terça-feira, 24 de maio de 2011

Comissão debate Programa de Desenvolvimento do Turismo

A Comissão de Turismo e Desporto promove nesta terça-feira (24) audiência pública para discutir o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
A audiência foi sugerida pelo deputado Valadares Filho (PSB-SE). Ele explica que, entre as atividades previstas no âmbito do Prodetur, estão os preparataivos para a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016).
Foram convidados para a audiência:
- ministro do Turismo, Pedro Novais;
- a presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Nilde Brun;
- o presidente do BID, Luiz Alberto Moreno; e
- o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith.
Prodetur
O Prodetur tem o objetivo de assegurar o desenvolvimento turístico sustentável e integrado, proporcionar melhorias às condições de vida da população local, aumentar as receitas do setor e melhorar a capacidade de gestão da atividade em áreas de expansão e de potencial turístico.
Integrante dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é aplicado por meio de ações como a elaboração de planos diretores e o fortalecimento da gestão municipal, capacitação profissional e empresarial, estudos de mercado turístico nacional e internacional e planos de gestão ambiental e de marketing, além de intervenções em infraestrutura de transporte, de saneamento ambiental e de conservação de patrimônio histórico, entre outras realizadas com recursos de financiamento internacional.
A audiência será realizada às 14 horas. O local ainda não foi definido.
Fonte: Câmara dos Deputados