quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Funcionário denuncia trabalho escravo na prefeitura de Campos

A máxima de quem trabalha não possui valor, parece existir sim, principalmente na Prefeitura de Campos, onde as pessoas que dão seu suor e sangue pela instituição e pelo trabalho da prefeita Rosinha Garotinho, não são vistas com bons olhos pela administração da mesma. O fato é que um funcionário da prefeitura (cujo nome preferimos manter em sigilo) denunciou que a Prefeitura de Campos tem se utilizado de trabalho escravo.
A prática é antiga, e ele, M.A. declarou que diversas pessoas estão sendo enganadas pelo Secretário Municipal de Administração, Fábio Ribeiro.
- Ele vem me prometendo há muito tempo, que irá conseguir um contrato de trabalho para mim, mas passados dois meses, até agora não recebi nenhum contato da empresa que presta serviço à Prefeitura, declarou M.A.
Para uma cidade que tem um passado histórico e cultural de trabalho escravo em seu currículo não é de se admirar que em pleno século XXI, ainda existam tais fatos. Mesmo sabendo que a prática e o hábito persistem até hoje, na lavoura canavieira, não havia até hoje uma denúncia sequer sobre esse fato, em outros tipos de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.
Indagado sobre o porquê dele não ter levado a reclamação trabalhista junto à Delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego, M.A. explicou que procurou contato com o Ministério, mas que não obteve êxito por que o telefone do Disque-Denúncia, 158 chama e ninguém atende, além disso, o site do ministério não possui nenhuma opção para que um trabalhador que se sente lesionado em seus direitos possa fazer sua reclamação.
- Acredito que a Prefeita Rosinha Garotinho, nem saiba o que este secretário está fazendo, porque ele ludibria as pessoas, com promessas que não cumpre. Ele exige que a gente trabalhe com afinco, mas quando vai chegando o final do mês vem o desespero, porque não sabemos se iremos receber nossos salários, e estou sabendo que há muito mais pessoas na mesma situação. Já ouvi dizer que os secretários têm o maior medo de um cara do Ministério Público, acho até que vou fazer minha reclamação por lá, porque o Ministério do Trabalho também deixa muito a desejar, desabafou M.A.
Fonte: Matéria exclusiva