sexta-feira, 29 de abril de 2011

Menos pressão sobre aluguel

Indicador que reajusta os contratos de locação cai em abril. Nos 12 meses, fecha em 10,6%
O indicador de inflação que reajusta os aluguéis de imóveis registrou queda em abril, em comparação com o mês anterior. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) diminuiu a aceleração pelo segundo mês consecutivo e atingiu 0,45% neste mês. Em março, ficou em 0,62% e, em fevereiro, bateu em 1%. No acumulado de 12 meses, o índice fechou em 10,6%.
Caso o inquilino tenha contrato de um ano que faça aniversário neste mês, o dono do imóvel pode propor reajuste de 10,6%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
O resultado menor de abril é consequência da desacelaração dos preços do grupo alimentos in natura — de 7,37%, em março, para 4,68%, neste mês. Já custos com construção civil subiram em abril. Só os gastos com mão de obra avançaram 1,16%.
Além dos transportes, em abril, o consumidor também gastou mais com alimentação, vestuário, saúde e cuidados pessoais e educação, leitura e recreação. Os itens desses grupos que ficaram mais caros foram passagens aéreas, medicamentos, calçados e carnes bovinas.
Por outro lado, o brasileiro teve despesas menores com habitação e despesas diversas em abril. Vale destacar que o aluguel residencial e a mensalidade para TV por assinatura tiveram pequenos recuos de preços.
Na medição deste mês, houve destaque para matérias-primas brutas, que ficaram 0,57% mais baratas. Tiveram quedas de preços o algodão em caroço e a laranja.
GASTO MENOR - As despesas com habitação foram menores no mês. Mensalidade de TV por assinatura tiveram pequenos recuos de preços.
GASTO MAIOR - O custo dos transportes foi impulsionado pelos preços do álcool e da gasolina, que ficaram 13,45% e 4,32% mais altos.
Fonte: Jornal O Dia