quinta-feira, 23 de junho de 2011

Católicos festejam Corpus Christi


Como acontece todos os anos, os católicos do mundo inteiro, celebram hoje o feriado de Corpus Christi, cujo significado é Corpo de Cristo. A festa tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia que é o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A festa acontece sempre às quintas-feiras em alusão a Quinta-feira santa, quando ocorreu a instituição desse sacramento. Já que na Última Ceia, Cristo havia solicitado aos apóstolos que comessem do pão e bebessem do vinho para celebrar a sua lembrança.
Em Campos, o dia amanheceu chovendo e muitos fiéis carregando sacos de sal grosso e tubos e aerossóis de tinta arregaçaram as mangas, curvaram-se no asfalto e iniciaram a ornamentação dos tapetes coloridos de acordo com o desenho que tinham em mãos.
Os grupos jovens das diversas igrejas católicas amontoavam-se próximo a Catedral do Santíssimo Salvador, enquanto os professores de ensino religioso ocupavam o início da Avenida Alberto Torres até a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
- Os desenhos que usamos são baseados na Campanha da Fraternidade. Nós estamos utilizando a frase “Sinergia Global” e pedimos que todos estejam juntos de mãos dadas em prol da qualidade de vida – informou Maria Terezinha Correa do Nascimento.
O grupo pertencente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, informou que foram utilizados 8 sacos (de 25 kg, cada) de sal grosso e 4 tubos de tinta xadrez.
História – A celebração teve origem em 1243, na cidade belga de Liège, no Século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal ‘Transiturus de hoc mundo’, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomas de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.