação da rede federal através da criação de novos institutos, construção de novos centros, reformas dos prédios e laboratórios atuais. Outro ponto muito importante é a contratação de novos profissionais que atuarão como professores. Observamos hoje que o mercado já apresenta um apagão de mão de obra qualificada, assim o Pronatec  terá o papel de formar seus próprios professores. Este programa chega em boa hora para nossa região, pois nossa demanda de mão de obra técnica qualificada para atender o Superporto  do Açu , o Complexo Logístico de Farol-Barra do Furado e o Pré-Sal atingirá  números em torno de 50 mil nos próximos 10 anos — afirma o coordenador do Pólo Avançado da Faetec, Etevaldo Pessanha. O estado do Rio terá pelo menos quatro novas unidades, dos 130 centros de formação que serão criados pelo governo federal.
O Pronatec será criado por um projeto de lei, porque altera, ainda segundo o governo federal, várias regras, como a do seguro-desemprego, por exemplo. A proposta deverá ser enviada ao Congresso com pedido de urgência.  A presidente Dilma Rousseff pretende lançar o projeto em cerimônia no Palácio do Planalto.
Os cursos de formação serão realizados por institutos federais de ensino técnico, escolas estaduais e pela rede de Sistema S — os serviços nacionais dos grandes setores econômicos, como a indústria (Senai) e do comércio (Senac). O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) será ampliado para o ensino técnico. Os empresários que tiverem interesse em oferecer capacitação, também serão incluídos no programa. Os alunos terão acesso a financiamentos com taxas de juros mais baixas. Um dos objetivos do governo Dilma é, ainda, incluir os beneficiários do Bolsa Família. Serão qualificados 200 mil beneficiários, nos próximos quatro anos, de acordo com escolaridade e faixa etária e demanda de trabalho no local onde moram.