sexta-feira, 1 de abril de 2011

Estar no LinkedIn não basta. Saiba usá-lo a seu favor

Veja como aproveitar melhor a maior rede social profissional do mundo
Por Rafael Rez Oliveira, www.administradores.com.br
Entre as redes sociais mais populares na internet, o site LinkedIn é o mais focado no ambiente corporativo. Lançado oficialmente em 2003, foi só em 2008 que o site alcançou uma taxa de crescimento exponencial, em parte devido à crise econômica iniciada no mercado imobiliário americano e que se expandiu para o mundo todo em 2009. Em 2011, a rede social já recebe mais de 1 milhão de novos cadastros a cada semana.
Em março de 2011, o LinkedIn atingiu 100 milhões de usuários no mundo, ou 1/5 do tamanho do Facebook. Só no Brasil, são 3 milhões de cadastrados. Estes números demonstram não só a dimensão do site, mas também a importância crescente que esta rede social alcançou em pouco tempo, redefinindo o panorama de contratações e a carreira de muitos profissionais.
Ao integrar cadastros de empresas, profissionais e universidades, o LinkedIn consegue aos poucos agrupar todas as informações sobre a carreira de um profissional. Mais importante ainda: consegue validar estas informações! Ao se conectar ao site e preencher seu currículo, o profissional começará a receber sugestões de pessoas com quem pode ter trabalhado, estudado ou mesmo conhecido através de conexões em comum com outros usuários, nos mesmos moldes do Facebook.
A diferença em relação ao Facebook é que, ao invés de gerenciar e divulgar aspectos da vida pessoal, o foco do LinkedIn é ajudar a gerenciar o "network" profissional. Termo que caiu no jargão corporativo nos anos 90, "network" é um termo que define a rede de contatos profissionais de uma pessoa, sejam estes contatos de onde forem. A vantagem neste caso é que o LinkedIn se torna um repositório online da rede profissional, sem que seja necessário carregar centenas de cartões de visita, mesmo aqueles escaneados com SmartPhones.
A diferença em relação ao Facebook é que, ao invés de gerenciar e
divulgar aspectos da vida pessoal, o foco do LinkedIn é ajudar a gerenciar
o "network" profissional
Ao alcançar uma massa crítica deste porte o LinkedIn começou a exercer papel de destaque nos processos de contratação de empresas inovadoras. Em carreiras concorridas, há profissionais sendo assediados pelo site com ofertas de trabalho e anúncios de vagas que aparecem para os cadastrados conforme suas qualificações. Também não faltam colegas de trabalho indicando conhecidos para vagas em suas empresas.
Ao conectar as carreiras, as empresas e os profissionais o LinkedIn está transformando o tradicional currículo, que agora permite ao profissional receber recomendações públicas de pessoas com quem trabalhou, acompanhar grupos de discussão de assuntos de seu interesse e vincular materiais de interesse profissional ao seu currículo, como palestras (via Slide Share), posts e artigos (via Wordpress) e vídeos (via Youtube), por exemplo.
Num mundo conectado em rede, é numa rede social que o profissional poderá se destacar, estabelecendo contatos profissionais com colegas de destaque em seu ramo de atuação e contribuindo com o mercado para construir a sua reputação no mundo digital.
Pensando nisso, é bom ter em mente que algumas práticas simples podem ajudar a manter um perfil no LinkedIn e torná-lo cada vez mais relevante:
1 - Ao sair de uma reunião, evento ou qualquer atividade profissional onde tenha trocado cartões e feito contatos, procure os nomes dos profissionais que acabou de conhecer e solicite a conexão com eles, é melhor momento para que eles se lembrem de você e fiquem impressionados com seu interesse e agilidade
2 - Ao concluir um curso, treinamento ou atividade de aprimoramento profissional, atualize seu currículo. O LinkedIn informará seus contatos pelo mural deles e pela newsletter de atualizações sobre mudanças, mantendo sua rede de contatos sempre atualizada sobre o que você anda fazendo
3 - Conecte suas contas em outras redes sociais ao LinkedIn, principalmente se você as utiliza profissionalmente, como o Slide Share por exemplo, uma rede social para compartilhamento de apresentações e palestras
4 - Mantenha seu cadastro sempre atualizado com um e-mail válido, de forma que qualquer contato feito no LinkedIn chegue até você rapidamente
5 - Participe de grupos de discussão do seu mercado. Ao se conectar a um grupo, o selo do grupo aparece no seu currículo e você ganha autorização para comentar, gerar links e curtir discussões, o que gera oportunidades de conhecer mais pessoas e fazer novos contatos
6 - Compartilhe o que você encontra de interessante na internet, como artigos, vídeos profissionais, entrevistas e conteúdos que sejam relevantes para o seu perfil profissional, isso constrói a reputação de uma pessoa engajada, preocupada em participar e enriquecer o mercado. As empresas querem profissionais que se destaquem, se interessem, participem.
Também é preciso tomar aqueles cuidados básicos ao usar redes sociais. Cuidado ao conectar o Twitter, por exemplo. Se você usa o Twitter para fazer comentários, brincadeiras ou falar sobre assuntos pessoais, seus Tweets automaticamente aparecerão no LinkedIn, e eventualmente podem conter informações que você não gostaria de vincular ao seu perfil profissional. É bom ter em mente que na internet você é aquilo que compartilha, e não faltam casos de declarações preconceituosas, fora de contexto e mal pensadas que tiveram conseqüências profissionais, geralmente demissões.
Se você ainda não fez seu cadastro no LinkedIn, corra. Se já fez, atualize seu perfil e seus contatos. O próximo passo da sua carreira pode começar no LinkedIn!
Rafael Rez Oliveira - é Diretor de Comunicação Digital da Lógica Digital e consultor de SEO. Siga-o no Twitter: @RafaelROliveira Site pessoal: http://www.rafaelrezoliveira.com