segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MTE disponibiliza texto da NR sobre Abate e Processamento de Carnes e Derivados (Frigoríficos) para consulta pública


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Portaria SIT nº 273, de 18 de agosto de 2011, disponibilizou para consulta pública em seu site o texto técnico básico para criação da Norma Regulamentadora sobre Abate e Processamento de Carnes e Derivados (Frigoríficos). O prazo para recebimento de sugestões vai até o dia 15 de outubro e podem ser encaminhadas para o e-mail normatizacao.sit@mte.gov.br.
A regulamentação em segurança e saúde no trabalho é prerrogativa da União, prevista na Constituição Federal e no Capítulo V, artigos 155 e 200, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), relativo à Segurança e Saúde no Trabalho. Ela estabelece expressamente a competência regulamentar do MTE quanto à elaboração de normas de Segurança e Saúde no Trabalho.
Tais normas são importantes em todos os locais de trabalho e têm por objetivo estabelecer obrigações quanto à adoção de medidas que garantam trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
A construção dos regulamentos de segurança e saúde no trabalho é realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em adoção a procedimentos estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A elaboração de normas é feita de forma tripartite (governo, trabalhadores e empregadores). Além de atender melhor às expectativas dos dois pólos da relação de emprego, acompanha de forma mais dinâmica a evolução das relações e processos de trabalho.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego