sexta-feira, 29 de abril de 2011

Frente Parlamentar incentivará capacitação de trabalhadores

Foi lançada nesta quarta-feira, na Câmara, a Frente Parlamentar da Educação Profissional e Ensino a Distância. O objetivo do grupo, que conta com 240 participantes, é incentivar políticas públicas de capacitação de trabalhadores e de acesso à educação.
De acordo com o idealizador da frente, deputado Agnolin (PDT-TO), a ideia não é criar, mas aperfeiçoar as iniciativas hoje existentes no campo da educação profissional e a distância.
"O mais importante é universalizar as oportunidades para a graduação no ensino a distância, e abrir espaço para mais pessoas se qualificarem para um mercado exigente, que cada vez cobra mais qualidade. Até porque hoje o Brasil cresce e se coloca na disputa do mercado mundial, e precisa efetivamente de qualificação para poder ser competitivo", ressaltou Agnolin.
Solução
O secretário de Ciência e Tecnologia do Tocantins, Borges da Silveira, disse que o ensino a distância é uma importante solução de acesso à educação para as populações que moram em lugares afastados dos grandes centros.
Segundo ele, essa modalidade também pode ser a solução para a carência de mão de obra especializada em todo o País. "Na grande maioria dos municípios, não há condições de o ensino de qualidade chegar presencialmente. Com o ensino a distância, você pode, democraticamente, ter a mesma aula de alguém que está na capital de São Paulo. Todos os estados precisam que a população tenha condições de se capacitar profissionalmente”, argumentou Silveira.
Representação
O deputado Agnolin anunciou que os diretores da frente parlamentar serão escolhidos na próxima semana. Ele afirmou que, por meio das diretorias, será possível representar todos os estados do País.
Fonte: Câmara dos Deputados