terça-feira, 9 de agosto de 2011

Opinião - Brogodó é aqui!



Estava para escrever esse artigo há algumas semanas atrás, mas devido a alguns fatores pessoais, resolvi esperar. Mesmo assim, como as tramas permaneceram a mesma em Brogodó, aproveito para fazer uma comparação da trama que se segue, com a cidade de Campos dos Goytacazes.
Como todos sabem a nossa prefeita resolveu tirar umas férias e foi passear em Bonito (MS). Aliás diga-se de passagem um lugar de belíssimas paisagens. Bom mesmo para refrescar a cabeça do estresse diário e das constantes intrigas envolvendo secretários, como ela mesma afirmou em sua página no Twitter.
As intrigas, como ela mesma disse (não sei se ela sabe ou realmente desconhece), é por causa dos acordos feitos entre os secretários, que resolveram há muito tempo, burlar a legislação e tapar o sol com a peneira, pelo crime de nepotismo. Lembram?
Pois bem, tendo em vista que havia alguns secretários que poderiam sofrer com esse tipo de problema, eles resolveram então fazer acordos e empurraram seus parentes para aqui e ali, bem distantes de suas secretarias, para enganar os adversários e o Ministério Público.
Só que nesse jogo de empura-aqui-joga-para-ali houve secretário que passou a mão grande em cargos de confiança de outras secretarias e até hoje, um secretário-vítima não consegue trabalhar direito porque não possui pessoas capacitadas e qualificadas para atendê-lo.
Nesse jogo ainda, o secretário-vítima teve de engolir até mesmo um pessoal terceirizado que vive o dia inteiro sem fazer nada, enganando seus superiores e descansando à sombra das redes sociais, como o Facebook. E um outro secretário, demagogo que promete e não cumpre, resolve brincar com a paciência das pessoas, demorando a atender o desejo do secretário-vítima que continua tendo problemas de pessoal para resolver seus problemas de secretaria.
Essa trama complicada que está acontecendo na Prefeitura, me faz lembrar a novela global Cordel Encantado, escrito por Duca Rachid, Thelma Guedes e Thereza Falcão, e exibida às 18 horas, na Rede Globo.
Tudo porque há algumas semanas atrás, a Duquesa Úrsula (Débora Bloch), o General Baldini (Emílio de Melo) e o fiel mordomo da Duquesa, Nicolau (Luis Fernando Guimarães), resolveram dar um golpe de estado, e destronar o Rei Augusto, interpretado por Carmo Dalla Vechia, com o objetivo de tomar o poder.
O golpe dado pelos três personagens é típico desses acordos feitos atrás das cortinas ou por debaixo da mesa e quiçá desconhecidos pela própria prefeita.
Pena que a novela global já deve estar passando da metade e terá um final feliz e breve, mas não podemos dizer o mesmo da outra novela que acontece na vida real, e só terminará no ano que vem, assim mesmo se não houver um acréscimo de novos capítulos.
E tenho dito!
Paulo de A. Ourives